Sindicatos: tenha uma boa comunicação com os filiados

Representantes dos principais interesses de grupos, os sindicatos necessitam de um bom plano de comunicação. E, em um mundo com inúmeras opções de tecnologias para interação com pessoas, o maior desafio é encontrar a ferramenta mais efetiva, isto é, com a maior taxa de alcance de público.

Para auxiliar nessa escolha, trouxemos neste post alternativas e possibilidades valiosas para manter uma boa comunicação com os filiados. Acompanhe:

4 ferramentas para melhorar a comunicação

Sabe-se que qualquer meio informativo demanda um mínimo de recursos para veicular notícias de maneira eficiente. Nesse sentido, um sindicato precisa dispor de orçamento específico para a comunicação antes de definir o tipo de contato que terá com seus filiados. Após arrecadação de um valor, é possível se organizar e escolher a melhor alternativa entre portais digitais, softwares e mídia impressa.

Veja abaixo as alternativas mais viáveis:

1. Manter um site oficial do sindicato

Hoje, é difícil encontrar entidades e organizações importantes que não possuam site próprio. Em um endereço oficial, o sindicato pode manter dados e informações de tudo o que diz respeito ao grupo representado, bem como notícias e informes atualizados. Para a comunicação, só se torna uma ferramenta completa para quem faz visitas regulares, o que demanda a cada filiado atitude própria para buscar a informação.

2. Divulgar nas redes sociais

Comparadas ao site, as redes sociais são espaços mais informais e que permitem um maior grau de interação entre os contatos. Além disso, elas permitem a criação de grupos de discussão específicos.

Considerando que hoje a maioria das pessoas são usuárias do Twitter e Facebook, essas redes podem se tornar uma opção valiosa para divulgação de notícias e convocações de reuniões do sindicato.

crie as melhores campanhas de marketing com sms

3. Enviar e-mail para os filiados

Ferramenta bastante utilizada por entidades representativas, o e-mail permite que o comunicador do sindicato envie mensagens para todos os contatos registrados na conta de uma só vez. Tal característica agiliza o envio de informes e notícias importantes aos filiados, além de garantir que ninguém fique de fora da lista.

4. Enviar mensagem SMS para os filiados

Para um sindicato, esta talvez seja a opção mais vantajosa como meio de veicular a comunicação, por inúmeros motivos. Primeiramente porque, comparadas às mensagens de e-mail que possuem uma taxa de abertura de 20%, as mensagens via SMS chegam a ter uma taxa de abertura de 97%. Nada fora da realidade, visto que atualmente as pessoas utilizam o celular em qualquer lugar.

Outro motivo está no fato de que a mensagem via SMS ocorre de maneira privada e atinge somente o público-alvo — que, nesse caso, são os filiados. Assim, a entidade não precisa se preocupar em adequar a linguagem das mensagens a um público amplo e que possui acesso aos demais meios de comunicação, como site, boletins e redes sociais. Resultado: além de eficiência e bom alcance, o SMS garante privacidade.

Como manter uma boa comunicação via SMS

Ao optar pelo serviço de SMS como principal meio de comunicação, os sindicatos devem procurar um recurso ainda mais específico, que é o SMS corporativo. Com ele, as entidades podem interagir com seus filiados de maneira rápida e eficiente, o que contribui para o fortalecimento da relação entre as partes.

O serviço conta com ferramentas de avisos e lembretes de eventos, reuniões e encontros importantes aos associados. Diferentemente do modelo tradicional, o SMS corporativo ainda oferece benefícios em forma de agilidade de comunicação, redução de custos operacionais e informação direta e sem intermediários, o que permite otimizar cada processo dentro do sindicato.

[Sindicato]: Ana, contamos com vc as 17h na Praça Matriz p/ promovermos a grande passeata p/expor nossas necessidades e solicitações de benefícios. Até amanhã!

[Cooperativa]: Temos uma reunião na quinta, 27, as 19h sobre relatórios financeiros e novas propostas de parcerias. Sua presença é fundamental. Não se esqueça!

Além de saber como manter uma boa comunicação, um sindicato precisa garantir que o conteúdo das informações sejam relevantes para seus filiados. Nesse sentido, vale aproveitar o próprio SMS corporativo como uma ferramenta para solicitar avaliações frequentes do atendimento oferecido.

Escrito por

Zenvia