Serviço de envio de SMS: como escolher para a sua empresa?

Uma pessoa confere seu celular de 150 a 200 vezes por dia, em média. No Brasil, há um smartphone ativo por habitante. 98% dos textos enviados via Short Message Service (SMS)  são lidos em 2 minutos e, após 24 horas, a taxa de abertura se aproxima de 100%. No entanto, a escolha de um serviço de envio de SMS de baixa qualidade — e que não adota as boas práticas do mercado — pode afetar a eficiência da comunicação e a imagem da empresa junto aos clientes.

Para ajudá-lo a evitar esses problemas, indicaremos alguns itens que precisam ser considerados por você na hora de avaliar, comparar e selecionar um serviço de envio de SMS. Continue a leitura e conheça cada um deles!

Confira as funcionalidades da plataforma de envio de SMS

Simples, intuitiva, personalizável e aderente ao seu modelo de negócio — esses são os 4 adjetivos característicos de uma boa plataforma. Algumas funcionalidades podem comprovar facilmente se esses atributos farão parte ou não de seu próximo serviço de envio de SMS. Por isso, avalie se a solução:

  • oferece a possibilidade de inclusão de usuários com tipos diferentes de permissão e acessos;
  • gera um short code exclusivo para o envio das mensagens — ou seja, um número curto de até 6 dígitos e único, capaz de gerar maior confiabilidade para os usuários que recebem os comunicados da organização;
  • facilita a relação em duas vias usando o SMS interativo, permitindo ao consumidor responder ao texto recebido para esclarecer dúvidas, por exemplo;
  • possui uma interface intuitiva e familiar para a criação de mensagens e monitoramento da campanha.
  • possibilita o agendamento de envio de SMS para dias e horários mais cômodos para seus consumidores — e estratégicos para a sua empresa;
  • permite a criação de grupos segmentados para aumentar o nível de personalização das campanhas;
  • informa ao administrador da plataforma sobre os disparos de SMS efetuados e agendados.

Essas funcionalidades garantem praticidade e agilidade na configuração e disparo das campanhas. Também oferecem mais segurança e transparência no seu uso e resultados.

Analise se o serviço de envio de SMS segue boas práticas de mercado

Desde 2012, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) exige que todas as campanhas de SMS Marketing ofereçam a possibilidade de o consumidor escolher continuar recebendo ou não as mensagens de determinada instituição.

Contudo, nem todos os serviços de envio de SMS dão essa alternativa ao cliente. Outras plataformas não criam uma black list, nem fazem a higienização da base de contatos com as informações de números que não devem receber mensagens. A falta dessas boas práticas pode gerar penalidades e outros inconvenientes para as organizações.

Boas plataformas também permitem o controle da frequência de envios de SMS Marketing para um mesmo número. Assim, você garante que um usuário não receberá muitas comunicações da empresa em determinado período. Seguindo essa regra, suas mensagens jamais serão vistas como inconvenientes!

Por fim, uma última boa prática é a inserção automática do nono dígito do contato quando há alterações na rede. Isso evita desperdício de tempo com atualização dos dados cadastrais dos clientes, bem como o envio de mensagens para números inválidos.

Questione sobre integrações da plataforma com outros sistemas

Algumas soluções de envio de SMS possuem integração com plataformas de gestão, por exemplo. Essa integração facilita a elaboração de campanhas e análise dos resultados.

Existe ainda a possibilidade de disparar SMS de alerta aos clientes sempre que um arquivo for carregado no FTP (File Transfer Protocol) da empresa. O que facilitaria a interação com clientes ativos e contratantes de serviços, por exemplo.

Por fim, uma boa solução pode ser integrada ao software de gestão de relacionamento com clientes (CRM) e ao seu banco de dados para disparar as campanhas. Assim, não há a necessidade de cadastrar duas vezes um mesmo contato.

As integrações reduzem o tempo gasto com o planejamento de campanhas, segmentação de listas e envios de SMS em massa. Também ajudam a automatizar algumas comunicações e a aumentar a produtividade da equipe responsável pela estratégia.

Considere a equipe de suporte e atendimento ao cliente

Imagine planejar, configurar e agendar o disparo de uma campanha, mas perceber que a plataforma ficou indisponível e falhou com seu programa. A situação nada agradável pode acontecer se o serviço de SMS contratado não oferecer monitoramento técnico todos os dias da semana.

Outra situação constrangedora é a de necessitar de suporte para resolver um problema e não receber um atendimento personalizado — ou ainda a de solicitar uma consultoria para apoiar a estratégia de comunicação via SMS de sua empresa e não obter a ajuda necessária.

Portanto, avalie a expertise, o tamanho da equipe de suporte técnico e o padrão de atendimento ao cliente dado pela empresa selecionada.

Compare a relação custo-benefício, não apenas o preço

Por fim, decida pelo serviço de envio de SMS considerando todos os pontos anteriores — e não só o preço. Considere também os modelos de cobrança e planos oferecidos pelo prestador. Por exemplo, entenda se sua empresa precisará contratar uma franquia pós-paga ou um pacote pré-pago.

Não é difícil encontrar uma plataforma completa, com bom nível de segurança e suporte técnico profissional. Também não é trabalhoso optar por um serviço de envio de SMS que seja extremamente aderente às necessidades de sua empresa — e que apresente uma excelente relação custo-benefício. Com poucas pesquisas você conseguirá avaliar funções e histórias de clientes satisfeitos, bem como solicitar uma demonstração da solução.

Utilizar um bom serviço de envio de SMS é fundamental para organizações que desejam aperfeiçoar as técnicas de comunicação e engajamento de seus clientes com a marca. Para aperfeiçoar ainda mais o atendimento, reunimos outras 8 dicas que ajudarão a mapear e superar os principais desafios dessa área. Baixe agora mesmo o e-book “Qualidade de atendimento” e confira!

Escrito por

Zenvia