Saiba como usar SMS no aprendizado de idiomas

A tecnologia tem sido uma forte aliada no aprendizado de idiomas. Recursos como sites, audiobooks e aplicativos são apenas algumas das opções mais utilizadas para aprender um novo idioma. Entretanto, mostraremos a você como usar SMS no aprendizado, como uma alternativa simples e inovadora. Este recurso tem ajudado estudantes do mundo inteiro a aprender novas línguas e as escolas a conquistarem mais credibilidade e confiança. Confira!

O SMS como estratégia nas escolas de idiomas
Aprender uma nova língua exige motivação e dedicação diária, o que acaba desmotivando estudantes no meio do caminho. Diante desse cenário, a principal estratégia do SMS é estimular a aproximação do estudante com outro idioma, através da tecnologia móvel que integra o seu cotidiano. Uma alternativa vantajosa também para as escolas de idiomas, como forma de melhorar a comunicação com os seus estudantes e motivá-los a aprender também fora da sala de aula e também através de um curso de ingles online.

Como usar SMS no aprendizado de idiomas?
Enviar as lições ou exercícios apresentados durante a aula ou materiais extras, permite que os estudantes possam aprender a língua de qualquer lugar: no transporte público, no médico ou em casa, por exemplo.
E o mais importante: em horários flexíveis. O SMS, ao ser armazenado no aparelho, também possibilita que esses alunos possam consultar lições antigas de forma mais prática.

Aumentando o vocabulário com SMS
Em determinado espaço de tempo, envie uma lista de palavras novas para o estudante. O aprendizado de apenas 5 palavras por dia, com 15 minutos de prática, é capaz de aumentar potencialmente o vocabulário do estudante em pouco tempo;
Repita o envio de palavras ou lições iguais com intervalos de dias ou semanas. Essa é uma forma de ajudar os estudantes a memorizarem o vocabulário por meio da repetição;
Estimule uma disputa produtiva através de jogos e campeonatos. Pelo menos uma vez por mês envie perguntas ou palavras aprendidas durante as aulas, e peça para os estudantes enviarem respostas ou traduções. Os que responderem corretamente mais rápido podem ganhar uma pontuação extra ou até mesmo uma aula particular;
Compartilhe atividades e links de notícias que também estimulem a pesquisa e a curiosidade sobre a cultura e os acontecimentos de países falantes do idioma estudado;
Comunique-se! Não utilize o SMS como via única, mas como uma forma de se relacionar com os estudantes. Antecipar o conteúdo das aulas e responder suas dúvidas sobre assuntos ou palavras novas.

O SMS como aliado no aprendizado de idiomas
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o número de smartphones e tablets já é superior ao número de computadores no Brasil. Uma batalha de 306 milhões de dispositivos móveis contra 152 milhões de computadores pessoais e notebooks.
No país, a estratégia de utilizar o SMS ainda é recente, mas a sua eficácia já foi comprovada no Reino Unido. A revista acadêmica British Journal of Education Technology utilizou a tecnologia móvel para testar a eficiência do ensino de inglês em comparação aos métodos tradicionais e teve resultados bem-sucedidos.

O case da British Journal of Education Technology
Como amostra, foram utilizados 60 estudantes persas, que recebiam, por SMS, pequenas lições diárias de inglês, com expressões idiomáticas essenciais para a comunicação oral e escrita. Essas tarefas foram enviadas de acordo com um calendário específico determinado pelos próprios pesquisadores.
A estratégia permitiu que os estudantes não tivessem que procurar materiais de estudo adicionais e pudessem ter acesso a um conteúdo didático e de qualidade no próprio celular, de qualquer lugar em que estivessem.
O resultado da pesquisa comprovou que esses alunos estavam aprendendo muito mais rápido do que os colegas de classe que seguiam apenas os métodos tradicionais.

Como usar SMS de forma correta?
É importante que as escolas também prestem atenção na abordagem e no tamanho das lições enviadas. Textos muito grandes, palavras muito técnicas e uma linguagem muito formal podem afastar o interesse dos estudantes.
O SMS não deve ser utilizado como a única forma de ensino, mas um aliado na memorização e na democratização do aprendizado de idiomas.
E você, conhece outra técnica inovadora para o aprendizado de idiomas? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Escrito por

Zenvia