Entenda Como Mandar Mensagem Automática no Whatsapp

Com as mensagens automáticas, todas as consultas que uma empresa recebe via WhatsApp Business podem ser respondidas no mesmo momento. Clique aqui e saiba mais!

Essas mensagens, modelos pré-aprovados do WhatsApp Business, além de deixar ninguém sem resposta, permitem maior proximidade com os clientes e as empresas se tornam conhecidas ao lidar com a primeira impressão. Como usá-los.

Quando eu era garoto e morávamos com meus irmãos na casa dos meus pais, uma das diversões um tanto ridículas, quando voltei para o apartamento, estava ouvindo as mensagens na secretária eletrônica.

Meus pais geralmente não esperavam nada muito importante. Acho que eles nos deixaram tocar a fita cassete para nós. Sim, cassete, secretária eletrônica, estou revelando minha idade, mas este artigo e minha infância analógica não são sobre mim.

O que realmente procurávamos com meus irmãos ao ativar as mensagens da secretária eletrônica era a voz do meu avô. Acontece que ele estava com raiva de ter que falar com uma máquina.

É claro que ele podia cortar e não cortar, mas não cortou: ficou bravo porque não estávamos em casa e deixou insultos e perguntas ridículas gravadas: “Onde eles estão?”, “O que eles estão fazendo?”, “Por que eu tenho que falar com um máquina? Tome cuidado! “

Todo fim de semana era o mesmo. Naquela época, é claro, não tínhamos telefones celulares e aplicativos de mensagens instantâneas nem os imaginávamos.

Hoje, pensando frio, não consigo entender a raiva e o discurso de meu avô. Depois de alguns toques, ele foi recebido pelas vozes de seus netos, explicando que, se ele dissesse quem era e deixasse seu número, ligaríamos para ele quando voltássemos.

Eu sugiro que você pense sobre essa situação de uma maneira diferente. Meu avô, claramente, estava ligando com um objetivo claro: falar com uma das pessoas que moravam na casa dos meus pais. Uma mensagem gravada, uma resposta automática, dizia a ele que não estávamos lá, para dizer seu nome e deixar seu número de telefone, para que o contatássemos quando voltássemos.

O que proponho a você, então, é pensar em meu avô como um cliente, que queria contratar um serviço ou adquirir um bem. Nenhum agente da empresa – nossa casa – estava disponível para ajudá-lo, mas com uma resposta automática, solicitamos que seus dados entrassem em contato.

Não estamos mais na era analógica. Felizmente, já paramos de usar artefatos como a secretária eletrônica na imagem acima. Hoje, as empresas têm outras ferramentas para atender seus clientes da melhor maneira.

O WhatsApp Business, de fato, tem um ideal para que não haja um cliente sem vigilância. É sobre isso que este artigo trata: as respostas automáticas do WhatsApp Business, a chave para as empresas atenderem melhor seus clientes, se aproximarem deles e não os perderem por não serem capazes de responder suas perguntas e enfrentarem o desafio. de suas preocupações ou exigências.

WhatsApp (e WhatsApp Business), o contexto ideal para as empresas pararem de perder clientes ao não atendê-los

Entendo que não caio em nenhuma ousadia ao afirmar que você é um usuário do WhatsApp. E se eu disser que praticamente todos os clientes da sua empresa são.

De fato, em todo o mundo, mais de 1,6 bilhão de pessoas usam o aplicativo líder de mensagens, de acordo com o que foi publicado no relatório Hootsuite  e WeAreSocial de 2020.

Para entender um pouco mais da penetração mundial do WhatsApp, basta constatar que ele está presente nos smartphones de 138 países, quase o dobro de seus seguidores mais imediatos.

Nestes tempos, também, existem muitas empresas que se aproveitam do WhatsApp Business. O que é isso Em seu site, o mesmo aplicativo líder de mensagens deixa claro com uma frase simples: “É um aplicativo gratuito para empresas e pequenas empresas”. Disponível para iOS e Android, não é outra coisa senão a mesma plataforma WhatsApp com recursos especiais para colaborar com a gestão e comunicação das empresas.

Entre os recursos da versão comercial, destacam-se os . São mensagens específicas do WhatsApp que as empresas usam para enviar notificações ou prestar atenção aos clientes que concordaram em recebê-las. Podem ser informações de remessa, atualizações de pagamento ou lembretes simples, por caso

São mensagens aprovadas pelo WhatsApp extremamente úteis para uma empresa, como a sua, para não deixar mensagens dos clientes sem responder.

Tudo o que você precisa fazer é colocar-se no lugar de alguém que não quer cozinhar no domingo, pegar o celular e escrever em uma pizzaria para pedir uma pizza. Eles correm no sentido horário. É noite e segunda-feira deve acordar cedo. Cinco, dez, quinze minutos se passam. Além do limite de tolerância pessoal de todos, a paciência acaba e as opções para pedir uma pizza são muitas.

impaciente

Este cliente, cansado, com fome e que precisa acordar cedo no dia seguinte, acabará mudando de uma pizzaria para uma que responda à sua mensagem. A empresa que foi sua primeira opção, se você a vir, só verá a mensagem quando a pessoa que escreveu para você já estiver comendo. E, por não ter vindo para atendê-lo mais imediatamente, você terá perdido um cliente!

Além disso, o proprietário dessa pizzaria terá perdido uma ou mais vendas: um cliente por não ter uma ferramenta adequada para responder a todas as mensagens de pedidos que chegam a ele.

