SMS interativo: entenda o que é e como funciona na prática

Entenda como funciona o SMS Premium, os tipos de serviços que esta modalidade possibilita e como usá-la para aprimorar o atendimento ao cliente.

“Envie a palavra ‘saúde’ para o número 0000 e receba dicas incríveis”. Você já viu alguma mensagem parecida? Esse serviço é conhecido como SMS premium, e o uso da tecnologia pode otimizar os resultados do seu empreendimento.

Apenas no Brasil, já existem mais de 220 milhões de celulares ativos — esse número é superior ao de habitantes: 210 milhões. Por essa razão, o SMS é um dos instrumentos mais valiosos para comunicação entre cliente e empresa. Afinal de contas, não é necessário ter um aparelho sofisticado nem acesso à internet para contratar serviços ou interagir com a marca.

Quer entender melhor como funciona o SMS premium? Continue a leitura e saiba tudo sobre a tecnologia!

O que é SMS premium?

SMS premium é um serviço que oferece conteúdos especiais ao consumidor. Podem ser notícias, horóscopo diário, previsão do tempo, votações, jogos, quiz para acumular pontos, cupons promocionais e até mesmo com teor solidário para arrecadação de recursos para ações sociais.

Funciona assim: o cliente recebe uma mensagem de texto e ao interagir com ela é possível ativar serviços com comandos simples, como “sim” e “não”. O fluxo também pode ser ao contrário, ou seja, quando o consumidor envia a palavra-chave para um número curto — até 5 dígitos — para ter a demanda atendida.

A oferta desses serviços pode ser gratuita, mas também existe a opção de monetização. Dessa maneira, a cada mensagem enviada o usuário paga uma taxa pela utilização. Os tipos de SMS premium podem ser:

  • mensagem de assinatura: acontece quando o cliente adquire determinado serviço e recebe o conteúdo dentro da frequência preestabelecida. Exemplos: horóscopo diário, dicas de beleza semanais, resultado do futebol etc.
  • mensagem de solicitação: após o pedido, a resposta é enviada em um recado único. Exemplos: saldo do cartão, status de pedido, código de barras de boletos etc.

Como usar a tecnologia para o atendimento ao cliente?

O consumidor moderno está cada vez mais exigente. Uma pesquisa feita pela Salesforce revelou que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência de compra tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O SMS premium está aí para isso: superar as expectativas do consumidor com atendimento ágil e personalizado. Por meio de um simples comando de texto, o cliente consegue assinar utilidades e obter respostas sem a necessidade de passar horas pendurado no telefone ou se deslocar para um estabelecimento físico.

O uso da tecnologia possibilita o envio de cupons de desconto com sistema de validação automática. Isso permite alcançar um alto número de clientes e ainda torna o trabalho mais ágil e mensurável.

Além disso, o recurso é essencial para fazer pesquisas de satisfação. Com dados concretos em mãos, é possível melhorar o atendimento ao cliente.

Se você tem uma loja de produtos naturais, por exemplo, que tal oferecer dicas práticas para utilizar os ingredientes? Essa é uma forma de estreitar o relacionamento e manter a sua marca presente na mente do consumidor.

Quais são as vantagens do uso do SMS para as empresas?

O que acontece quando seu celular apita? Sai correndo para conferir, certo? Por isso, o SMS é um dos canais de comunicação mais eficientes entre empresa e cliente.

O aparelho celular é um item indispensável até para os consumidores que não têm muita afinidade com tecnologias. Por essa razão, o potencial de alcance das campanhas feitas por SMS é enorme. As mensagens enviadas são lidas em até 2 minutos e a taxa de abertura é de 98%. Ou seja, quase todos os contatos cadastrados na lista vão receber e ler o conteúdo.

Além disso, o custo é mais baixo. Afinal, não é necessário manter uma grande equipe para atender as demandas por esse canal. O gasto para a produção é inferior ao e-mail marketing, por exemplo, pois a criação envolve apenas tecnologia e textos curtos — sem imagens, vídeos ou áudios.

O SMS premium é uma ferramenta para oferecer serviços diferenciados ao consumidor. Notícias, jogos e cupons promocionais vão engajar o cliente e, consequentemente, gerar oportunidades de negócios para sua empresa. Experimente e veja os resultados na prática.

Entendeu como funciona o SMS premium? Você tem interesse em enviar SMS Interativos para seus clientes? Conheça o Zenvia Attraction!

Escrito por

Zenvia