SMS para engajamento dos colaboradores

No passado, tanto os teóricos da administração quanto os empreendedores enxergavam a motivação de forma rudimentar. Prevalecia a lógica de que, para manter um profissional motivado, bastaria oferecer salários justos, sem nenhuma outra contrapartida da empresa. Os tempos mudaram e, com a geração Y, a postura das organizações precisou ser adaptada. Acontece que os profissionais dos novos tempos exigem, acima de tudo, qualidade de vida e perspectiva.

Nesse cenário, outra questão que precisou ser repensada foi a relação entre liderança e motivação. A ideia do chefe “mandão”, que apenas delega tarefas, não atende mais as necessidades atuais, o que reforçou a importância da figura do líder, aquele que, junto com a equipe, busca soluções para o bem comum.

Nesse cenário, outras ações precisam ser desenvolvidas para melhorar essa conexão entre colaborador e gestor. E uma forma de propagar essas ideias com baixo custo para a empresa e efetividade de envio e leitura dos colaboradores é o uso de SMS. As mensagens atuam como forma de reforçar a comunicação interna, que como veremos é um fator decisivo para a melhoria da motivação e aproximação entre líder e liderado. Confira neste post, algumas das principais razões para engajar os colaboradores e como fazer isso.

Os principais motivos para engajar

Mantenha a produtividade em alta

Quando os profissionais estão engajados com a missão, a visão, os valores e os objetivos empresariais, eles costumam produzir muito mais. Isso porque, ao perceberem que seu trabalho tem um propósito e segue determinados parâmetros de qualidade, os colaboradores se sentem valorizados e, é claro, muito mais motivados para produzir.

Diminua a rotatividade

Outro grande motivo para investir no engajamento dos colaboradores é a diminuição da rotatividade na empresa. Vale lembrar que a rotatividade pode gerar uma série de problemas. Em primeiro lugar, há a questão da produtividade, afinal, profissionais recém-contratados rendem muito menos do que os experientes. Além disso, é preciso considerar os custos com treinamentos, contratação e demissão.

Estimule novas lideranças

Profissionais mais engajados tendem a tomar a iniciativa e serem mais proativos, e, com o tempo, eles se tornam verdadeiros líderes. A empresa pode se beneficiar desse ambiente fértil para novas lideranças, melhorando muito a qualidade do seu time e conquistando, aos poucos, a excelência.

Melhore os resultados

Produtividade em alta, menor rotatividade e um ambiente frutífero para novas lideranças. É claro que o resultado, no final, é a melhoria dos resultados da organização. Em outras palavras, motivar virou sinônimo de produzir mais nessa geração. Nunca foi tão importante apostar em ações nesse sentido, conforme veremos a seguir.

Dicas para transformar mensagens em engajamento

Ações com SMS

Que tal compartilhar informações, enviar mensagens de incentivo ou divulgar metas do setor? As mensagens de SMS, definitivamente, podem ser uma excelente ferramenta para motivar e engajar os colaboradores. Dessa forma, é possível divulgar as metas do setor entre todos, enviar mensagens motivacionais para incentivar as vendas, estimular promoções relâmpago para que os vendedores não percam oportunidades, entre muitas outras ações.

Vejam alguns exemplos:

[Empresa]: Atenção vendedor, o item X está em promoção de 20%. Hora de aumentar as vendas para garantir uma boa comissão. Divulgue p/ os clientes!

[Empresa]: Parabéns, Carlos! Você acaba de fechar o nosso primeiro nível de meta! Para alcançar o próximo nível, faltam apenas X vendas. Estamos na torcida!

Feedbacks assertivos

O feedback é um importante momento para compartilhar informações entre os colaboradores. Para os que apresentam resultados insatisfatórios, o líder precisa mostrar, com clareza e cordialidade, o caminho a seguir; já aqueles que apresentam um bom retorno devem ser encorajados a manterem o ritmo.

Marketing de incentivo

O marketing de incentivo nada mais é do que o conjunto de ações que tem como objetivo o engajamento dos colaboradores. Não importa o tipo — de viagens de incentivo a programas de fidelização interno — essa certamente é uma excelente estratégia para melhorar o motivacional.

Capacitação profissional

Pode ter certeza: bons colaboradores querem aprender. Por isso, investir em treinamentos, além de ser uma excelente maneira para melhorar os resultados da empresa, também é uma estratégia bastante recomendada para motivar os profissionais!

Gostou das nossas dicas sobre liderança e motivação? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Escrito por

Zenvia