SMS para livrarias: 4 ideias para incentivar a leitura

Poder vivenciar a experiência de conhecer bons livros é simplesmente fundamental para uma formação adequada de qualquer ser humano. No entanto, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, especialmente em países que não estimulam esse hábito. Diante desse contexto, quem trabalha nesse segmento precisa buscar estratégias para aumentar o índice de leitura dos estudantes brasileiros.

O fato é que, por meio de algumas campanhas e ações, muitas das quais bastante simples, podemos aumentar interesses e criar novos hábitos. Ficou interessado? Quer descobrir formas eficazes de fazer isso? Então confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Estimule idas a livrarias e bibliotecas

O primeiro passo para aumentar o índice de leitura dos estudantes brasileiros é estimular a ida a livrarias e bibliotecas. Esse é mais um dos bons hábitos que boa parte das pessoas não possuem em nosso país. Esses locais, além de agradáveis, podem ser fonte de cultura e conhecimento.

O ideal é despertar a curiosidade por esse verdadeiro novo mundo a ser explorado, com uma infinidade de obras diferentes e um acervo literário que ninguém poderia ter em casa. Hoje, especialmente nas grandes cidades, bibliotecas públicas oferecem atividades específicas e muitos desses programas ainda são de graça.

2. Use estrategicamente o SMS

Que tal apostar no envio de mensagens com dicas ou breves resenhas de livros? Além disso, a tecnologia pode ser útil em outros aspectos. É possível mandar links de páginas com resumos das principais obras do momento ou até mesmo dos grandes clássicos da literatura. Charadas também podem fazer parte dessa tática, despertando a curiosidade de uma maneira divertida.

3. Aposte no poder das redes sociais

Não dá para falar em nenhuma estratégia de divulgação nos dias de hoje sem pensar em utilizar as redes sociais. Elas estão presente no dia a dia da maioria das pessoas e muita gente não passa uma hora sequer sem dar aquela olhadinha nos seus perfis e no que os amigos estão postando.

Diante desse contexto, usar essas mídias para aumentar o índice de leitura dos estudantes brasileiros parece bem lógico, não é mesmo? É possível criar Fanpages de estilos de leitura, por exemplo. No Instagram ou no Snapchat, você pode enviar pequenos vídeos com resenhar pessoais sobre uma obra.

4. Aposte em grupos de leitura

Por fim, os grupos de leitura costumam aumentar bastante o interesse das pessoas por livros e são um hábito muito comum em alguns lugares do planeta. É possível até encontrar alguns aqui no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos, mas é um fato que existe muito espaço para que eles se desenvolvam ainda mais.

Algumas livrarias, por exemplo, disponibilizam um local gratuitamente para que as pessoas se reúnam e debatam sobre literatura. Além do fator da sociabilização, essa tática também é vantajosa por unir pessoas com interesses semelhantes, facilitando a comunicação e  mostrando que esse hábito é saudável e prazeroso.

Essas são algumas ideias para aumentar o índice de leitura dos estudantes brasileiros. Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler também o artigo Dicas de Uso do SMS para Livrarias.

Escrito por

Zenvia