SMS irregular causa dores de cabeça

A ideia de receber SMS de forma massiva e inconveniente assusta consumidores. Assim como aconteceu com os spams nos e-mails, essa história está se repetindo. A pirataria já invadiu o vasto universo das indústrias de produção de CDs, DVDs, óculos, eletrônicos, e agora vem atacando até mesmo os serviços móveis, como é o caso do SMS.

Essa prática incomoda o usuário e causa apreensão no segmento de mobilidade. Essa modalidade de SMS é conhecida como SMS SPAM ou Pirata, e o conteúdo dessas mensagens é caracterizado por não ter sido solicitado ou ser ofensivo para quem o recebe. São enviados, na maioria das vezes, utilizando conexões de brokers internacionais ou o que chamamos de “torpedeiras”.

Brokers internacionais: oferecem o serviço de envio de SMS não homologados pelas operadoras de telefonia móvel nacional, ou seja, prestam o serviço de forma irregular. Nesses casos, as mensagens são enviadas para outros países, como Rússia e Argélia, fazendo com que a mensagem percorra um longo caminho até ser repassada aos usuários das operadoras nacionais. Esse tipo de envio não permite o rastreamento da mensagem, e os recursos tecnológicos desses fornecedores são inferiores, não permitindo nem mesmo o acompanhamento do status de entrega dos SMS. Quem usa esse SMS não tem controle sobre o uso!

Torpedeiras: outra forma de burlar o envio é por meio de “torpedeiras”. Essas empresas compram milhares de chips de uma determinada empresa de telefonia móvel e criam uma espécie de hub no qual são plugados todos esses chips, que nada mais são do que um chip comum de celular. Isso causa muita confusão na cabeça do destinatário, pois ele recebe o SMS de um número de celular comum, que o faz pensar que aquele é o telefone da empresa da qual ele recebeu o SMS. Quando o cliente liga de volta, não chega a lugar nenhum!

Além de irregularidades na forma de envio, também há aquelas empresas que infringem a regra e vendem, junto do disparo de SMS, um banco de dados de telefones para os quais as mensagens são enviadas. Isso é totalmente ilegal, visto que o opt-in é obrigatório.

Levamos muito a sério o nosso negócio e a nossa relação com você. Por isso, a Zenvia trabalha ao lado das operadoras. Aqui não tem “dor de cabeça” para os nossos clientes. Pela nossa plataforma, o SMS só passa pelos caminhos oficiais.

#ficaadica: Preze pela segurança e pelos dados de seus clientes.

Zenvia: muito mais segura do que você imagina.

Escrito por

Zenvia