Smart conversations: como tornar um chatbot inteligente?

Automação com chatbots inteligentes otimiza o atendimento e diminui tarefas operacionais. Será que você conhece os princípios para fazê-la?

Smart conversations são diálogos significativos, relevantes e não limitados às regras preestabelecidas pelos programadores do software conversacional. São conversas avançadas realizadas entre um chatbot inteligente baseado em inteligência artificial e uma pessoa.

O desafio das empresas é acompanhar os avanços do Processamento de Linguagem Natural (NLP), do Aprendizado de Máquinas (Machine Learning), do Big Data e da Inteligência Artificial (AI) para transformar simples atendimentos online em verdadeiras conversas com sentido. Mas será que sua empresa está usando essas tecnologias corretamente para gerar smart conversations?

Confira neste post como a Inteligência Artificial usada nos chatbots eliminará os limites das conversas e proporcionará uma melhor experiência para seus clientes!

O diferencial das Smart Conversations

Manter uma conversa relevante e significativa é um desafio até mesmo para os seres humanos. Afinal, responder a um diálogo depende do histórico de interação, da estrutura da sentença, do dia e horário, entre outros detalhes que influenciam diretamente na compreensão das frases.

Por exemplo, a frase: “Ótimo! Agora meu voo demorará mais uma hora para partir!”, pode ser interpretada de forma positiva ou negativa. A pessoa pode estar agradecendo por ter conseguido um adiamento do seu voo ou estar irritada pelo atraso gerado pela companhia área. O contexto é que determinará qual é o sentido exato da expressão e qual deveria ser a resposta do seu chatbot.

A alternativa encontrada por diversos agentes virtuais foi a padronização dos diálogos com regras fixas. Assim, o robô não aprenderá com as interações e não saberá como responder às demandas não previstas em sua programação. Quase sempre, nesses casos, a conversa é linear e segue um padrão fixo entre seu início e final.

Já as smart conversations combinam NLP, Big Data e Machine Learning para aprimorar a Inteligência Artificial dos chatbots e permitir que eles criem diálogos únicos com base no contexto dos usuários. Ou seja, permite que o software tenha autonomia para responder às interações. Certamente, a evolução dos agentes virtuais passa por essa utilização da AI.

3 formas de não errar ao adotar chatbots inteligentes

Existe uma crença infundada de que a Inteligência Artificial evolui autonomamente, sem nenhuma intervenção humana. Na verdade, a AI dá autonomia ao chatbot, permitindo que ele interaja com originalidade, mas precisa de profissionais qualificados para aprimorar seu desenvolvimento.

Abaixo, listamos 3 dicas para usar corretamente os chatbots com AI e criar conversas inteligentes:

1. Delimite as funções do seu chatbot

Orientar seu bot a atender uma ou poucas funções é uma forma de acelerar o seu desenvolvimento. Com isso, os usuários farão solicitações com alguma semelhança, variando apenas a linguagem, o contexto ou os momentos. Depois, vá adicionando outras funcionalidades.

2. Apoie a aprendizagem do seu chatbot

Existem dois profissionais que podem apoiar o desenvolvimento de seu bot: o especialista em atendimento da sua empresa e o profissional especializado em AI. Ambos ajudam a ampliar as funcionalidades do seu chatbot, reorientar respostas pouco coerentes e melhorar a qualidade das informações prestadas.

3. Permita a socialização da aprendizagem

Quanto mais interações, melhor será a capacidade do seu chatbot de reconhecer os contatos dos usuários e aprimorar suas respostas. Agora, imagine se você permitisse que uma empresa usasse os dados das interações de outros bots para melhorar o seu bot. Certamente, isso ajudaria a aperfeiçoar seu atendimento. Para isso, é fundamental contar com um parceiro sério, que não disponibilize informações sensíveis ao seu negócio, apenas dados compartilháveis.

Usar conversas inteligentes será uma obrigação para os chatbots do futuro. No entanto, sua empresa já pode se antecipar a essa tendência e aplicar as dicas listadas acima para gerar uma melhor experiência para seus clientes.

Você acredita que a inteligência artificial pode gerar smart conversations e uma melhor experiência para seus clientes? Então, continue sua visita em nosso blog e descubra 5 inovações em marketing que a sua empresa precisa conhecer!

 

Leia Também:

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia