Case Unimed Porto Alegre | SMS substitui cartas na comunicação com médicos

Uma cooperativa feita por médicos utiliza o SMS para melhor se relacionar e, ainda, sustentar a sua maior diretriz, a responsabilidade social. A Unimed mostra que grandes mudanças vêm de pequenas atitudes.

Sobre a Unimed

A Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de trabalho médico líder no mercado de assistência à saúde em sua área de atuação que abrange 46 municípios do Estado.

Possui mais de 630 mil clientes e 400 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios.

A Unimed Porto Alegre acredita em um conceito amplo e abrangente de Responsabilidade Social. A prática tem como pilares o correto relacionamento com os diversos setores da sociedade, entre eles o seu maior público, os médicos.

Cenário

Apenas a transferência de recursos não é suficiente para transformar realidades, pois a Responsabilidade Social transcende o campo corporativo. Ela diz respeito a cada um dos médicos e colaboradores que fazem parte da Unimed Porto Alegre.

Para uma melhor responsabilidade social, era preciso reduzir a utilização de papel, apontada como uma das principais soluções para a redução do impacto causado pelo homem no meio ambiente. Porém, a redução de papel não deveria impactar na comunicação interna existente com os cooperados.

Solução Encontrada

Uma oportunidade gerada pela Diretoria de Relacionamento com o Cooperado foi em relação ao repasse de informações aos médicos. A Unimed optou por substituir os convites e cartas impressas pelo uso do SMS, evitando assim o desperdício de papel e adotando uma comunicação mais rápida, direta e econômica.

Para Mariele Chrischon, Gerente da Diretoria de Relacionamento com o Cooperado, “Várias áreas da Unimed utilizam o SMS, para diferentes finalidades. Na área de Relacionamento, usamos o SMS há mais de três anos para convites de eventos. Todos os meses, temos algum tipo de evento interno, seja uma palestra, seja um curso, evento do Dia do Médico, dos Pais, das Mães, da Mulher, aniversários do semestre – o chamado Happy Hour Unimed. E precisávamos fazer com que essa informação, que antes era repassada por papel, chegasse à mão dos cooperados de maneira efetiva, simples e econômica”.

Para isso, a Zenvia, líder em mensagens móveis no Brasil e que atende outras Unimed pelo país, foi a empresa escolhida para a realização desta ação: o sistema de envio de SMS utilizado pela cooperativa é o Zenvia Conversion, ideal para a comunicação corporativa. De acordo com Karina Paiva de Oliveira, do núcleo de relacionamento com o cooperado, que realiza os envios por meio do sistema da Zenvia, “É bem tranquilo e fácil de utilizar. A opção de enviar SMS em lote usamos quando é para uma comunicação mais generalizada; agora, quando quero mandar um comunicado mais individual, também consigo, é só escrever o texto e enviar”.

Resultados

Para Mariele, gerente da área, “O grande benefício do SMS é o custo, muito inferior ao de uma carta, e também a agilidade na comunicação que ele proporciona. O médico pode receber os comunicados onde estiver. Além disso, o comunicado, que também é enviado por e-mail, vem com a informação “Unimed informa”, “Unimed convida”, o que auxilia para uma presença de marca e melhor relacionamento. Chegamos ao ponto em que eles esperam essa comunicação”; explica.

Em eventos realizados pela Diretoria de Relacionamento com o médico cooperado, como Ciclo de Palestras e Happy Hour, o setor disponibiliza uma pesquisa para saber como o médico ficou sabendo do evento. Nas pesquisas realizadas neste ano de 2012, o SMS é apontado como a forma de repasse de informação que tem de 8% a 18% de retorno.

A Unimed também dispõe de outros programas de responsabilidade social, como o Via Fácil: Programa de Adesão à Correspondência Eletrônica. Desde então, mais de 5.048 médicos cooperados aderiram ao projeto, no qual a Unimed deixou de imprimir mais de 84 mil documentos.

“O SMS proporciona um melhor relacionamento com os médicos, um público muito importante para nós, e nos auxilia numa questão que para a Unimed é essencial, a responsabilidade social e comunicação.”

Mariele Chrischon, Gerente da Diretoria de Relacionamento com o Cooperado.

Escrito por

Zenvia