SMS para eventos: interação com resultado

O uso de SMS para eventos  vem sendo utilizado como forma de melhorar a organização e a execução das atividades antes e durante os eventos. Também tem demonstrado utilidade na fidelização dos participantes, com resultados mais satisfatórios em comparação com o contato via telefone, e-mail marketing ou correio. Tanto em eventos voltados ao público final (B2C) quantos voltados ao universo corporativo (B2B), as ferramentas de comunicação estão evoluindo. O próprio dinamismo do setor exige recursos para envio de informação ágeis, eficazes e, ao mesmo tempo, que não onerem o evento.

Na contramão da atual situação econômica do Brasil, o setor de feiras e eventos vem apresentando um período de crescimento. Em 2014 este mercado movimentou US$ 205 milhões, segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC), registrando um aumento de quase 30% na receita do setor nos últimos cinco anos. Em 2019, a expectativa é que essa receita chegue a US$ 280 milhões. Dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) confirmam este cenário: o Brasil tem mais de 2.200 feiras e eventos acontecendo por ano, uma média de seis por dia, com mais de 49 mil empresas expositoras.

Pesquisas feitas pela Zenvia junto à Quanti Pesquisa de Mercado concluíram que os consumidores gostam de receber informações sobre eventos por SMS. Das 2.100 pessoas entrevistadas em todo o Brasil, receber informações sobre eventos foi o quarto tema mais relevante citado pelas pessoas consultadas, atingindo a preferência de 37% dos entrevistados.

A adoção do SMS para eventos permite, por exemplo, a interação entre organizadores e participantes, potencializando a comunicação e ampliando o engajamento e a personalização das mensagens. Também permite o envio de código de barras para pagamento, informações sobre a programação dos eventos e possíveis mudanças nas atrações, além da condução de pesquisas de satisfação realizadas pelos organizadores de eventos.

Como o Brasil tem mais de 250 milhões aparelhos celulares habilitados, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas nem todos os participantes de um evento têm Internet móvel, o SMS torna-se a mídia mais eficiente, totalmente mensurável em termos de entrega e interação e compatível com 100% dos aparelhos.

Considerando o atual cenário de crescimento do setor de eventos e feiras no Brasil, as empresas da área precisam investir em estratégias de relacionamento para aprimorar processos com ações de comunicação de alto impacto, baixo custo e rápido retorno. A comunicação instantânea, principalmente via SMS, integrada às soluções e aos processos de negócio das empresas, vem apoiando de forma efetiva no relacionamento com o seu público e contribuindo no crescimento desse setor.

Por Marcio Capassi Guolo, Diretor de Soluções da Zenvia

Categorias:
Escrito por

Zenvia