De quais softwares de vendas você precisa?

A tecnologia avança e os negócios devem escolher os melhores softwares de vendas. Veja quais são eles, neste post.

Preparamos um relatório com tudo o que você precisa saber sobre os principais softwares que as empresas usam para estar em contato com os clientes. Leia este artigo e descubra os sistemas que melhor se adaptam à sua empresa.

Muitas empresas resumem o sucesso da relação com os clientes devido a escolha dos softwares corretos que atendem as necessidades, mas muitas vezes elas não estão cientes de todas as alternativas que são oferecidas no mercado tecnológico.

Abaixo, alguns dos softwares de vendas mais importantes e prepararei um relatório que não encontrei até o momento disponível na internet para que o resultado final seja que você possa conhecer e escolher o que mais se ajusta às suas necessidades.

Mas, para começar quero que você tenha uma ideia mais ampla de para que serve cada software que vou apresentar neste artigo.

software_crm

Como podemos observar na imagem, cada software tem seus pontos fortes e fracos. Não há sistema ou CRM que faça tudo perfeitamente.

Assim, como o Hootsuite é ideal para conversas individuais através de redes sociais, ele certamente tem um baixo desempenho para comunicações massivas e vendas, funções nas quais o Hubspot (sistema que usamos na Sirena para ações de marketing) se destaca.

Apresento aqui as melhores alternativas e as principais características. E você, qual vai escolher?

Salesforce: uma mega maquinaria de relacionamento em massa

SALESFORCE-1

O Salesforce é um software de CRM baseado em nuvem, desenvolvido para trabalhar de forma lucrativa, reduzindo o custo de gerenciamento da infraestrutura de hardware.

Ele está projetado para fazer crescer as contas, encontrar novos clientes e fechar acordos de uma maneira mais rápida e eficaz.

Estes são alguns dos benefícios mais comuns que as empresas experimentam ao usar esse software para gerenciar os relacionamentos comerciais:

Informações sobre clientes através de múltiplos canais

Oferece uma visão completa do cliente, como o histórico de atividades, comunicações, discussões e menções sociais.

Salesforce na área de vendas

Registra as interações com os clientes em um só lugar, automatiza processos de negócios complexos, cultiva clientes em potencial e rastreia a efetividade das campanhas de marketing.

Salesforce para sua equipe de suporte ao cliente

Ele monitora os problemas dos clientes e os rastreia para a resolução em base a várias regras de escalação no sistema, a importância do cliente e o tempo decorrido. Isso ajuda a melhorar os níveis de satisfação do cliente, devido a que os problemas que não são resolvidos escalam a um próximo nível de urgência.

Atendimento ao cliente também em redes

O Salesforce permite que você escute e responda os clientes em diversas plataformas sociais como, por exemplo:Twitter, Facebook, entre outras.

Distribuição de atenção ao cliente de maneira inteligente

Direciona os casos para o agente certo no momento exato. O uso de palavras-chave, classificadores e detecção de idioma garante que os agentes recebam informações acionáveis para resolver os problemas certos da maneira correta.

Neste contexto omnicanalidade, os agentes podem mudar a conversa para o canal que é mais cômodo para o cliente, seja ele por e-mail, telefone, chat, redes sociais ou uma comunidade.

Hubspot: chave para seus esforços de marketing
HUBSPOT_1

O HubSpot fornece ferramentas para o marketing em redes sociais , gerenciamento de conteúdo, análise web, páginas de destino e otimização de mecanismos de pesquisa.

O HubSpot CRM, por sua vez, é um aplicativo que fornece à equipe de vendas as informações e ferramentas necessárias para se adaptar ao processo comercial.

Complementando o CRM com as funções sociais da plataforma Hubspot, se ampliam as possibilidades do seu negócio.

É uma solução flexível

É flexível o suficiente para atender às necessidades de indivíduos, empresas B2B e B2C, aquelas que operam no varejo, contabilidade, imóveis, construção ou qualquer outra indústria.

Permite que você compartilhe o conteúdo de suas redes sociais diretamente da ferramenta

Você pode postar conteúdo manualmente no LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e Google+, ou conectar suas contas sociais ao seu blog e compartilhar automaticamente o conteúdo novo à medida que forem publicados.

Também facilita a programação de conteúdo e dá sugestões sobre os melhores momentos para publicar.

Monitora menções

O HubSpot vincula as interações das redes sociais com pessoas reais em seu banco de dados, permitindo, assim, ver o contexto e priorizar as conversas com as pessoas que importam.

Conecte as redes sociais aos resultados de sua empresa

Os relatórios sociais desta ferramenta permitem comparar o desempenho de diferentes plataformas, campanhas e tempos de publicação.

E, como o HubSpot integra todo o trabalho de marketing com o seu CRM, você pode ver a quantidade de visitas, clientes em potencial e os clientes que gerados através das redes sociais para a sua empresa.

