SIP Trunking: o que é e como escalar a comunicação da empresa com essa solução

Saiba como funciona o SIP Trunking e entenda como essa solução para telefonia pode auxiliar no gerenciamento de ligações da sua empresa

SIP, abreviação para Session Initial Protocol, é uma tecnologia voltada para a sinalização e controle de comunicações multimídia. 

Diferentemente de linhas telefônicas  tradicionais, o SIP Trunking não necessita de nenhum fio físico, permitindo que seus usuários façam e recebam ligações “virtualmente” através de um provedor. 

Assim, é possível realizar um alto volume de ligações e operações complexas sem se assustar com a conta telefônica no final do mês. 

Conheça os principais benefícios dessa tecnologia inovadora e saiba como aplicá-la na prática!

Quais os benefícios do SIP Trunking?

1. Economia de gastos 

Com uma plataforma de telefonia as contas telefônicas podem vir muito altas no final do mês, excedendo os custos planejados caso não haja um controle estrito. Já por meio do SIP Trunking é possível até realizar chamadas internacionais por um preço muito mais em conta. 

2. Mobilidade 

Com esse software de telefonia, a empresa e seus colaboradores ganham mobilidade, podendo usar diversos dispositivos, como tablets, computadores e celulares para fazer ligações, receber chamadas e enviar mensagens de voz. 

3. Escalabilidade 

O ganho de escalabilidade se dá por meio da possibilidade de utilizar várias linhas telefônicas simultaneamente sem o aumento significativo de custos. Assim é possível otimizar as estratégias da empresa de prospecção de clientes e captação de clientes sem afetar o orçamento!

4. Gerenciamento 

Ao utilizar o SIP Trunking, o gerenciamento de ligações é otimizado e simplificado. O ajuste do roteamento de chamadas, a alteração de ramais ou a adição de linhas telefônicas podem ser feitos de maneira intuitiva através de portais de gerenciamento de fácil utilização. 

Como aderir ao SIP Trunking? 

Por meio de APIs, produtos ou módulos é possível integrar o SIP Trunking com sua plataforma ou seus próprios softwares de telefonia. 

Com a solução de voz da Zenvia, por exemplo, é possível usufruir de todos os benefícios trazidos por essa tecnologia adquirindo pacotes de API de voz, pois essa é uma das funcionalidades incluídas no produto. 

Além disso, ainda é possível usufruir de gravações das chamadas, conversão automática de texto em voz, ligações verificadas pelo Google, adaptação do número utilizado, suporte ao cliente, entre outros. 

Portanto, inclua a adoção de um provedor SIP no planejamento estratégico de sua empresa e ganhe benefícios nas mais diversas áreas, desde o pré-venda até o pós-venda, além de reduzir custos através dessa tecnologia inovadora. 

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como atender um cliente e combine nossas quatro dicas essenciais com a tecnologia SIP Trunking para aumentar suas vendas e fidelizar clientes!

Categorias:
Escrito por

Zenvia