Com as respostas automáticas do WhatsApp Business, nenhuma dessas empresas estaria exposta a enfrentar uma situação como essa. Nesta era atual de marketing, na era das conversas, é fundamental a proximidade com quem entra em contato com uma empresa para descobrir ou obter seus bens ou serviços.

Mensagens de saudação e Mensagens de ausência, a chave para responder a todas as mensagens

As mensagens de saudação são uma resposta instantânea e são extremamente úteis para as empresas se darem a conhecer aos clientes; Para se apresentar, diga a ela o que deseja que o cliente saiba.

Uma das principais vantagens que esse tipo de mensagem é automatizada vem desse lado. A apresentação, neste caso, não está nas mãos de um consultor ou de um agente encarregado de executar essa tarefa infinitas vezes durante o horário de trabalho.

Ao configurar essas mensagens, não é mais o consultor que conversa com o cliente, para que as empresas que desejam usá-las possam ter maior controle da primeira impressão que desejam dar a seus clientes. Assim, essa questão não é deixada para o dia ou humor bom ou ruim do consultor, para sua fadiga, distração ou margem de erro. Vamos ver …

Captura%20de%20pantalla%202020-04-27%20a%20las%204.52.15%20p.m.

Nesta mensagem de exemplo, para a qual acabei de fundar a ACME Clothes, uma empresa de roupas casuais para um público familiar, escolhi um tom direto e direto para abordar a conversa como cliente.

Como CEO que me estabeleci como minha empresa fictícia, economizei muito tempo e recursos por não precisar treinar agentes que conhecem a informalidade que a ACME Clothes deseja transmitir, seu selo direto e descontrolado de acolher e abordar seus clientes, o mesmo que identifica para as roupas que produz. Eu poderia ter escolhido outro tom, é claro:

us-1

Nesse caso, em outro estágio da minha marca, escolhi dar uma impressão mais formal. Um tom mais sério. Apesar da maneira diferente de abordar os clientes, o que estou interessado em mostrar é a possibilidade de determinar a maneira como quero que minha empresa seja apresentada.

O que vou dizer é que posso controlar a voz e o tom da ACME Clothes, como você pode com os da sua empresa. E caso você queira adicionar mais dados, asseguro-me de que todas as informações que considero nesta primeira abordagem cheguem aos clientes. O mesmo, é claro, você pode fazer com uma mensagem de saudação da sua empresa e de seus clientes.

Como eu disse, também há mensagens ausentes. Esse tipo de mensagem pode ser a chave para alinhar as expectativas do cliente ou comunicar agendas. Em épocas de comércio eletrônico, você sabe, praticamente não há horas para receber consultas. Elas acontecem o tempo todo e, em muitas ocasiões, não são respondidas porque ninguém as recebe no momento. Não há instante.

Para não deixar um cliente sem resposta, na ACME Clothes usamos as mensagens Ausentes desta maneira:

12%20away

Assim, o cliente não apenas recebe uma resposta ou entra em contato conosco via WhatsApp, mas também agora conhece nossos horários. Dessa forma, a ACME Clothes alcança seus clientes, não corre o risco de perdê-los, os atende e fornece a eles informações automatizadas com as quais deseja que eles lidem.

Tanto os Away como os Greeting messages são mensagens livres.. Isso significa que, como são respostas às mensagens que uma empresa recebe pelo WhatsApp, elas podem ser respondidas sem qualquer autorização do aplicativo.

O terceiro tipo de respostas que listei acima são as Greeting Messages for other sources.. A tradução para o português funciona literalmente, pois são respostas de boas-vindas a mensagens de outras fontes que não o WhatsApp.

Para ilustrar e esclarecer, vamos voltar à minha empresa fictícia, ACME Clothes. Boa parte das vendas da minha empresa é através do comércio eletrônico. Como na ACME, trabalhamos com a integração oficial do WhatsApp Business com Zenvia Conversion, respondemos a eles através do WhatsApp. Assim:

shortly

Novamente, com esse tipo de resposta, na ACME Clothes não deixamos um cliente sem resposta, converse conosco onde quer que ele fale conosco. Nós respondemos automaticamente assim que recebermos sua mensagem.

Diferentemente de quando um cliente inicia a conversa com você, as mensagens iniciais que você envia não são gratuitas, o que significa que a mensagem deve ser um modelo pré-aprovado Obtido pelo WhatsApp, como o que eu mostrei no exemplo recentemente. Isso é precisamente porque o que fazemos é responder pelo aplicativo líder de mensagens a uma mensagem recebida por outra fonte ou plataforma.

Respostas automáticas, uma grande atualização para o WhatsApp Business

Em Zenvia Conversion, trabalhamos para que as empresas possam otimizar seu desempenho e gerenciamento de clientes através do WhatsApp, estabelecendo diferentes tipos de conversas.

Com base na experiência de empresas que usam o WhatsApp conosco, descobrimos que quase 80% dos clientes que os acessaram por meio de canais não conversacionais responderam quando um modelo de WhatsApp pré-aprovado foi enviado a eles. (Sim, como clientes da ACME Clothes?).

Concluímos, então, que as respostas automáticas através dos modelos do WhatsApp atendem a uma necessidade. Por esse motivo, desenvolvemos essa nova funcionalidade, que aprimora o uso de modelos de mensagens, automatizando-as.

Leia Também:

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez