SMS na Saúde: como clínicas médicas podem usar o SMS + exemplos de texto

O SMS na saúde é estratégico para melhorar o relacionamento com o cliente e também contribuir para a promoção da saúde. Confira dicas de uso!

Você prefere ficar sem água e sem luz ou sem smartphone? Entre internautas brasileiros que responderam esta pergunta 42% optaram pelo escuro e a falta de água. A pesquisa foi realizada no final de 2015 pela Expertise, com levantamento da Opinion Box. Já os últimos dados da Anatel revelam que o País tem ativos 257,8 milhões de celulares, uma densidade de 125,66 aparelhos/100 habitantes.

Diante dessa nova realidade comportamental e dos altos números se comunicar com clientes/pacientes por meio do celular é indispensável. A forma mais eficaz e com menor custo de abrir este canal de comunicação com esse público é o SMS corporativo. Através dessa ferramenta ágil e acessível a todos – inclusive a quem está off line – é possível:

  • Repassar alertas sobre consultas;
  • orientações de preparo para exames;
  • enviar dicas para melhorar a qualidade de vida e ações de prevenção.

E muito mais! Conheça agora algumas formas de utilizar o SMS na saúde, reduza o absenteísmo da sua clínica ou hospital.

O SMS na saúde ajuda a organizar rotina

Uma das principais reclamações atualmente das pessoas é a falta de tempo. Trabalho, trânsito, família e uma rotina para deixar qualquer um estressado. Com tudo isso, quem nunca se esqueceu de comparecer a uma consulta que estava marcada há meses? Ou lembrou-se do horário quando estava do outro lado da cidade? Um simples alerta no celular lembrando com antecedência o compromisso pode facilitar o dia de muita gente e evitar atrasos ou cancelamentos de última hora. Um serviço como este é encarado com uma atenção especial e profissionalismo. 

Outro exemplo de uso do SMS na saúde é no preparo para alguns exames, principalmente os que requerem jejum ou acompanhantes. Uma mensagem com este tipo de conteúdo previne transtornos para quem envia e quem lê. 

O lembrete via SMS é indicado para todas as faixas etárias, mesmo sendo crianças ou muito idosos, o responsável poderá ser o destinatário da mensagem. O resultado desta ação é a maior fluidez na agenda e organização no consultório, clínica, laboratório ou mesmo hospital. Isso sem falar na redução de custos. O sistema funciona também para alertar sobre possíveis imprevistos ou atrasos do profissional. Atitudes como essas são encaradas com sinal de respeito ao paciente, pois o tempo é precioso para todos.

Benefícios de usar o SMS na Saúde

Redução no uso da internet ou do próprio telefone

Ainda que as redes Wi-Fi e as conexões 3G e 4G estejam popularizando o acesso à internet a qualquer momento, é preciso lembrar que nem sempre o paciente estará conectado. O SMS na Saúde dispensa essa necessidade e ainda evita que a pessoa tenha que ser interrompida para atender a uma ligação telefônica. Vale lembrar que o custo das ligações também são mais altos do que os da mensagem.

Redução nas faltas de pacientes às consultas agendadas

Esquecimentos são comuns e muitos pacientes não têm o hábito de anotar o compromisso da consulta em uma agenda. Com isso, as faltas são frequentes. Alertar a pessoa sobre a data e horário da consulta com um ou dois dias de antecedência reduz consideravelmente o índice de faltas.

Rapidez e eficiência na comunicação

Como já foi dito, nem sempre a pessoa que agendou uma consulta está conectada à internet, o que torna os e-mails e mensagens via aplicativos menos eficientes que o SMS. Eventualmente, as ligações telefônicas não poderão ser atendidas. Por outro lado, a mensagem SMS fica gravada no aparelho, que é checado com frequência. Isso garante que o comunicado será recebido.

Fidelização

Todo mundo gosta de ser tratado de maneira especial. Avisar o paciente sobre uma consulta dará a ele a sensação de que é importante para a clínica.

Como utilizar o SMS da melhor forma

Cada empresa/profissional de saúde tem sua necessidade e o SMS é versátil para se adaptar a variadas demandas. A Plataforma de Comunicação como Serviço da Zenvia ajuda cada cliente a desenvolver a melhor forma de se comunicar. O SMS corporativo é o mais utilizado na área da saúde, pois repassa informações e processos relativos aos serviços prestados. 

No entanto, consultórios dentários, laboratórios, hospitais ou clínicas que apostam em ações de SMS marketing também podem se beneficiar da ferramenta. Por meio das mensagens, é possível enviar uma promoção de clareamento ou um procedimento estético, por exemplo. 

