SAC via SMS: melhore o relacionamento com o cliente

Uma coisa é certa: o cliente está cada vez mais exigente. Com as mídias sociais, os fóruns e as inovações legislativas promovidas na área de direito do consumidor, é possível encontrar clientes mais ativos, que buscam a qualidade não só dos produtos e serviços oferecidos, mas, principalmente, do atendimento prestado pelas empresas. Nesse cenário, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) tem uma grande importância e destaque.

O número de reclamações, dúvidas e toda a demanda deste tipo de serviço tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e, a depender do ramo de atuação, a progressão é geométrica. Para sanar o problema, é fundamental contar com ferramentas mais dinâmicas, que possam ser acionadas com facilidade pelo consumidor. Hoje, falaremos um pouco sobre uma dessas soluções: o SAC via SMS. Confira como esse tipo de ação pode melhorar o relacionamento com o cliente:

A onda dos smartphones

Hoje, o consumidor vive grudado na telinha do smartphone. Para ele tudo deveria ser resolvido lá, apenas com um deslizar de dedos. Por isso, as empresas se esforçam cada vez mais para oferecer soluções compatíveis com esse tipo de ferramenta.

Um dos grandes benefícios de usar o SMS como uma solução para o SAC é justamente essa praticidade. Para o cliente, é muito mais simples acessar informações por meio do celular. Para a empresa, por outro lado, é uma forma de se manter em contato mais constantemente com o público-alvo. Vale lembrar que, de acordo com o IBGE, 77,9% dos brasileiros usam celular.

A presença junto ao consumidor

Como vimos, o consumidor não desgruda do smartphone. Por isso, ao contrário de outras abordagens — como a própria ligação telefônica, que pode ser desligada a qualquer momento —, o SMS é uma forma de aumentar as chances de o cliente receber alguma mensagem importante da empresa.

Avisos de cobrança, confirmação de recebimento e até mesmo a avaliação dos próprios produtos e serviços oferecidos pela empresa podem ser enviados por SMS, garantindo agilidade no contato e aprimorando o relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Essas são, sem dúvida, excelentes formas não só para enviar mensagens mas também para receber feedbacks e marcar presença junto ao consumidor.

Os custos e a redução de equipe

Qualquer gestor de negócios está preocupado com os custos do empreendimento. Acontece que reduzir os gastos com SAC sem apresentar outra opção viável para atender e se relacionar com o consumidor, pode ser um “tiro no pé”.

Com o SAC via SMS, você pode reduzir bastante a equipe de call center destinada a atender o consumidor, pois muitas das reclamações e dúvidas poderão ser feitas no próprio aparelho de celular.

É claro que, com equipes mais enxutas, você tem uma drástica redução de custos e, consequentemente, pode realocar esses gastos em outras atividades ou simplesmente oferecer condições mais vantajosas para a clientela. De uma forma ou de outra, a empresa sai ganhando.

Gostou das nossas dicas de relacionamento com o cliente? Então que tal conferir o texto Por que sua empresa precisa do SMS? Continue navegando em nosso blog!

Escrito por

Zenvia