SMS na Black Friday: como se comunicar com o seu cliente?

Já se preparou para a data mais lucrativa do ano? Saiba se comunicar com seu cliente e aumente as suas vendas usando o SMS na Black Friday.

Um dos fatores que mais atrai as empresas para o uso de mensagens de texto é a sua taxa de abertura de 98% e o tempo de visualização é de 90 segundos, em média. Por isso, utilizar o SMS para o envio de mensagens de Black Friday é uma das estratégias mais eficazes para se comunicar com o seu cliente e vender muito mais durante a data comemorativa.

Essa boa performance do SMS gera uma comunicação direta do cliente com a empresa e aumenta as chances de conversão, uma vez que se tem um maior número de pessoas impactadas. E, ainda pode ser usado de forma exclusiva ou em conjunto com outras mídias, tornando- se mais efetivo com a multicanalidade.

Além disso, a Black Friday se tornou o evento de compras mais aguardado do mundo. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQ, o Brasil teve um crescimento de 27% do e-commerce brasileiro em 2021, faturando mais de 182,7 Bilhões. E a expectativa é que esse número cresça ainda mais em 2024.

Para te ajudar a planejar envios de mensagens de promoções especiais, ofertas exclusivas e cupons de desconto, separamos algumas dicas para o envio das mensagens na Black Friday. Aproveite para conhecer algumas formas de disparo, com mensagens e frases de Black Friday que farão sua empresa estar preparada na data para impulsionar seus resultados!

Qual tipo de mensagem de Black Friday devo enviar? 

O SMS é uma ferramenta bastante útil para vender mais. Por meio dele, é possível enviar vouchers, lembretes de agendamento, acompanhar o rastreio de entregas e até mesmo fazer pagamentos. 

No entanto, é preciso usá-lo de maneira adequada para colher bons frutos de acordo com a estratégia que você escolheu usar para seu disparo. No caso de SMS na Black Friday, existem alguns tipos de mensagem muito eficientes para fazer disparos em massa. Confira algumas abaixo!

Ofertas em primeira mão 

Por meio de um SMS, é possível enviar ofertas em primeira mão para os seus consumidores. 

Ex: [NOME], preparado para a Black Friday? Nós estamos! Smartphones com 30% OFF.

Contagem regressiva 

Chame a atenção e crie o senso de urgência do consumidor enviando uma contagem regressiva para as ofertas. 

Ex: Falta apenas 45:50:07 para a Black Friday 2024 da [NOME DA EMPRESA]. Não perca as ofertas especiais!

Brindes exclusivos 

Dentre diversos textos de Black Friday, nada chama mais atenção do que aquelas que mencionam promoções. Sendo assim, ofereça brindes especiais! Não precisa ser nada muito elaborado, mas algo criativo que incentive o seu público a interagir com suas mensagens.

Ex: Black Friday chegando e trazendo brindes exclusivos para você que se inscrever em nossa newsletter!

Dicas de como se comunicar com seu cliente via SMS na Black Friday

Agora que você já conferiu alguns exemplos de texto para Black Friday, veja algumas dicas para se comunicar com seu cliente via SMS seja um sucesso.

Sempre peça autorização prévia a seus clientes 

Apesar de o SMS ser uma forma de comunicação direta, é fundamental que você peça autorização prévia (opt-in) antes de enviar as mensagens. Além disso, é bom oferecer claramente a opção de desfazer o cadastro (opt-out), caso o seu público não tenha mais interesse em manter contato com a sua marca.

Antecipe os envios de SMS na Black Friday

Um estudo do Google apontou que 26% das pessoas começam a pesquisar preços de produtos um mês antes da Black Friday. Esse é um argumento e tanto para planejar e dar o start na campanha com bastante antecedência.

Logo, se não conseguir realizar um Black Month, pelo menos realize uma Black Week estendida até a Cyber Monday. Quem amplia a campanha para este período, verifica aumento no volume de vendas e garante mais tempo ao cliente para tomar a decisão de compra.

Nesse sentido, não deixe de inserir na sua estratégia de marketing para a Black Friday disparos de SMS com certa antecedência à data, de fato. Além de gerar expectativa para o evento, invista em causar senso de urgência para as compras.