Assim como enviar lembretes e comunicar produtos, o SMS é eficaz para ajudar no relacionamento com pacientes. Uma comunicação focada na saúde preventiva é uma ação positiva e bem aceita. A clínica/hospital/profissional, dentro da sua especialidade, pode criar mensagens curtas e informativas sobre os temas. Confira alguns exemplos:

  • [LABORATÓRIO: Você já tomou água hoje? Ela é muito importante para prevenir doenças. Leia nosso artigo sobre a importância da água www.laboratorio.com.br/blog
  • [CLÍNICA]: O calendário de vacinação do seu filho está em dia? Confira as datas www.clinica.com.br/vacinas
  • [CLÍNICA]: O autoexame de mama é bem fácil.Coloque uma mão atrás da nuca. Deslize os dedos da outra mão em movimentos circulares pela mama. Faça na outra mama.

Dicas para não errar na quantidade de envios

O SMS na Saúde  é um canal econômico, pois não demanda planejamento complexo e o custo para envio é baixo. No entanto, é preciso estar bem assessorado para não errar na dose e afastar seu público. É importante planejar bem as campanhas, ter assuntos que sejam de interesse geral ou na linha da prestação de serviço. 

O cuidado é sempre no sentido de não “avançar o sinal” para que o paciente se sinta cuidado e não invadido. Uma medida preventiva é deixar clara a possibilidade de o cliente optar pelo recebimento ou das mensagens. Estando atento a estas questões, a mensagem por celular tem tudo para ser bem recebida. 

  • Dê liberdade de escolha: deixe o consumidor livre para optar se quer continuar ou não a receber SMS da sua empresa;
  • Desperte o interesse: pllaneje bem suas campanhas e direcione suas ações para as pessoas que provavelmente terão interesse em recebê-las;
  • Conheça o público de suas campanhas e envie informações que tenham sintonia com o perfil destas pessoas;
  • Identifique-se sempre: para gerar ainda mais credibilidade e pontencializar a taxa de abertura;
  • Respeite o consumidor: se o usuário se sentir respeitado, a imagem de sua empresa ficará intacta e não correrá risco de ser marcada como spam.

O SMS na Saúde pode ser usado para relacionamento em várias épocas do ano

O SMS na Saúde também pode ser utilizado para relacionamento com os pacientes. Mas qual a melhor forma de se relacionar com seu público? São tantas as ferramentas e canais de comunicação que está cada vez mais difícil atrair a atenção das pessoas. 

Neste cenário, o SMS torna-se um importante meio de interação. Por ser uma forma direta, rápida e que independe de grau de sofisticação do aparelho móvel. Através do canal, clínicas, hospitais e profissionais podem enviar mensagens de felicitações pelos aniversários e datas especiais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal), assim como lembretes de check up anual. Confira abaixo alguns exemplos.

  • [CONSULTÓRIO] A equipe do Dr. Paulo lhe deseja um feliz aniversário. Parabéns.
  • [CLÍNICA] Olá Paulo! Maio está chegando e está na hora de você refazer seus exames cardíacos
  • [CONSULTÓRIO] Seu último checkup foi realizado há quase um ano. Não está na hora de agendar outro? Ligue p/ 3456-6678 e agenda sua consulta.

Envio de cuidados nas várias estações do ano

Com o uso do SMS é possível criar campanhas próprias ou segmentar as informações. E a saúde é uma área muito rica e cheia de possibilidades para se trabalhar diversos assuntos. Um dos assuntos a serem explorados são os cuidados em cada estação do ano. 

No inverno, por exemplo, os temas podem ser mais associados à gripe e resfriados. É bacana incentivar as pessoas a terem hábitos de higiene, como lavar as mãos e arejar ambientes. 

A primavera é quando as alergias mais incomodam e pode ser útil para um consultório de otorrino, por exemplo, lembrar que fazer a limpeza das narinas com soro ameniza os sintomas. Já no verão, médicos dermatologistas, por exemplo, podem enviar informações sobre cuidados com o sol, prevenção de câncer de pele e hidratação. Confira alguns exemplos:

  • [CONSULTÓRIO] Não esqueça: Utilize sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15.
  • [CLÍNICA] Previna-se das alergias: Elimine mantas e tapetes. O pó assenta nos tapetes, se for possível, retire-os.

O SMS na Saúde também pode ser utilizado em campanhas de prevenção

Combate ao mosquito Aedes aegypti 

A preocupação ao combate ao mosquito Aedes aegypti é uma preocupação constante do Ministério da Saúde, que se intensificou ainda mais com a chegada do vírus Zika no Continente Americano. 

