Os 4 segredos da captação de novos clientes para a sua empresa

A captação de clientes já foi uma tarefa bem mais difícil e trabalhosa. Grandes corporações investiam alto na comunicação de massa e os médios e pequenos negócios usavam da “tática da formiga” — praticamente buscando os clientes um a um. Essa realidade mudou. A comunicação se tornou mais direcionada para públicos específicos e a maioria das empresas pode elaborar uma boa estratégia de captação — mesmo quando não existem recursos para grandes investimentos.

Por outro lado, os conhecimentos sobre como conquistar clientes se tornou uma grande “arma” para quem os possui. Uma boa estratégia; estar atento às tendências de marketing; ações bem elaboradas e executadas; o direcionamento correto dos recursos; e a agilidade em se adaptar e aprimorar se tornaram pontos-chave para uma boa captação.

Mas de qual conhecimento estamos falando? Como colocá-lo em prática? Que ações devem ser priorizadas? Essas são algumas das perguntas que responderemos neste post! Para isso, precisamos começar a questionar quem tem as melhores respostas: o cliente!

1. Conheça como o seu cliente compra

Atualmente, as estratégias de marketing são baseadas no comportamento do cliente. No lugar de desenvolver o modelo de negócios e os procedimentos operacionais de acordo com a conveniência da empresa — como fazíamos no passado —, as organizações buscam compreender os hábitos de consumo do cliente e se adequar a eles.

Essa postura torna todo o processo de captação mais natural e eficiente. Isso acontece porque, se você está ciente de que o seu público sempre pesquisa na internet antes de comprar, pode garantir uma boa presença online. Já se notou que ele prefere seguir indicações de conhecidos, é possível estimular essa recomendação de clientes fidelizados.

2. Entregue valor

Obviamente, não adianta conhecer o consumidor, seu índice de satisfação e seus hábitos de compra se não entregarmos o que ele necessita e deseja. É preciso desenvolver uma solução que resolva os problemas dos nossos clientes de uma forma valorizada por eles.

Se ele preza por um espaço para estacionar o carro com tranquilidade, é preciso oferecer um estacionamento. Já se ele prefere a proximidade ou facilidade de transporte público, é necessário escolher bem a localização da loja.

Caso o consumidor tenha dificuldade de avaliar o produto, você pode ajudá-lo nisso. Algumas vezes são ações simples, mas que oferecem um conforto ao consumidor!

3. Comunique o valor

Não adianta ter o melhor produto do mundo e não divulgá-lo, não é mesmo? É por isso que você precisa de um bom plano de comunicação para disseminar as informações sobre o seu negócio.

Com o marketing digital, essa tarefa ficou muito mais acessível e pode ser desenvolvida de acordo com a capacidade de investimento de cada negócio.

Além disso, é possível monitorar os resultados com maior precisão e, assim, direcionar suas ações para o que realmente funciona.

4. Treine a equipe

Por fim, a qualidade de atendimento também ajuda a engajar clientes, mas não é esse o principal motivo de lembrarmos do treinamento. Um bom atendimento é um requisito indispensável para que você aproveite os clientes que captar — vendendo para eles.

O atendimento é parte importante de uma boa experiência de consumo — e isso ajuda a encantar clientes e a fidelizá-los. Como resultado, eles se tornam mais engajados e podem auxiliar na captação, divulgando e avaliando positivamente a sua empresa.

Mas não se esqueça! Uma boa captação de clientes depende de metas e objetivos muito bem definidos. Além disso, é importante acompanhar os resultados com métricas, para saber o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

Quer saber mais? Assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais para receber mais dicas e informações úteis para o seu negócio!

Escrito por

Zenvia