Estabeleça cadência adequada de envios de SMS

Mais do que o horário ideal de envio, cuide para que haja a cadência adequada de disparos de SMS. Conforme a dica anterior, antecipe os envios, mas também tome cuidado para não enviar uma quantidade excessiva de mensagens. Lembre-se de que o objetivo é aumentar as vendas fazendo com que o contato se lembre da sua marca.

Caso seja importunado, pode-se ter o efeito contrário. O consumidor deixa de comprar com você, o que gera impactos negativos para a imagem da empresa e, consequentemente, causa diminuição na quantidade de transações durante a Black Friday.

Priorize disparos durante o horário comercial

Sobre o horário para envio, é importante que ele seja feito no horário comercial para evitar desconfortos no cliente ou possível cliente. Além disso, para otimizar os resultados, é recomendado que os envios sejam distribuídos ao longo do dia.

Essa é também uma maneira de evitar atrasos na entrega da mensagem. Isso porque o período do dia com maior volume de envios costuma ser entre 10 horas da manhã e meio-dia. Dessa forma, é esperado que nesses horários a entrega do SMS seja mais demorada devido às limitações das operadoras.

Atente para a linguagem em frases de Black Friday

O ideal é que as mensagens estejam sempre em concordância com o tom de voz da sua marca, identificando qual é a linguagem mais adequada para seu público. Seus produtos são voltados para jovens, por exemplo? Neste caso, tudo bem fazer uso de gírias. Mas não se esqueça: é preciso enviar mensagens claras, precisas e objetivas. Contudo, evite floreios e expressões que podem ser confusas para seus consumidores.

Personalize o conteúdo das mensagens

Uma das boas práticas de SMS na Black Friday é cuidar do texto para SMS para que a linguagem esteja adequada e personalizada. Mas como isso é possível? Primeiramente, não deixe de se identificar! Uma ideia é inserir o nome da marca antes do texto para situar o leitor de onde veio aquela mensagem.

Outra dica é utilizar a variável de nome do usuário nos disparos para gerar aproximação ainda maior entre ele e a empresa. Não deixe também de ter cuidado com a acentuação, que pode quebrar a leitura, visto que textos de SMS não exibem esse tipo de símbolo.

Reúna corretamente os dados necessários para o envio

Por falar em variável de nome do usuário, não deixe de reunir corretamente os dados no momento de enviar SMS. Disparos em massa requerem arquivos com informações dos destinatários, sendo que, além do número de celular, elas podem incluir nome, CPF, endereço, entre outros dados.

Sendo assim, certifique-se de que todas as variáveis utilizadas no texto das mensagens de SMS tenham correspondência com alguma das colunas da planilha usada no envio. Não vá usar um dado que não tem certeza de que consta nesse arquivo, hein?

Disparadores de mensagens

Diferentemente do que se pode pensar, disparos de SMS não requerem um aparelho ou número de celular. 

Com os disparadores de mensagens, é possível enviar para vários contatos ao mesmo tempo, com apenas alguns cliques, otimizando o tempo e aumentando o alcance da marca.

Problemas que podem ocorrer na semana da Black Friday

É certo que podem acontecer alguns problemas no envio de SMS durante a data comemorativa. Então, saiba quais são eles e prepare-se para fazer uma Black Friday para contorná-los da melhor maneira possível:

  • Na semana da Black Friday, a entrega de mensagens é mais lenta que o normal, especialmente para envios de arquivos. Por exemplo, para envio de um arquivo com 200 mil mensagens, é esperado que leve perto de uma hora para processar e entregar as mensagens na operadora;
  • É esperado que haja atrasos na entrega de callbacks;
  • É esperado que tenha atrasos na atualização de status no gerenciador web;
  • Devido ao limite que as operadoras impõem no envio de mensagens, que fica em torno de 2,2 mil mensagens por segundo (TPS) na soma de todas as operadoras, pode-se ter atraso na entrega das mensagens.

O SMS é uma ferramenta capaz de aumentar os resultados de campanhas de Black Friday e por isso precisam ser considerados dentro do planejamento dessa data nas empresas. 

Garantir a aplicação das boas práticas de SMS na Black Friday apresentadas neste post, além de atentar para as intercorrências e se precaver são ações capazes de aumentar as chances de sucesso com a ação. E aí, precisa de auxílio para seus envios de SMS na Black Friday? Entre em contato com a gente e conheça nossa ferramenta de disparo de mensagens em massa nos canais: SMS, WhatsApp, E-mail e RCS.

Escrito por

Janine Costa