Spam SMS: como evitá-lo em sua estratégia de marketing?

O Spam SMS é classificado como qualquer mensagem enviada sem a autorização do destinatário. Mesmo se sua empresa enviar um torpedo informando sobre o horário de funcionamento durante um feriado, em muitos casos, estaria praticando o Spam SMS. Por mais útil que seja a mensagem, se ela é disparada para uma pessoa que não a autorizou, será considerada um Spam.

No Brasil, enviar Spam não é crime. Contudo, se o consumidor se sentir lesado pelo recebimento da mensagem, poderá pedir indenizações baseando-se nos artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ao mesmo tempo, a prática é tão ruim para as marcas e o relacionamento com as pessoas que as empresas deveriam bani-la!

Quer saber como usar estrategicamente a comunicação via SMS, sem praticar o Spam e manchar a marca da sua empresa? Continue lendo e confira!

Saiba se você já praticou o Spam SMS

Você já deve ter recebido um SMS às 3h da madrugada e se perguntou a razão da empresa adotar aquela prática. Já recebeu uma mensagem com um link ou número de telefone indicando que aquele era seu dia de sorte e que havia recebido um bom prêmio, como carro, casa ou dinheiro. Ou foi “vítima” de empresas que nunca venderam nada para você, mas insistem em oferecer seguro, ampliação de um plano ou aquela oferta nunca desejada.

Todos os casos acima podem ser considerados Spam. Muitos deles devem ser fruto de disparo de mensagens via chipeiras, ou seja, empresas irregulares especializadas em enviar anúncios via SMS para pessoas ou empresas que compram os disparos e os dados dos destinatários.

Logo, a utilização de torpedos nasce para não dar bons frutos. Afinal, uma empresa irregular vende dados de pessoas e serviços a anunciantes desavisados ou mal intencionados. Não há relacionamento entre marca e destinatário, apenas o desejo de uma parte em receber alguma vantagem dessa estratégia.

Para utilizar o serviço SMS de forma correta é essencial adotar algumas práticas que destacaremos a seguir. Confira!

5 práticas para livrá-lo do Spam SMS

1. Contrate uma empresa autorizada

No Brasil, apenas seis empresas estão autorizadas a enviar SMS marketing ou SMS corporativo. Para obter essa permissão, precisaram se comprometer com os regulamentos e normas publicados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Apesar disso, 5 bilhões de torpedos são enviados anualmente pelas chipeiras. Por isso, a primeira prática a ser adotada é a contratação de empresas regularizadas.

2. Crie uma lista de contatos

A lista de pessoas que receberão suas mensagens deve ser obtida de forma lícita e orgânica. Por exemplo, ao realizar uma promoção ou sorteio, peça para as pessoas assinalarem se desejam receber mensagens. Outra forma de obter essa autorização seria realizando uma ação de atualização cadastral da sua base de clientes.

3. Envie uma mensagem de boas-vindas

Para as pessoas que autorizarem o recebimento de mensagens, envie um SMS de boas-vindas. Esse texto de verificação é conhecido como opt-in e deve indicar quais serão os conteúdos transmitidos por aquele canal.

4. Permita o descadastramento

Em todas as mensagens enviadas, alerte o usuário para a possibilidade de enviar a palavra “PARE” para o remetente e, com isso, interromper o recebimento de novas comunicações.

5. Evite ser denunciado

Apesar de pouco difundido, se a pessoa enviar uma mensagem da sua empresa para o número 7726 (os números formam a palavra SPAM, no teclado dos telefones), seus torpedos serão bloqueadas por serem considerados Spam SMS pelas operadoras de telefonia.

O envio de Spam SMS pode ser considerado uma prática pirata aos olhos dos seus clientes. Além de causar desconforto, insegurança e comprometer o relacionamento entre marca e pessoas, a adoção dessa estratégia pode gerar multas e penalidades para sua empresa. Por isso, procure seguir as dicas listadas neste post e utilize o SMS de forma estratégica.

Agora que você já sabe o que é o Spam SMS e quais são os meios para evitá-lo, continue sua visita ao nosso blog e confira nosso post: disparo de SMS: saiba o que NÃO fazer para ter sucesso!

Escrito por

Zenvia