Dicas de uso do SMS no Mercado Imobiliário

Seja como canal de contato direto entre corretores, prospects e clientes; seja como método para divulgação de lançamentos imobiliários ou mesmo como suporte na administração de imóveis uma coisa é certa: o uso do SMS no mercado imobiliário se tornou uma estratégia fundamental.


E não é difícil entender porque isso acontece, afinal, quem não tem um celular nos dias de hoje? Além do potencial de alcance e da praticidade, o SMS tem como vantagem altas taxas de abertura e ótima entregabilidade. A possibilidade de interação inerente à ferramenta e os avanços em termos de automação de envio de SMS também reforçam positivamente esta estratégia.


Confira várias possibilidades de envio de SMS para o mercado imobiliário.

Ter contato direto com clientes

O SMS certamente pode ser utilizado como ferramenta de contato direto entre corretores e clientes. Para aqueles que estão vendendo um imóvel com o suporte da imobiliária, por exemplo, é possível criar avisos e notificações referentes aos trâmites legais do negócio, informando datas limite para entrega de documentos (certidões negativas e informes de quitação de débitos), transferência da escritura e lembretes das reuniões com compradores. Esta possibilidade também permite que esses clientes tirem suas dúvidas e se comuniquem com o corretor responsável pela negociação de maneira direta e nada burocrática.


O SMS também é uma ferramenta bastante útil para o contato com os locatários dos imóveis administrados pela imobiliária. O envio de avisos e lembretes como prazo para pagamento de IPTU com desconto, solicitação de desocupação do imóvel, vencimento de contrato, data de reajuste de aluguel ou mesmo dicas de manutenção e cuidados são algumas opções de como usar esta estratégia para construir bons relacionamentos com este público.


A possibilidade de contato com antigos clientes faz do SMS uma ferramenta muito eficiente também em termos de fidelização. Com ela, é possível dar dicas de como investir em imóveis de maneira segura ou mesmo de como acertar na escolha da casa própria. O envio de SMS em datas comemorativas como aniversários, Natal e Ano Novo, por exemplo, é outra possibilidade de manutenção do contato com antigos clientes.

Fazer cobranças
O resgate de inadimplentes certamente é um dos maiores desafios de qualquer negócio. E para isso, o envio de SMS no mercado imobiliário é uma excelente opção. Muitas empresas chegam a alcançar retorno de até 25% nos casos de inadimplência apenas com o envio de SMS.


Utilizando uma ferramenta de automação de envio de SMS é possível programar avisos de cobrança e até mesmo criar lembretes com a data limite de pagamento que certamente refletirão na redução das taxas de inadimplência. Outra possibilidade é enviar convites para negociação de dívidas e códigos de boletos de cobrança.

Despertar novas vendas e locações
O uso do SMS no mercado imobiliário também pode ser um grande aliado na hora de prospectar novos clientes para venda e locação de imóveis. Uma maneira prática de utilizá-lo para isso é inserindo, nos anúncios de imóveis (sejam digitais, na mídia impressa ou mesmo nas placas na frente do imóvel), um convite para que o cliente em potencial envie para um shortcode (número de ativação) um SMS com uma palavra-chave – que pode ser o código de referência do imóvel na imobiliária, por exemplo – para que ele receba mais informações sobre o imóvel. Ao fazer isso, o cliente em potencial receberá informações relevantes como metragem, divisão interna, vagas de garagem e o contato do corretor responsável.


Além de facilitar o processo de prospecção e contato, esse tipo de medida ajuda a ampliar a base de contatos via SMS, pois ainda que o prospect não feche o negócio no primeiro momento, você poderá contatá-lo para apresentar novas opções de imóveis. E, claro, como você já sabe o tipo do imóvel que este contato está procurando (localização, se é casa ou apartamento, se o imóvel é residencial ou comercial) você poderá pensar em abordagens via SMS ainda mais personalizadas.

Divulgar imóveis
Lançamentos, oportunidades de negócio e novas captações feitas pela imobiliária também podem ser divulgados por SMS. Além de dar aos clientes em potencial a novidade em primeira mão – antes mesmo do imóvel ser divulgado em outros meios – esse tipo de iniciativa representa uma redução nos custos de divulgação. Sendo assim, o SMS no mercado imobiliário além de oferecer praticidade e eficiência, proporciona também maior economia para a sua empresa.

Oferecer informações relevantes
Esclareça dúvidas de prospects e inquilinos quanto às políticas de compra e locação, dê dicas de como viabilizar comprovantes de rendimento, lembre seus clientes qual é o número para contato com a imobiliária e aproveite o SMS para munir os contatos e clientes com informações realmente relevantes. Ao fazer isso você estará utilizando o SMS também como um canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

E aí, está convencido do quanto o uso do SMS no mercado imobiliário pode ser vantajoso para o seu negócio? Precisa de ajuda para começar? Conheça as soluções Zenvia!

Escrito por

Zenvia