Status de análise de crédito por SMS: mais agilidade e atualização em tempo real

Um dos fatores mais importantes a serem considerados na relação entre empresa e consumidor é a boa comunicação. Isso deve acontecer principalmente quando se trata de serviços indispensáveis, que precisam ser agilizados e que exigem uma resposta rápida, como a análise de crédito.

 O processo exige muitas etapas e pode ser longo, dependendo do caso, e muitas companhias ainda não conseguem deixar o consumidor ciente sobre como está o status do seu pedido, o que acaba gerando uma frustração ainda maior caso a decisão final seja negativa.

Uma solução eficiente e já muito utilizado no mercado é o SMS. Além de trazer vários benefícios para a empresa, a utilização das mensagens de texto não são consideradas inconvenientes como as ligações, por exemplo, que muitas vezes o usuário nem consegue atender.

 Por que optar pelo SMS?

uso do SMS  é garantia de eficácia e agilidade, e se for feito da maneira certa, o retorno satisfatório dos consumidores se torna uma certeza. Pense em uma central de telemarketing ligando constantemente para os clientes de uma instituição financeira

 Muitas vezes, por não ter tempo ou por ver um número desconhecido, as pessoas acabam não atendendo e a empresa fica sem conseguir o contato. Já com o envio de mensagens, por o cliente não ter costume de apagar antes de ler, o objetivo vai ser atingido e o retorno para a companhia vai ser dado por outros canais.

Com o uso do SMS, a empresa pode contatar o cliente em tempo real a cada vez que o seu processo de análise de crédito mudar de status, fazendo com que ele saiba que o pedido está sendo analisado e trabalhado para que seja concluído o mais rápido possível.

Com o envio da informação, a empresa ganha confiança e valorização do seu solicitante. Então, a instituição financeira pode aproveitar também para oferecer outros produtos e serviços relacionados ao seu pedido, além de diferentes linhas de crédito que se encaixem no perfil de cada cliente, caso a solicitação inicial não tenha resultado em sucesso.


Perfil do consumidor

 Vivemos em uma era de transformação digital em que as pessoas estão a cada vez mais conectadas, priorizando a agilidade que a tecnologia nos oferece e, claro, sempre com os celulares na mão.

Portanto, precisamos nos adaptar a estas mudanças, procurando sempre crescer com a demanda e evoluir com os meios de comunicação, descobrindo quais são as necessidades de nossos clientes. Ao escolher o uso do SMS na comunicação com o cliente, as instituições financeiras evoluem como empresa quando se trata da melhora da eficiência operacional de seu negócio.

 A plataforma permite que seja criada uma estrutura otimizada e personalizada para cada perfil de consumidor, melhorando cada etapa do processo, seja de análise de crédito ou venda de diversos outros produtos, como parcelamento de fatura, oferta de aumento de limite, empréstimo, entre outros.

Além da atualização de status da análise de crédito, o envio de mensagens de texto oferece a vantagem de evitar o acúmulo de papel e espera por correspondência, facilitando no processo de cobrança, envio de código de primeira ou segunda via de boleto, saldo e registro de movimentações.

 Cuidados

Toda forma de contato do cliente com a instituição financeira precisa ser feita com cautela. Para atingir os resultados desejados, é de extrema importância que o planejamento de comunicação via SMS seja estudado e personalizado. Envios incorretos, como mensagem errada, repetida ou em grande demanda, causam o efeito contrário e o desapontamento do consumidor.

É preciso bastante cuidado para não prejudicar a imagem da empresa e transformar a ferramenta na causa do prejuízo. Pensando nisso, a Zenvia desenvolveu um eBook completo para auxiliar na implementação do uso de SMS nas sua empresa. Baixe agora o SMS Corporativo para Bancos e tire todas as suas dúvidas!

Escrito por

Zenvia