Saiba as vantagens do uso de chatbots corporativos

Entenda como os chatbots corporativos usados por empresas em diversos setores: desde o atendimento ao cliente até na capacitações de funcionários.

Automação de processos, personalização, atendimento ininterrupto e consequente aumento da produtividade da equipe estão entre as vantagens do uso de chatbots corporativos, tecnologia que conquista cada vez mais espaço na estratégia das empresas de todos os setores. 

No futuro, as máquinas podem, até mesmo, funcionarem como aliadas no combate ao assédio moral das empresas. Já há bots que gravam respostas prontas para uma série de perguntas que, agrupadas, criam relatórios detalhando o episódio. Se um funcionário reporta um assédio do seu superior, por exemplo, o bot pode obter detalhes mais precisos. A ideia é que a abordagem remova alguns dos estigmas relacionados à apresentação de uma queixa formal, levando a um ambiente corporativo mais seguro.

Quer conferir outras vantagens de usar esse tipo de chatbot no seu negócio? Siga com a gente!

Automação de processos

Um dos grandes benefícios que o uso de chatbots corporativos pode trazer para a empresa é a automatização de processos.

Ao adotar a ferramenta é possível, por exemplo, liberar funcionários de algumas funções que podem ser executadas pela máquina, como responder perguntas usuais sobre determinados assuntos — dia de recebimento do salário, horários dos ônibus fretados da empresa e informações sobre políticas de Recursos Humanos.

A automação com o uso de chatbots corporativos não só agiliza processos, como permite a alocação de funcionários em atividades mais estratégicas e ligadas ao core business da empresa.

Atendimento ininterrupto

Diversas empresas funcionam em turnos diferenciados. Isso pode prejudicar principalmente colaboradores que trabalham em horários que fogem do comum, como durante a madrugada, pois eles podem ter dificuldades para interagir com outros profissionais que atuam no período comercial.

O uso de chatbots corporativos ajuda a vencer esse desafio. Disponível 24 horas, 7 dias na semana, a ferramenta pode ser acessada por funcionários no horário conveniente para eles, respondendo suas dúvidas e pedidos automaticamente e na hora.

Aumento da produtividade

Os bots corporativos podem ser usados também para executar funções no trabalho. É possível, por exemplo, usar a ferramenta para ter acesso a um relatório aprovado pelo gerente automaticamente, sem precisar esperar que o gestor faça o envio por e-mail.

Com isso, os funcionários ganham mais autonomia e conseguem executar suas tarefas com agilidade, sem depender de outros profissionais para certos retornos. 

Personalização

Outra vantagem do uso de chatbots corporativos é a possibilidade de oferecer conteúdos personalizados. Essa característica permite investir em segmentação de acordo com departamento ou nível hierárquico, por exemplo.

Os bots inteligentes também são ferramentas valiosas para as empresas saberem mais sobre sua força de trabalho, conhecendo a linguagem com a qual ela interage e os conteúdos pelos quais ela se interessa. 

Com o uso regular de chatbots corporativos, as empresas terão a chance de enviar mensagens mais efetivas e personalizadas para cada profissional de sua equipe.

Automação de processos, aumento da produtividade, personalização e atendimento 24 horas, 7 dias na semana estão entre as principais vantagens de investir em chatbots corporativos.

Aposte no uso desse tipo de ferramenta para revolucionar a forma como os funcionários interagem com a empresa e, até mesmo, com sua própria equipe. Além de reduzir custos, o investimento nessa tecnologia permitirá conhecer cada vez melhor quem compõe seus times, possibilitando uma comunicação mais personalizada e certeira.

Quer continuar se informando para aprimorar os processos da sua empresa? Então, aproveite sua visita ao blog e conheça também 3 estratégias de comunicação para chatbots.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia