SMS no pós-venda: saiba como usar!

Toda empresa de sucesso precisa demonstrar atenção e disponibilidade durante o contato com o consumidor. Mas só isso não basta. É necessário entender se o seu produto ou serviço proporcionou uma boa experiência de consumo — atendendo às expectativas —, ou se o cliente apresentou alguma dificuldade ou necessidade que ainda não tenha sido mapeada anteriormente.

Por isso, neste post, separamos as melhores formas de se usar uma das estratégias mais objetivas, eficazes e de baixo custo: o SMS no pós-venda. Confira!

Notificações sobre a compra

Com o SMS, uma empresa consegue acompanhar o cliente durante todo o processo de pós-venda. A partir do fechamento de um pedido, se o consumidor autorizar o envio de mensagens de texto para o seu celular, a organização pode fornecer uma série de informações, entre elas:

  • o número referente ao código de barras para pagamento;
  • o código de rastreamento da entrega, para pedidos por encomenda ou realizados via e-commerce;
  • pesquisa sobre a experiência do comprador com o produto/serviço.

Pesquisa de satisfação

Uma das principais funções das atividades de pós-venda é avaliar se o cliente ficou satisfeito com a compra de uma mercadoria ou com a contratação de um serviço. Com o envio de SMS para a sua base de consumidores, é possível analisar o quanto eles estão satisfeitos com a sua solução. E isso pode ser feito utilizando a metodologia NPS (Net Promoter Score).

Você pode enviar mensagens, como “De zero a dez, qual a probabilidade de você recomendar o produto X a um amigo ou familiar?”. Ao contabilizar as respostas seguindo as técnicas recomendadas, é possível obter resultados confiáveis sobre o grau de contentamento dos usuários.

Em caso de insatisfação, existe a possibilidade de entrar em contato com o cliente para ouvir o que ele tem a dizer. Dessa forma, você consegue reunir feedbacks para ajudá-lo a aprimorar os produtos ou serviços, a comunicação, o serviço de entrega etc.

Recomendações de produtos ou serviços

De acordo com os pedidos anteriores do cliente — e com métricas de satisfação sobre os itens adquiridos —, você pode enviar recomendações de novos produtos ou até mesmo artigos complementares, que podem ser do interesse do consumidor, como links com informações e dicas para melhor conservação de determinada mercadoria.

Além de ser um modo de manter uma comunicação personalizada com seu cliente, pois baseia-se no histórico de compras, é uma ótima alternativa para intensificar as vendas da empresa com técnicas de cross-selling e upselling. Afinal, é menos custoso fechar uma venda com quem já conhece a marca do que atrair novos clientes.

A agilidade na entrega da informação, a personalização e a capacidade de alcance fazem do SMS uma excelente ferramenta de comunicação digital, capaz de aproximar cada vez mais a marca do seu público.

Viu como é importante e vantajoso contar com uma estratégia de envio de SMS no pós-venda? Então, fique por dentro de mais novidades sobre soluções e serviços em mobilidade para melhorar os seus resultados. Conheça nossa plataforma de disparo de SMS.

Leia Também:

Escrito por

Zenvia