Saiba como chatbots podem te ajudar a conseguir leads qualificados e clientes

Sabemos que está cada vez mais difícil aumentar as vendas em um empreendimento. Com o crescimento no número de concorrentes, a empresa que deseja ter sucesso deve buscar formas de conquistar mais leads qualificados.

Diferentemente de um simples lead, que apenas demonstrou interesse na sua oferta, um lead qualificado está mais propenso a fechar a compra com a loja.

Por conta das inovações, algumas companhias começaram a utilizar softwares automatizados para  reduzir tempo de atendimento e a aumentar a conversão — os chamados chatbots. Resumindo a explicação, os chatbots são robôs de conversas que podem ser usados para diversas ações que reduzem custos e otimizam processos.

A captação e qualificação de leads é um desses casos de uso. Usando a metodologia do marketing conversacional, confira os benefícios do uso de robôs para resolver as seguintes questões:

Monitoramento do usuário no fluxo de conversão

Um problema encontrado pelas companhias é a dificuldade de aumentar a conversão de visitantes para leads qualificados. Isso ocorre pela falta de ações que chamam para a conversão.

Buscando uma solução para essa questão, os chatbots são programados para serem gatilhos de ação. Sejam para incluir um vistante em um fluxo de nutrição, seja para oferecer ofertas complementares em momentos de compra ou retorno de visitas.

Conhecimento do histórico de interação

Se o seu usuário já aceitou conversar com o seu chatbot dentro do seu site ou no messenger, o seu bot pode ser ativo e enviar notificações que façam sentido para o lead/cliente.

É possível fazer ações de cross selling ou up selling. Além de enviar ofertas daquilo que o usuário já demonstrou interesse.

Tire as dúvidas dos clientes de forma eficiente

Quando um usuário tinha dúvidas sobre determinado produto, era natural que ele buscasse primeiramente pela seção de questões mais frequentes sobre a mercadoria. O problema é que essa estratégia rapidamente se tornou obsoleta.

Por conta de menus confusos, oferecendo diversas opções desnecessárias, o cliente pode se sentir frustrado por não encontrar a resposta esperada. Do outro lado, a tecnologia — por meio dos chatbots — tem como objetivo simplificar esse trabalho.

Com o acesso à base de dados, o programa pode rapidamente responder às dúvidas dos clientes, verificando quais foram as questões mais frequentes na plataforma. A tecnologia permite que o usuário consiga uma resposta rapidamente, como estivesse conversando com uma pessoa real.

Por conta da grande quantidade de informações na internet, é natural que o usuário se sinta perdido ao procurar a melhor maneira de resolver seu problema. A questão é que, ao tentar oferecer seus serviços, a empresa — que também tem dificuldades em guiar o visitante — pode acabar não oferecendo um suporte apropriado ao potencial cliente.

Essa mesma melhoria pode ser aplicada para atendimento por telefone e email, em que o lead ou cliente, precisa aguardar uma resposta que pode demorar, prejudicando sua experiência com a marca. 

Como vimos no artigo, o uso de chatbots podem simplificar a comunicação com os seus prospects, pode melhorar o engajamento e aumentar a conversão para possíveis compradores.

Você já conhecia essa estratégia para aumentar o número de leads qualificados? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia