Saiba como usar datas comemorativas para desafogar o estoque

O gerenciamento de estoques é uma atividade altamente estratégica às empresas modernas. A análise constante do fluxo de entrada e saída de mercadorias é essencial para garantir a otimização de recursos ligados às rotinas de armazenamento. Para casos em que determinados produtos se acumulam nas prateleiras, porém, também existe uma luz: as promoções ligadas a datas comemorativas!

Se você procura alternativas para desafogar seu estoque — e, consequentemente, aumentar seu lucro —, encontrou o conteúdo certo! Neste post, você entenderá um pouco mais sobre a oportunidade de venda que reside em cada data especial celebrada pelo mercado. Além disso, também saberá de que forma é possível organizar o seu negócio e criar promoções inteligentes. Confira!

Como utilizar datas comemorativas para desafogar seu estoque?

Temos vários momentos do ano em que o mercado se vale de datas comemorativas para alavancar as vendas dos produtos estocados. Além das ocasiões comercialmente mais lucrativas, como Natal e Dia das Mães, as comemorações mais segmentadas como o Dia do Cliente também podem ser aproveitadas.

O uso de datas especiais com o objetivo de impulsionar as vendas, desafogando estoques e aumentando o lucro operacional, é uma prática bastante comum. Para tornar a aceitação mais orgânica, os lojistas formulam promoções atrativas, valendo-se dos ganchos sociais que as datas comemorativas oferecem. Com esse esforço, as chances de angariar resultados positivos e de bater as metas estabelecidas são geralmente maiores.

As promoções, portanto, despontam como uma das principais formas de estimular a venda de produtos que porventura estejam parados no estoque, inclusive congelando um capital importante para o fluxo de caixa da empresa. A questão, então, caminha para um novo aprofundamento: como é possível organizar os processos do negócio e, ao mesmo tempo, criar promoções inteligentes que alavancar o desempenho comercial da empresa?

Como organizar o seu negócio e criar promoções inteligentes?

Agora que você já está convicto que utilizar as datas comemorativas para estimular o escoamento de estoque é uma excelente ideia, chegou a hora de entender melhor como viabilizar promoções eficientes e lucrativas.

Primeiro, organize seu negócio

Infelizmente, problemas com estoques superlotados (inclusive ocasionando altos custos de manutenção) são bastante comuns no segmento varejista. Muito embora não haja como controlar todas as variáveis envolvidas na otimização do armazenamento, é plenamente possível otimizar as operações relacionadas à gestão de mercadorias.

Para ter mais segurança nas decisões que envolvem o estoque, certifique-se de saber qual é o fluxo regular de vendas. Identifique os produtos com maior saída e também aqueles que têm giro lento; e, na posse dessas informações, distribua seu capital com inteligência e cautela, assegurando que os itens mais requisitados estejam sempre disponíveis.

Em seguida, defina promoções atrativas

Depois de firmar e aplicar uma metodologia consistente de controle, garantindo mais assertividade na gestão de seu estoque, você terá mais confiança para elaborar ações de venda com foco estratégico e eficaz. É hora, portanto, de partir para a formulação de promoções atrativas!

Ao criar uma promoção, certifique-se de entender com propriedade o perfil do seu público-alvo, fazendo com que o atrativo seja percebido e valorizado pelos seus clientes. É possível, por exemplo, investir em brindes, compras combinadas (pague um, leve dois) e métodos diferenciais de pagamento (em até 6x), sempre resgatando a ocasiões especial que motiva a condição imperdível de compra.

Por fim, divulgue suas promoções

Uma vez estruturada, você precisa assegurar que seu público tomará conhecimento da promoção em vigor. Não economize esforços para divulgá-la! Utilize as mídias disponíveis (principalmente as redes sociais, que têm um ótimo custo-benefício) e provoque a máxima mobilização possível em torno da sua ação.

E lembre-se: nem só de novos clientes vive um negócio saudável. A cada nova promoção relacionada a datas comemorativas, acione sua base de consumidores e comunique-os a respeito da promoção. Uma ótima forma de fazer isso é disparar informações atrativas via SMS, maximizando as chances de que você consiga efetivamente desafogar o seu estoque.

Gostou do conteúdo e quer continuar a aprender técnicas valiosas para aumentar a recompra e a rentabilidade no varejo? Então confira qual é a melhor forma de fazer campanhas com cupom de desconto!

Escrito por

Zenvia