O SMS pode ser um grande aliado. Secretarias de saúde e prefeituras podem utilizar o grande alcance do SMS para alertar sobre ações de aplicação de inseticidas, dicas de prevenção e onde procurar ajuda. Além dos órgãos públicos, empresas privadas interessadas em oferecer um serviço de utilidade podem colaborar com essa mobilização nacional. Confira alguns exemplos de uso de SMS na Saúde para prevenir doenças:

  • [PREFEITURA] Amanhã, às 14h, a prefeitura fará aplicação de inseticida nas ruas Comendador Alencastro e Thomaz Antônio Gonzaga. Fique alerta!
  • [SECRETARIA DE SAÚDE] Evite a proliferação do mosquito em. Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal.
  • [POSTO DE SAÚDE] Em caso de suspeita de dengue procure imediatamente atendimento médico. Atendemos de seg a sexta das 7 até as 17h. 

Prevenção de Gripe A e Coronavírus

O Ministério da Saúde sempre fez campanhas de prevenção a Gripes, mas com a pandemia o uso de SMS na Saúde se tornou ainda mais importante: seja para enviar dicas de prevenção ou avisar de casos ativos próximo à residência.

Utilizar o alcance do SMS para enviar dicas de prevenção é uma ação para se aproximar do paciente e, ao mesmo tempo, ter uma atitude positiva frente a um problema tão sério e que já fez muitas vítimas. Através das mensagens por celular, a população pode receber lembretes de usar álcool gel, evitar ambientes aglomerados e o que fazer em caso da suspeita da doença. Confira alguns exemplos:

  • [HOSPITAL] Lave as mãos com frequência, utilize lenço descartável e cubra o nariz e boca quando espirrar ou tossir. Atitudes simples podem prevenir a Gripe A;
  • [PLANO DE SAÚDE] Febre repentina, tosse, cansaço? Procure um serviço de saúde para realizar um teste de coronavírus.

Prevenir é melhor do que remediar

Prevenir é melhor do que remediar. Este ditado popular, que se encaixa a incontáveis situações no cotidiano, aplica-se à saúde. E neste caso, pode-se dizer que a prevenção é sempre mais econômica do que se tratar depois. E cuidar da saúde não é apenas ir ao médico e estar com os exames em dia. Buscar uma vida mais saudável e equilibrada é fundamental para viver mais e melhor. 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), os brasileiros estão se dando conta disso. O estudo apontou hábitos que revelam que a população busca por um estilo de vida mais saudável. Do total de entrevistados, 22,5% praticam o nível recomendado de atividade física semanal. Quando o assunto é alimentação, o levantamento mostra que 37,3% da população consomem cinco porções diárias de frutas e hortaliças. As mulheres saem na frente nessa avaliação, com 39,4%, enquanto entre os homens o índice cai para 34,8%. Apesar de esses dados apontarem para um estilo de vida mais saudável, preocupam os percentuais de consumo de gorduras, doces e álcool.

Diante dessa realidade de mudanças de hábitos, embora a passos lentos, o SMS  na Saúde pode entrar como um colaborador bastante valioso. Clínicas geriátricas, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos são algumas das áreas que têm na medicina preventiva um público ávido por novidades e conteúdo relevante. Além da medicina tradicional, as terapias alternativas também podem explorar o serviço.

  • [LABORATÓRIO] Tenha hábitos saudáveis: alimente-se bem, beba muito líquido e pratique atividades físicas regularmente; 
  • [CONSULTÓRIO] Evite produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes). Sua saúde agradece.
  • [CLÍNICA] Planeje momentos de lazer com sua família e amigos p/ relaxar e esquecer as preocupações diárias. O estresse e o ritmo acelerado podem causar doenças.

Os exemplos que citamos neste artigo são apenas algumas das possibilidades em que o SMS pode contribuir para órgãos públicos, empresas e profissionais da saúde gerenciar com mais eficiência sua agenda e empresa ao mesmo tempo que aprimoram sua comunicação com o paciente\cliente. 

O poder público, por exemplo, tem muito a ganhar com essa ferramenta, pois chegaria a uma parcela bem maior da população e estaria investindo em prevenção, que se torna bem mais barata que o tratamento médico. O famoso “torpedo” é compatível com 100% dos aparelhos e se torna um canal de alto alcance com todos os usuários, já que independe da pessoa estar conectada à internet. 

Outra vantagem desse recurso é o baixo custo. Em tempos de economia em crise, apostar em uma forma de comunicação acessível e eficaz é a melhor saída. A equipe da Zenvia está à disposição para ouvir sua necessidade e desenvolver a melhor estratégia para seu público. Para conhecer nossos planos para envio de SMS em massa, clique aqui.

Escrito por

Zenvia