Principais tendências de experiência do cliente para o setor financeiro em 2025 Principais tendências de experiência do cliente para o setor financeiro em 2025

Principais tendências de experiência do cliente para o setor financeiro em 2025

Comece 2025 conhecendo as principais tendências de experiência do cliente para o setor financeiro e adapte suas estratégias para ter sucesso.

Para empresas do setor financeiro que buscam revolucionar a experiência do seu cliente em 2025, é essencial que seus profissionais estejam atentos às novidades e inovações do mercado. Afinal, um bom planejamento começa muito antes da virada do ano.

Por isso, preparamos neste conteúdo um compilado de 5 das principais tendências que sua empresa deve saber para começar o novo ano com pé direito e se adiantar a concorrência.

Atendimento digital automatizado e humanizado 

Quando falamos de otimização da experiência do cliente para o setor financeiro, o atendimento digital automatizado e humanizado vem ganhando espaço ao combinar o uso de IA com uma abordagem empática. 

Enquanto a inteligência artificial permite criar interações mais naturais, capazes de entender o contexto e adaptar as respostas para refletir o tom e a intenção do cliente, a opção de transbordo para um atendente humano também traz outra alternativa para casos mais complexos.

Essa combinação entre a automação e o toque humano não só agiliza o atendimento, mas também melhora a experiência do cliente, garantindo que o consumidor/usuário se sinta compreendido e valorizado em cada interação. É uma forma de atender demandas com eficiência, sem abdicar da empatia e da personalização.

Contato proativo com IA 

Outro avanço que deve ganhar tração em 2025 é o uso de grandes bancos de dados e IA para prever necessidades dos clientes financeiros, oferecendo produtos e orientações personalizadas antes mesmo que eles entrem em contato.

Ao analisar o comportamento do consumidor, indicando tendências e necessidades futuras, as instituições financeiras ganham uma importante ferramenta na missão de criar uma experiência do cliente mais completa e integrada. Com essas informações em mãos, equipes de marketing e vendas podem adaptar suas estratégias para atuarem de forma mais personalizada na necessidade do cliente.

Multicanalidade

Ao questionar clientes da área, experiências de atendimento em instituições financeiras nem sempre são lembradas de forma positiva, geralmente devido à falta de compreensão dos problemas dos clientes e à necessidade de repetir informações em vários pontos de contato (canais). 

Esse processo fragmentado causa frustração, pois os clientes desejam que suas solicitações sejam entendidas sem a necessidade da repetição contínua.

Para 2025, a expectativa é que o atendimento registre e entenda as jornadas dos clientes, permitindo que eles transitem entre canais (texto, chamada, redes sociais e suporte no site) sem reiniciar o processo. Instituições financeiras que implementarem um atendimento integrado e fluido terão uma vantagem importante na percepção de qualidade na experiência. 

Afinal, com gerações que querem que suas as suas solicitações sejam resolvidas o mais rápido possível, empresas que não se adaptarem ficarão para trás.

Suporte em tempo real

Nessa mesma ideia de tornar o atendimento mais ágil e fluido em todas as etapas, o uso de chatbots mais complexos e inteligentes também estão nas tendências de instituições financeiras para 2025. 

A adoção dessas tecnologias permite resolver problemas com agilidade, aprimorando a experiência dos usuários ao reduzir o tempo de espera e o número de interações necessárias para solucionar suas solicitações.

Principalmente para casos mais rápidos, os canais digitais devem estar preparados para receber esses clientes cada vez mais exigentes e impacientes com fluxos de atendimento bem estruturados.

Experiência do cliente interativa 

As instituições financeiras estão investindo cada vez mais em interfaces interativas, como os chatbots que mencionamos acima, e assistentes de voz, para tornar o atendimento mais acessível e dinâmico. 

Recursos como esses não apenas melhoram a experiência do usuário ao oferecer respostas rápidas e personalizadas, mas também reduzem a carga de trabalho dos agentes humanos, permitindo um foco maior em solicitações complexas e redução de custos.

Esses avanços contribuem para uma experiência mais fluida e satisfatória, tornando o atendimento uma vantagem competitiva importante para 2025.

Conclusão

Instituições financeiras que desejam se destacar em 2025 deve priorizar uma experiência do cliente moderna, eficiente e integrada. Tendências que visam agilizar processos e tornar a jornada do consumidor mais ágil e fluida serão cada vez mais valorizadas pelo mercado, tendo em vista os novos hábitos de consumo.

Ao adotar essas inovações, essas empresas não apenas aumentam sua eficiência, mas também constroem relacionamentos mais fortes com seus clientes, fortalecendo sua posição no mercado e promovendo uma experiência verdadeiramente centrada no usuário.

Escrito por

Luan Fazio

x Para falar com o time de vendas clique aqui.
× Olá! Informe seu e-mail corporativo abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.