Interface intuitiva e importação de leads

Ele tem um registro automático de clientes em potencial e uma interface intuitiva que não requer capacitação ou instalações complexas.

Zendesk: seu forte, os tickets omnichannel

ZENDESK

O Zendesk é principalmente um software de atendimento ao cliente por meio de “tickets”.

As consultas dos clientes são enviadas através de uma variedade de canais (e-mail, formulários web, chat, chamadas de voz, Twitter, Facebook, outras aplicações via API) e se distribuem aos representantes de atendimento ao cliente através dos tickets.

Machine learning aplicado ao atendimento ao cliente

O Zendesk também tem funções avançadas que permitem respostas e controle de tickets automáticos, através de um sistema de machine learning que interpreta o que o cliente precisa com base nas respostas dadas anteriormente.

Se você tiver conteúdo informativo, o Zendesk sugere artigos para seus clientes para resolver seus problemas. Este bot é multilíngue e funciona em uma ampla variedade de canais.

Além disso, oferece a opção de configurar um call center com canais da web, mobile e de mensagens. Isto é ideal para clientes altamente engajados ou prospectos; os agentes podem se conectar rapidamente com eles por meio de um processo automático.

Zendesk e vendas

Conta com um chat proativo com ativação automática que permite capturar clientes em potencial que acessam seu site.

O Zendesk Message, seu aplicativo mais recente, aumenta o nível de compatibilidade com seu chat ao se conectar com os clientes em seus aplicativos de mensagens favoritos

Em vez de esperar no seu site para que os clientes em potencial façam perguntas, esta ferramenta trabalha nas redes sociais que mencionem sua empresa.

Resumindo: este sistema facilita o acesso ao cliente de forma massiva.

Intercom: a ferramenta de conversação para ter um relacionamento próximo com seus clientes
INTERCOM

O Intercom é uma plataforma de atendimento ao cliente que utiliza a inteligência do usuário e a orientação comportamental para ajudar as empresas a compreender, melhorar e se beneficiar da comunicação com os consumidores.

Ele se diferencia do Zendesk e de outras plataformas, pois, seus recursos o tornam mais útil no relacionamento um para um.

O software lhe oferece informações sobre quem está usando seu produto e fornece ferramentas para enviar comunicações pessoais.

Em particular o Intercom é uma ferramenta que funcionou com muito sucesso na Sirena  para enviar mensagens e e-mails com base no comportamento dos usuários.

A ferramenta oferece uma nova e melhor maneira  de conseguir e reter clientes e é ideal para que suas equipes de vendas, marketing e suporte se conectem e se comuniquem melhor com os clientes.

Dados e inteligência para ter um “relacionamento pessoal” com os clientes

A base de dados de clientes da Intercom é constantemente atualizada. Além disso, o software oferece funções para obter comentários dos usuários e enviar convites para eventos e outras comunicações.

O aplicativo também permite enviar e-mails e mensagens através de dispositivos móveis e web. Você pode acompanhar os dados e eventos dos clientes, além de ver as ações realizadas ou não pelos clientes.

Em conclusão, ele fornece a inteligência e os dados que você precisa para adquirir e fidelizar novos clientes de maneira mais eficiente e eficaz.

Hootsuite: o mais completo gerenciador de redes sociais
HOOTSUITE

O Hootsuite é um software que permite às empresas executar estratégias e atividades nas redes sociais.

Ele pode ajudar você a usar as redes sociais para executar campanhas de marketing, detectar e aumentar o público-alvo, além de enviar mensagens direcionadas por vários canais.

Sua equipe pode usar o painel de controle de mídia social para programar colaborativamente postagens no LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e outros sites sociais populares, por meio de plataformas de desktop, web e móveis.

Além disso, você pode acompanhar facilmente as tendências da indústria e os resultados das campanhas para modificar continuamente as estratégias.

Seus perfis sociais em um só lugar

O principal motivo para usar o Hootsuite em sua empresa é que ele permite gerenciar várias contas de redes sociais em um só lugar.

Hoje em dia, muitas empresas usam seus perfis sociais para fornecer atendimento ao cliente, oferecer ofertas personalizadas aos seguidores e motivá-los a que se tornem compradores habituais de seus produtos ou serviços.

Por isso, eles precisam de uma ferramenta como o Hootsuite para gerenciar, sem esforço, vários perfis sociais simultaneamente.

Com o Hootsuite, sua empresa pode publicar atualizações, integrar a base de clientes e revisar as respostas em mais de trinta e cinco redes sociais populares, que incluem Twitter, LinkedIn, Foursquare, Facebook, Google+ e WordPress.

