TTS: Como enviar SMS/TTS em NodeJS com a TotalVoice

Confira nosso tutorial para enviar mensagens TTS (SMS) utilizando nossa biblioteca de NodeJS, uma plataforma para back-ends.

Nesse breve tutorial iremos criar uma pequena aplicação para envio de SMS/TTS utilizando a biblioteca do NodeJS da TotalVoice. O NodeJS é uma plataforma back-end construída em cima do motor de interpretação de Javascript do Chrome, conhecido como V8 que, por sua vez, foi construído utilizando C++, que permite executarmos scripts Javascript no lado do servidor. Esta linguagem possui uma comunidade gigantesca e se tornou a escolha de grandes empresas como Netflix, Uber, Paypal, etc…

Podemos citar várias vantagens e desvantagens dessa linguagem, mas a sua sintaxe extremamente simples para criar códigos de processamento no servidor, faz com que vários desenvolvedores escolham esta linguagem para criarem seus projetos. E com a biblioteca da TotalVoice não é diferente, o processo de instalação é muito simples e com apenas alguns comandos, já conseguimos enviar uma mensagem de texto (SMS) ou fazer uma transcrição de texto para áudio (TTS) por exemplo.

Instalando

Acredito que você já conhece nosso processo de cadastro, mas vale lembrar que, para utilizar esta biblioteca, você precisará de um Access-Token para realizar consultas/alterações através da ZenAPI. Caso não tenha cadastro ainda, basta clicar aqui e criá-lo. Após a criação do cadastro será disponibilizado um Access-Token para que você possa realizar testes em nossa solução.

Vamos criar uma pequena aplicação para enviar uma mensagem de texto SMS. O requisito mínimo do NodeJS é a versão 6 ou superior. Vale lembrar que também será necessário um gerenciador de pacote de dependências do NodeJS (NPM ou Yarn).

Crie uma pasta no diretório desejado chamada: totalvoice. Acesse a pasta e crie um arquivo chamado index.js.

# Unix
mkdir ~/totalvoice && cd ~/totalvoice && touch index.js

Ok! Agora vamos criar um arquivo package.json, utilizando o npm:

npm init

Para fins de estudo e testes, basta teclar ENTER para todas as opções e nosso arquivo package.json será criado no diretório!

Para instalar a lib basta digitar:

npm install --save totalvoice-node

Lembrando que podemos instalar com o Yarn também! Se tudo estiver certo, estaremos com a seguintes pastas e arquivos no nosso diretório:

# Unix
ls -l

index.js
node_modules/
package.json
package-lock.json

Enviando um SMS

Para enviar uma mensagem de texto, é muito simples. Vamos alterar nosso arquivo index.js e adicionar o seguinte trecho de código:

const totalvoice = require('totalvoice-node');
const client = new totalvoice("{{access-token}}");

client.sms.enviar("seu-celular", "Mensagem SMS")
    .then(function (data) {
        console.log(data)
    })
    .catch(function (error) {
        console.error('Erro: ', error)
    });

Algumas considerações…

Podemos observar que temos a string “{{access-token}}“, substitua a mesma pelo Access-Token disponibilizado pra você ao acessar o painel da TotalVoice.

No método de envio temos o primeiro parâmetro “seu-celular”, aqui devemos informar um número móvel válido, seguindo o exemplo: 4812341234 (somente números). Adicionei com o nome seu-celular porque quando estamos testando com uma Conta Trial, você consegue enviar apenas para o número que validou a Conta no momento do cadastro. Claro, depois que você ativar a sua Conta, o SMS poderá ser enviado para qualquer número móvel válido!

Enviando um TTS

Para incrementar um pouco mais o nosso exemplo, podemos enviar um TTS (Text to Speech):

const totalvoice = require('totalvoice-node');
const client = new totalvoice("{{access-token}}");

let opcoes = {velocidade: 2, tipo_voz: "br-Vitoria"};
client.tts.enviar("seu-celular", "Mensagem TTS", opcoes)
    .then(function (data) {
        console.log(data)
    })
    .catch(function (error) {
        console.error('Erro: ', error)
    });

Bem fácil né! Em seguida você receberá uma ligação e o áudio com o texto informado. Como podemos observar também, o envio de TTS tem algumas configurações adicionais que opcionalmente podem ser enviadas.

Claro que não é só isso… com esta lib você poderá realizar várias ações dentro da nossa plataforma, como:

  • Gerenciamento das chamadas
  • Consulta e envio de SMS
  • Consulta e envio de TTS
  • Consulta e envio de Audio
  • Consulta e envio de Composto
  • Consulta e criação de Conferências
  • Gerenciamento da Conta
  • Gerenciamento da Central
  • Gerenciamento de DID
  • Gerenciamento da URA

Você pode encontrar mais detalhes do código fonte desta lib no nosso github.

Leia Também:

Zenvia API's
Categorias:
Escrito por

Zenvia