SMS em massa: é possível segmentar o público?

Você sabia que enviar SMS é uma ótima forma de atrair clientes? Devido à infraestrutura de internet e comunicações não ter qualidade uniforme em todo o território brasileiro, o envio de SMS em massa tem melhorado a comunicação de diversas empresas com o público-alvo.

Sabemos o quanto a comunicação tem avançado com as redes sociais. O problema é que as empresas têm perdido espaço dentro das plataformas, seja pela alta concorrência ou pelo grande número de distrações. Por isso, a comunicação tem sido menos efetiva com os seus usuários.

Por esse motivo, as companhias têm procurado alternativas em que o contato seja direto com os clientes, tornando o sistema de envio de SMS em massa atrativo para desenvolver campanhas de marketing. Mas, afinal, é possível segmentar o público nesse formato? Confira abaixo!

Entenda como o envio de SMS em massa segmenta o público

O envio de mensagens sem uma estratégia definida pode resultar em um grande custo para a companhia, porque não é possível medir e avaliar se a comunicação está sendo feita com o público certo.

Para ilustrar essa situação, imagine que a sua empresa venda artigos esportivos. O problema é que, caso não tenha uma persona definida, o custo por cliente passa a ser maior, já que a campanha vinculará também entre pessoas desinteressadas no assunto.

Por esse motivo, é preciso retirar o público que não está interessado, afinal, o valor investido na estratégia poderia ser melhor aproveitado nos reais compradores. Dito isso, como segmentar os clientes usando o SMS?

Verifique potenciais clientes

Uma boa forma de medir os seus potenciais clientes é oferecendo alguma oferta exclusiva do produto/serviço. Assim, eles terão a oportunidade de experimentá-lo e, se interessar, poderão adquirir o produto.

Para isso, caso tenha uma lista de contatos, ofereça cupons de desconto para a primeira compra. Quando a pessoa acessar a sua loja, poderá verificar quais produtos oferece, criando maior interesse.

Outro exemplo é oferecer uma amostra grátis do seu serviço. Caso você dê aulas de ingles ou tenha um curso de ingles online, por exemplo, ofereça uma aula experimental. Dessa forma, se for algo que atraia o cliente, ele gostará de frequentar as aulas completas do curso.

Depois de identificar os potenciais clientes, a companhia pode optar por usar a própria plataforma para retirar o público desinteressado ou por enviar uma mensagem perguntando se a pessoa pode ser retirada da lista.

Ao verificar que o usuário deseja continuar recebendo ofertas, inclua a opção de parar o recebimento de SMS, permitindo que a própria pessoa tome a decisão. Esse processo dá à empresa uma visão mais específica dos seus reais compradores.

Veja as vantagens em enviar SMS em massa

Uma das maiores vantagens do SMS em massa é em relação ao custo-benefício, comparado ao disparo de e-mails convencionais. De acordo com o estudo feito pela empresa americana Leads360, a taxa de abertura do SMS é de 98%, enquanto a do e-mail é de 22%.

Além disso, de acordo com Chuck Martin, autor do livro Mobile Marketing, a estratégia de SMS é um dos meios de comunicação mais ativos do mundo, já que a taxa de leitura ultrapassa os 90%.

Outro fator que devemos considerar é a qualidade da internet no país. Nem todos os brasileiros contam com uma internet móvel em seus celulares, tornando as campanhas de e-mail menos efetivas. Por outro lado, o SMS conta com maior alcance de pessoas, já que ele só depende de uma rede móvel disponível.

Como vimos no artigo, o disparo de SMS é uma opção interessante para segmentar clientes. A alternativa permite uma melhor conexão com os seus usuários, já que não há distrações causadas pelas redes sociais.

E você, quer saber mais sobre SMS em massa? Conheça o Zenvia Attraction!

Escrito por

Zenvia