SMS Marketing: saiba quais são os riscos.

O SMS Marketing, aqueles spams que você recebe por SMS, são motivos de muitas reclamações na Anatel e no PROCON. Há um tempo, a Anatel resolveu se manifestar a respeito e aproveitou uma recomendação prevista no Código de Defesa do Consumidor e do Ministério Público Federal para restringir o envio do SMS Marketing, fazendo com que as operadoras solicitassem uma autorização à pessoa que for receber o SMS, chamado opt-in.

Já faz mais de um ano que o consumidor tem preservado seu direito de escolha de conteúdo; porém, apesar das restrições já estarem em vigor, muitas empresas ainda planejam suas campanhas de marketing promocional baseadas no SMS, por não saber dessa regulamentação.  Aí vem nosso dever de orientar quem consome esse tipo de conteúdo.

Defendemos o SMS como uma ferramenta estratégica. Para nós, é uma questão de respeito com o usuário e também uma forma de preservar o SMS como um canal de conteúdo relevante para o consumidor.

Para evitar que você não seja onerado com penalidades previstas nessa regulamentação, nós aqui da Zenvia sempre orientamos a não enviar SMS com conteúdos promocionais e de marketing, do mesmo modo que apresentamos os benefícios do SMS para relacionamento, fidelização e informação. Afinal de contas, o SMS é um aliado para o consumidor, e queremos que a comunicação transmitida seja relevante, que agregue serviço e valor para a empresa e para sua comunicação.

Outra preocupação nossa é em relação à banalização do SMS, assim como acontece com o e-mail, cujas mensagens são apagadas por muitas pessoas antes de serem lidas. Muitas empresas acreditam que, enviando um SMS promocional, estão fazendo marketing com apelo positivo à marca. Pelo contrário, na realidade estão prejudicando sua imagem e tentando promover a venda de um jeito muito chato.

O SMS tem de ser usado de forma adequada, sem spam ou abuso. Dessa forma, vamos garantir uma vida longa ao SMS, permitindo que mais empresas sejam beneficiadas. E acima de tudo, estaremos juntos, fortalecendo de forma duradoura a imagem e a presença móvel das empresas.

Poucas empresas que usam o SMS na sua comunicação conhecem as características do SMS Marketing. Como o nome já diz, é utilizado como um canal de publicidade, que visa gerar venda ou promover algum produto, por muitos chamados de SMS promocional.

Na Zenvia, por tudo que defendemos ao longo deste texto, não enviamos esse tipo de conteúdo, de SMS marketing. Aqui o SMS só é utilizado para informar ou interagir com os públicos de sua empresa, por meio de avisos, lembretes, indicadores, pedidos, autorizações, confirmações e muito mais do que você imagina.

Escrito por

Zenvia