blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
sms-educacao.jpg

SMS para Educação: um canal entre a escola e o estudante

A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos. Independente da faixa etária, jovens e adultos passam mais e mais tempo conectados aos seus mobiles. Segundo relatório do We Are Social 2015, o público mais jovem fica cerca de 3,8 horas por dia conectado a seus aparelhos celulares. Esse mesmo público representa mais de 60% dos usuários mobile. O que esses números apontam? Que o SMS para Educação é uma ótima oportunidade para escolas e faculdades entrarem em contato direto com seu público-alvo: alunos, pais e familiares.

O SMS (Short Message Service) é uma mensagem instantânea que garante assertividade no recebimento das informações e de forma mais econômica. Enquanto malas diretas, call centers e impressão de informativos possuem custos mais altos e maior demanda operacional, a mensagem de texto é recebida em tempo real e com uma taxa de abertura de 98%. A estratégia é perfeita, portanto, para que colégios e universidades estreitem a relação com os clientes e os fidelizem por meio de trocas de conhecimentos e experiências diferenciadas.

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

Exemplos de usos do SMS para Educação

As instituições de ensino podem encontrar no SMS para Educação uma forma de estratégia de marketing diferenciada, com o envio de mensagens personalizadas e altamente eficazes voltadas para alunos, pais de alunos e familiares. Os exemplos de uso são os mais variados possíveis e vão depender da informação que a escola ou faculdade quer transmitir e para quem.
Datas de matrículas, promoções, informações sobre vestibulares, lançamentos de novos cursos, abertura de turmas, lembrete de aula e aviso de cancelamento de aula estão entre os exemplos de conteúdos que podem ser explorados por meio do SMS.

No caso do SMS para alunos, as instituições de ensino podem adequar a comunicação para falar a mesma língua desses alunos hiperconectados. A época do vestibular, por exemplo, é um bom momento para estreitar os laços com os estudantes, geralmente tensos com a pressão dos exames. Mensagens encorajadoras e informativas, com datas de inscrições e documentos necessários, são bem-vindas. Outro exemplo são mensagens comunicando o resultado do vestibular e parabenizando os alunos que lograram sucesso.

Outros tipos de lembretes também podem ser enviados para os estudantes, como datas de retorno das aulas, aviso sobre dias de provas ou informações sobre palestras, workshops e outras atividades extraclasses.

Canal de interação com os pais e familiares
Além de fidelizar o relacionamento com o seu público prioritário, os alunos, as instituições de ensino também podem explorar o SMS para se aproximar dos pais e familiares dos estudantes. Essa tática ajuda na construção da imagem da escola ou faculdade junto à comunidade, demonstrando a preocupação das instituições com o bem-estar dos alunos.

O recurso funciona como um canal de comunicação de fortalecimento de laços. Por meio de uma mensagem instantânea, pais e familiares recebem lembrete de reunião na escola com professores, como anda o desempenho acadêmico dos filhos e avisos sobre palestras e eventos voltados para a comunidade.

O SMS para pais de alunos ainda exerce a função de facilitar e otimizar questões burocráticas entre a instituição de ensino e os familiares. Um exemplo é o envio de cobrança de mensalidade por SMS com boleto (linha digitável) para efetuação de pagamento, lembretes sobre descontos em mensalidades e aviso de matrícula e rematrícula.

Para mais exemplos de como usar o SMS para Educação, confira o e-book Dicas de Uso do SMS na Educação.

Tags: Educação SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS