Sistema de SMS: mais lucro e menos cobrança

A desaceleração da economia brasileira, o encarecimento do crédito e o avanço da inflação têm pressionado as empresas de diversos setores a reduzirem seus gastos operacionais e otimizarem recursos. Os desafios são ainda maiores se olharmos as pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indicam que o número de consumidores inadimplentes aumentou 4,6% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O mesmo estudo indica um crescimento na demanda de serviços especializados prestados por empresas de cobrança. No entanto, investir nesse momento de incertezas é bastante arriscado. Fica então a questão: Como fazer mais com menos?

O uso de dispositivos móveis é uma saída viável, estratégica e de baixo custo para ajudar as empresas a equacionarem as finanças diante do novo momento econômico que vivemos. Pela efetividade e baixo custo, os aplicativos móveis e as mensagens via SMS (Short Message Service ou, em português, Serviço de Mensagens Curtas) são extremamente atraentes para agilizar o trabalho de empresas que atuam na cobrança de clientes inadimplentes.

Um sistema de SMS, por exemplo, oferece soluções que substituem telefonemas com qualidade, assertividade e instantaneidade, garantindo suporte na rotina de empresas desse segmento e evitando custos extras. Dados do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) revelam que o contato por SMS garante retorno de 20% a 30% maior em renegociações de dívidas em comparação com outros canais, como e-mail, carta e telefone. Além disso, o custo é 95% menor se comparado aos demais recursos.

Funciona assim: com um sistema de envio e interação por SMS, a empresa envia um comunicado sobre a dívida por mensagem. O cliente pode responder de acordo com o seu interesse e até receber o código de barras, de forma segura, para saldar o débito. A vantagem da prática é estabelecer um contato direto em que o cliente sente-se menos constrangido do que quando contatado por telefone. O canal também possibilita o envio de mensagens programadas para dias e horários mais convenientes.

A partir do aumento da demanda das empresas de cobrança, e diante do desafio de reduzirem custos operacionais, a comunicação via dispositivos móveis, especialmente com a utilização do SMS, é cada vez mais estratégica. Um sistema de SMS bem desenvolvido é instantâneo, garante assertividade e maior retorno em renegociações de dívidas. Para tanto, o sistema deve proporcionar e facilitar uma maior interação com o cliente e estar integrado aos demais canais.

O desafio é “personalizar” a ação de cobrança para cada cliente – Identificar o canal mais efetivo e os momentos certos na utilização deste canal, durante todo o processo de cobrança e/ou renegociação da dívida, para cada cliente.

Por Márcio Capassi, Head de Soluções da Zenvia

Escrito por

Zenvia