Tipos de SMS: qual a diferença entre SMS Corporativo, SMS Marketing e SMS Interativo?

Os tipos de sms mais utilizados pelas empresas são o SMS Corporativo, SMS Marketing e interativo. Conheça as diferenças e melhore resultados!

O SMS é um dos canais de comunicação mais utilizados no país. Isso porque para enviar ou receber os Short Message Service não é necessário ter um celular moderno ou estar conectado à internet. Além de chegar em 80% dos celulares brasileiros, 90% das mensagens enviadas são lidas em até 3 minutos, o que coloca os vários tipos de SMS como estratégicas para as empresas.

Os casos de uso também são amplos. O SMS na educação, por exemplo, pode ser utilizado em confirmações de inscrições em processos seletivos ou lembretes de pagamentos. Nos bancos e demais instituições financeiras, podem ser utilizados tanto para avisos de entregas de cartão ou notificações de limites disponíveis. Já na saúde, é um aliado na hora de confirmar consultas ou lembretes de exames, reduzindo assim a taxa de não comparecimento em clínicas e hospitais.

Já deu para perceber que as vantagens são expressivas, não é mesmo? Agora vamos conhecer os três principais tipos de SMS e em quais áreas costumam ser utilizadas.

Confira os tipos de SMS mais utilizados pelas empresas

SMS Corporativo

Envolve o uso do SMS para interação com clientes, colaboradores ou fornecedores. É utilizado para repassar informações relativas ao negócio das empresas, como  avisos, alertas, lembretes, indicadores de vendas, status de pedidos ou processos, autorizações, etc.  

Para Recuperadoras de Crédito, por exemplo, serve para contatar inadimplentes e obter sucesso nas negociações. Já para Cooperativas é uma forma de se relacionar diretamente com seus associados. Os bancos encontraram  no SMS um canal eficiente para informar aos clientes sobre suas contas e transações.

Os consultórios médicos por sua vez  enviam SMS para lembrar os pacientes sobre as consultas agendadas e diminuir o absenteísmo. As universidades e instituições de ensino enviam mensagens por celular para  repassar aos alunos avisos e informações úteis.  Nessa modalidade, a rapidez, efetividade e simplicidade do  SMS proporcionam às empresas redução de custos  operacionais, agilidade na comunicação, fidelização de clientes e muitos outros benefícios. 

SMS MARKETING 

É quando o SMS é utilizado como um canal de publicidade  e promoção para despertar o interesse do consumidor e gerar a venda de algum produto ou serviço. A Anatel e o  MEF exigem que algumas regras sejam respeitadas pelas  empresas que realizam o envio de SMS Marketing

É recomendado, por exemplo, que as empresas deem a opção para que a pessoa possa se descadrastar quase não queria mais receber comunicações da empresa (recurso  conhecido como Opt-Out), além de respeitar os horários de envio (das 9h às 21h em dias de semana, e das 10h às 16h aos sábados).  

Enviar SMS marketing é uma estratégia tanto para lojas que  acabaram de lançar uma nova coleção de roupas e  querem informar seus clientes, quanto para restaurantes  que desejam avisar sobre uma promoção de almoço.  

O uso do SMS como canal de marketing oferece às  marcas, além da adoção de um novo canal de  comunicação, a possibilidade de enriquecer ações  promocionais já existentes, de forma simples e econômica  em relação às demais mídias. 

SMS INTERATIVO

É utilizado por empresas que queiram disponibilizar  serviços de conteúdo pagos pelo usuário final, como  horóscopo, notícias esportivas ou ainda votações em reality  

shows. A principal característica é que o usuário é quem  paga pelo SMS enviado ou recebido, sendo a receita  dividida entre o prestador do serviço e a operadora.

Comparações entre os 3 tipos de SMS

Agora que você já conhece as diferenças entre os 3 principais tipos de SMS, leia nosso artigo: Texto para sms: 6 dicas para escrever em até 160 caracteres

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.