SMS estreita relação entre Administração Pública e cidadão

Você sabia que o Brasil é o maior mercado mobile da América Latina? Segundo previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até 2018 serão mais de 350 milhões de linhas telefônicas no País. Grande parte dessas linhas continuará sendo de contas pré-pagas. Atualmente, de acordo com a pesquisa “MMA Mobile Report 2015”, cerca de 60% dos planos de telefonia móvel são pré-pagos, com acesso limitado de pacotes de dados de internet.

Isso quer dizer que o SMS continua sendo uma estratégia de comunicação importante graças a duas de suas principais características: conteúdo mais acessível, já que não depende de internet; e assertividade, com uma taxa de abertura de 98%. Recebido em tempo real e com custo mais econômico do que outros canais de comunicação (call centers, malas diretas etc.), esse recurso adequa-se a todos os tipos de atividade de prestação de serviços, funcionando, inclusive, como um canal direto de comunicação entre o governo e a comunidade.

SMS como forma de comunicação do governo
“O SMS pode ser utilizado em diversas esferas da Administração Pública, desde órgãos da administração direta (ministérios e Presidência da República) até em prefeituras e secretarias municipais. Além disso, pode abranger também empresas de economia mista, que prestam serviços à população como fornecimento de água e energia elétrica”, explica o executivo de Negócios da Zenvia, Fábio Viegas.

Os possíveis usos do SMS pela esfera pública são variados. SMS para denúncias, SMS para emergência, SMS para alertas de chuva ou SMS para avisos sobre tributos são apenas alguns dos exemplos de como esse tipo de mensagem pode ser utilizada para informar sobre obras, quedas de energia, abastecimento de água, desastres, pagamentos de impostos e outros alertas e avisos de interesse público.

O recurso ainda funciona para que órgãos comuniquem sobre mobilizações, campanhas de saúde, convites de audiência pública e divulgação de projetos sociais. Essa comunicação estreita os laços entre o setor público e diversas instâncias privadas como empresas, consumidor final e a comunidade em geral.

Para Fábio Viegas, existem vários motivos que tornam o SMS um perfeito canal de comunicação do governo: “O caráter universal da ferramenta e a possibilidade de conduzir grandes ações de comunicação em massa quase que instantaneamente e de maneira eficaz são alguns deles”. O executivo de negócios ainda reforça que há outras vantagens como o aspecto econômico favorável e a sustentabilidade que esse recurso oferece.

Cases de comunicação do governo
Várias instituições públicas já fazem uso estratégico do SMS como canal de comunicação do governo e administração pública. É o caso do Ministério da Educação, por exemplo, que utiliza mensagens de texto como forma de disponibilizar senha para acesso a serviços web: renovação de cadastros para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e consulta a informações de provas no período do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre outros.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é outro órgão que usa o SMS como ferramenta de comunicação. A instituição envia mensagens para seus empreendedores com dicas sobre os serviços disponíveis e outras informações relevantes para o cotidiano de micro e pequenas empresas.

Em outro exemplo de mensagem de texto, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) envia sms para emergência, por exemplo, quando ocorrem quedas de energia, mantendo os usuários cadastrados informados e evitando congestionamentos da central de atendimento do órgão.

Escrito por

Zenvia