3 técnicas de atendimento ao cliente que você ainda não conhece

Confira nossas dicas para melhorar as técnicas de atendimento ao cliente e ganhe vantagem competitiva, além de aumentar a satisfação dos clientes.

Usar técnicas de atendimento ao cliente permite criar um diferencial competitivo frente à concorrência. Isso porque um suporte de qualidade ajuda a construir uma aproximação com os consumidores, além de minimizar os problemas operacionais. 

Ser sincero, expor as possibilidades e aprender a escutar são apenas algumas das técnicas de atendimento ao cliente. Quando aplicadas da maneira correta, as estratégias conseguem otimizar a relação e a satisfação do público.

Se você deseja aprimorar o atendimento aos clientes da sua empresa, chegou a hora de conhecer três técnicas indispensáveis. Continue a leitura do conteúdo para entender melhor. 

1. Crie uma aproximação

A primeira técnica de atendimento é criar uma aproximação com o cliente. Ou seja, tentar entender o público previamente e aplicar uma abordagem sutil, sem ser muito evasivo.

Um dos conceitos que pode ajudar nessa tarefa é o marketing de relacionamento. Essa estratégia é voltada para as empresas que desejam construir relações fortes e duradouras com seu público, aliando autoridade no mercado com a fidelização de clientes. 

É com um marketing de relacionamento bem estruturado que uma empresa consegue tornar o cliente um “fã” da marca. Para isso, as empresas precisam fazer uma série de análises para construir estratégias mais assertivas. Um banco de dados, por exemplo, pode ajudar a identificar os clientes mais importantes, assim como seus hábitos de consumo e sinais de intenção.

Vale lembrar que construir um relacionamento agradável com o consumidor é extremamente vantajoso para a empresa. Isso porque um “cliente promotor” se envolve verdadeiramente com a marca, fazendo indicações positivas e feedbacks entusiasmados. 

Saiba o que falar

Atingir a satisfação do cliente é uma tarefa que envolve diversos variáveis, e, sem dúvidas, a abordagem é uma das principais. Afinal, ninguém gosta de ser tratado de maneira ríspida ou mal educada. 

Segundo informações da American Express, 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra e desistiram por causa do mau atendimento. O dado comprova a necessidade de saber falar com o cliente, pois isso pode ser decisivo para as relações comerciais. 

Confira algumas dicas de atendimento ao cliente que podem melhorar sua comunicação com o público: 

  • Aja naturalmente: escolha o canal de atendimento que mais combina com seu estilo de negócio e treine sua forma de falar. É claro que isso não significa decorar falas e gestos – o mais importante é conhecer bem os produtos e estar bem preparado para responder dúvidas. 
  • Esteja à disposição: é preciso dar atenção ao cliente. Mostrar-se sempre disponível, estar presente quando ele mais precisa de ajuda e respeitar o seu espaço e tempo é fundamental durante o atendimento. Mais do que isso, as empresas precisam entender a demanda para oferecer o melhor suporte possível. 
  • Pergunte: além de se apresentar, a empresa precisa fazer perguntas aos consumidores. Só assim será possível levantar feedbacks quantitativos e estabelecer um diálogo de confiança com o público. Utilize perguntas como: o que você procura? O que você acha disso? Você tem alguma sugestão? Sentiu falta de alguma coisa?
  • Tenha postura: manter uma postura adequada é fundamental do início ao fim do atendimento aos clientes. É preciso entender que o atendente é como o porta-voz de toda a empresa, e que está tomando as responsabilidades daquele problema ou solicitação. Para garantir isso, é fundamental fazer um treinamento da equipe. 

2. Seja objetivo e não enrole 

Uma dica valiosa de atendimento ao cliente é: não o deixe esperando. Na hora de construir a abordagem, pense em formatos que permitam atender o seu consumidor de maneira rápida e eficiente, fazendo com que ele sinta e reconheça a qualidade do serviço de suporte. 

Segundo Jay Baer, um famoso palestrante de marketing, 32% dos clientes esperam uma resposta dentro de 30 minutos por meio dos canais de mídia social. Ainda sobre a pesquisa, que foi divulgada no site da Forbes, 57% do público espera o mesmo tempo de resposta à noite e nos fins de semana. 

As informações permitem afirmar que o cliente não busca atendimento apenas nos cinco dias da semana e em horário comercial. As empresas precisam entender que o consumidor está conectado em diferentes canais e que ele espera resposta rápidas todos os dias da semana, 24 horas por dia. 

3. Exponha possibilidades

O atendimento ao cliente não se resume em apenas resolver problemas e responder dúvidas. Você pode aproveitar essa área para expor possibilidades e bater um papo com o cliente. É claro que isso depende do estilo do consumidor e da situação, mas é sempre válido ter cartas na manga para construir um relacionamento agradável com o público. 

Por isso, procure seguir o perfil do cliente e mostre seu conhecimento sobre o assunto que ele deseja abordar. Também é validado colocá-lo a par das opções, dando possibilidades e até caminhos alternativos para a resolução do problema. Nessa hora, a comunicação é mais importante do que nunca. 

O que não fazer durante o atendimento aos clientes 

Agora que você já sabe algumas técnicas do atendimento aos clientes, chegou a hora de conhecer os erros mais comuns praticados por essa área. Confira a lista e evite situações desagradáveis: 

  • Contar os problemas da empresa para justificar algo que não funcionou; 
  • Não dar conta da demanda; 
  • Achar que o cliente vai cometer algum tipo de fraude; 
  • Passar o cliente por inúmeras etapas ou departamentos antes de resolver o problema; 
  • Não elaborar feedbacks qualitativos sobre a opinião do público;
  • Deixar de lado treinamentos de equipe e alinhamentos internos; 
  • Não se mostrar entusiasmado ou empático com o consumidor;
  • Não personalizar o atendimento de acordo com o perfil do usuário. 

Técnicas de atendimento ao cliente e muitas outras dicas no blog da Zenvia 

Para ficar ligado nas informações do mercado, não deixe de assinar a newsletter da Zenvia. Você vai encontrar diversas informações a respeito do mercado digital, comunicação com os consumidores, marketing e vendas. Navegue pelo blog e encontre outras dicas e técnicas de atendimento ao cliente. Aproveite!

Escrito por

Zenvia