Sirena: uma plataforma 100% focada para que sua empresa venda mais
SIRENA

Sirena é a plataforma omnichannel de vendas que integra comunicação (WhatsApp, redes sociais, e-mail, telefone, etc.) em um só lugar. Dessa maneira permite que os vendedores se conectem com os clientes em um único clique e que os diretores vejam informações precisas em tempo real para que sua empresa possa aumentar as vendas.

É mobile

A plataforma da Sirena tem uma versão para Android e IOS, que permite que os agentes de vendas se comuniquem com seus leads e clientes de maneira direta desde o dispositivo que mais usam e que melhor conhecem: o telefone celular. Assim, evita-se o tempo de adaptação a um novo software.

Integra-se com as redes sociais e sites onde seus clientes estão

Sirena permite que você receba leads diretamente de suas campanhas do Facebook e Instagram. Assim que os interessados preencherem seus formulários,  a plataforma da Sirena distribui automaticamente cada cliente ao primeiro vendedor que estiver disponível para atender.

Mas não é só isso! A Sirena também se integra com sites e-commerce como o Mercado Livre ou Webmotors, para responder a seus clientes instantaneamente a partir do mesmo aplicativo.

É ideal para se comunicar com os clientes via WhatsApp

O WhatsApp é o serviço de mensagens mais usado na América Latina. Com Sirena, você pode responder a seus clientes utilizando mensagens de modelos padrão, de modo que você não precise perder tempo e esforço para enviar a mesma mensagem para diferentes clientes.

Facilita o seguimento

Ela tem a função de definir lembretes, agendar visitas ao salão de vendas e etiquetar o lead de acordo com a probabilidade de um novo contato vir a se tornar um cliente.

Painéis com informações em tempo real

Permite monitorar o trabalho dos vendedores e o funcionamento de suas campanhas de marketing.

Com a plataforma da Sirena, você poderá medir os tempos de ligação, as conversas, os canais através dos quais mais entram leads e a porcentagem de vendas que se fecham através de cada um desses canais, entre outras variáveis importantes para conhecer o ROI comercial e de marketing.

Resistência à mudança: o principal problema da implementação de um software na sua empresa 

Certamente você conhece na sua empresa alguém que abomina as novas tecnologias quando se trata de usá-la para trabalhar. Claro, ele provavelmente deve usar um telefone celular e ter um computador em casa, mas ainda assim, a notícia de que você irá implementar um novo sistema pode gerar uma rejeição.

Há uma verdade inegável: todos os sistemas têm uma curva de aprendizado. E você pode optar em ficar sem usar nenhum software na sua empresa, se preferir. Mas também é verdade que hoje com o avanço do padrão UX (sigla de User Experience) os softwares estão se tornando mais intuitivos: a usabilidade é um elemento central em qualquer um destes sistemas, por tal motivo, até o usuário menos tecnológico se adapta facilmente.

O medo à mudança é um desafio importante para qualquer negócio, ainda mais nestes tempos. É necessário que você possa superar tal obstáculo, antes que a realidade o atinja sem possibilidade de mudança. Muitas empresas ficaram pelo caminho por não inovarem os seus processos. Por isso, como diz Jack Welch, ex-CEO da General Electric:

“Mude antes que você tenha que fazer isso.”

O que você ganha com a implementação de uma nova tecnologia? É inestimável. Mas, o resultado será uma maior automação de processos que costumavam exigir muito dinheiro, trabalho e esforço.

Conclusão

Certamente escolher o software que melhor se adapta ao seu negócio é de certa forma (pelas ofertas disponíveis), uma decisão complexa. A chave é que você possa identificar para que deve usar cada um deles.

O Salesforce é uma ferramenta que tenta abranger várias frentes, desde comunicações de massa até individuais, de áreas de vendas até as de suporte.

O problema é que ele não executa todas essas funções com a mesma efetividade. Desde suas origens é um CRM, por isso, não se especializa em redes sociais nem é muito eficiente quando se trata de conversas individuais.

O forte do Hubspot é a facilidade que ele oferece para gerenciar suas campanhas de marketing e redes sociais, mas também resulta ser ruim como ferramenta de vendas.

O Zendesk e o Intercom são por definição, ferramentas de atendimento ao cliente. O primeiro de maneira massiva, enquanto que o segundo busca um tratamento mais personalizado.

O Hootsuite é apenas um gerenciador de redes sociais, embora cada vez integre outras funções para tentar atender outras áreas.

A Sirena é uma ferramenta mobile que se concentra 100% na venda. Recebe leads de vários canais, de redes sociais,  dos salões de vendas, e os integra na mesma interface para facilitar o trabalho dos vendedores.

Quer saber como a Sirena se integra com as plataformas que você já utiliza para aumentar as vendas do seu negócio? Clique na imagem para entrar em contato com um de nossos especialistas e aprenda porque mais de 300 empresas na América Latina já nos escolhem.

Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.