Conheça as regras para envio de SMS Marketing

O SMS marketing é uma estratégia eficaz para as empresas alcançarem e fidelizarem seus clientes de forma simples, rápida e econômica. Porém, existem regras para envio de SMS que são previstas em lei e é importante estar atento às boas práticas do canal. Vem conferir!

Desde sua criação, o Short Message Service, comumente chamado de SMS, tem sido uma ferramenta poderosa de comunicação, oferecendo simplicidade e conveniência incomparáveis no envio de mensagens curtas. A sua popularidade é inegável, pois permite que as pessoas se comuniquem de maneira rápida e eficiente, independentemente de sua localização ou do dispositivo que estão utilizando, e ainda, sem a necessidade de conexão com a internet ou de instalar aplicativos específicos.

No entanto, com a proliferação do canal como uma ferramenta de marketing e comunicação empresarial, tornou-se necessário estabelecer normas e boas práticas para garantir que os usuários não sejam sobrecarregados com mensagens indesejadas e principalmente, para proteger sua privacidade.

No Brasil, a legislação foi estabelecida em 2012 pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que implementou regulamentações para controlar o envio de mensagens via SMS, visando modificar um cenário onde o envio indiscriminado de mensagens de texto por empresas e até mesmo pelas próprias operadoras de telefonia era uma prática comum e recorrente.

Mas afinal, o que a regulamentação prevê? 

Existem diversas regras para envio de SMS marketing estabelecidas pela Anatel e vamos explorar aqui as principais delas.

Opt-in e Opt-out 

O “Opt-in” significa que uma empresa só pode enviar mensagens de texto publicitárias se o cliente consentir previamente. É como uma permissão prévia para entrar em contato. Por outro lado, o “Opt-out” é a oportunidade para o cliente sair desse contato a qualquer momento, caso não queira mais receber as mensagens.

Restrição na data e horário de envio e frequência

É importante limitar o envio de mensagens para apenas de segunda a sábado, das 9h às 22h, com um máximo de sete mensagens por semana. Embora haja a possibilidade de enviar mensagens nos finais de semana ou fora dos horários estipulados, é fundamental que o conteúdo seja altamente relevante para o destinatário ou que tenha sido previamente acordado com o contato.

Assuntos de cunho político ou religioso

Conteúdos de cunho político ou religioso também violam as regras da Anatel para envio de SMS marketing. Essas mensagens são consideradas sensíveis e requerem cuidado para garantir conformidade com as regulamentações.

Identificação obrigatória

É obrigatório que o remetente se identifique no final da mensagem, assim como o assunto, que deve estar diretamente relacionado à marca da empresa.

Relatórios de disparos

A Anatel também prevê que os provedores de serviços de envio de SMS devem fornecer obrigatoriamente relatórios detalhados sobre o envio e recebimento das mensagens.

Quantidade de caracteres 

A quantidade máxima de caracteres em mensagens SMS também é regulamentada pela Anatel e deve ser respeitada, variando de 140 a 160 caracteres.

Quais são as penalidades para o não cumprimento da lei?

Atualmente, o acesso aos dados de clientes é muito simples através de cadastro pessoal, que é obrigatório ou facultativo em determinadas empresas, por isso, existem consequências para as empresas que fizerem o envio de SMS marketing sem a autorização prévia do consumidor e estas estarão sujeitas a penalidades, geralmente aplicadas através de multas.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que o valor da multa  varia de acordo com a gravidade do ato e pode alcançar valores milionários, podendo chegar até R$6,5 milhões. Além disso, para empresas que compartilharem dados pessoais de clientes, a penalidade pode ser ainda mais severa do que para aquelas que apenas realizaram o envio da mensagem.

Escolha o parceiro certo

Agora que você já conhece as regras para envio de SMS marketing, também é importante saber que existem muitos caminhos para fazer a mensagem chegar até o destinatário e por isso, é importante escolher o fornecedor de SMS certo para sua empresa. Optar por brokers homologados junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é fundamental, pois oferecem garantia de qualidade no envio, além de fornecer relatórios detalhados de análise, como a Zenvia.

Empresas “piratas” também conhecidas como “chipeiras” não são oficiais e homologadas pela Anatel, pois não asseguram os direitos dos seus clientes/consumidores e não trabalham com os requisitos que a Anatel exige, o que pode ser prejudicial para a sua marca, além de correr o risco de expor os dados dos seus clientes em um banco de dados nada confiável.

Como disparar SMS com a Zenvia?

O SMS tem muitas vantagens e se utilizadas na estratégia de marketing e comunicação da sua empresa, pode contribuir na melhoria da satisfação do cliente! 

Conte com a Zenvia, parceira oficial das operadoras para realizar disparos de SMS. Visite nosso site em https://www.zenvia.com/sms/ para conhecer todos os detalhes sobre nossos planos de SMS e escolha aquele que melhor se adapta às necessidades da sua empresa!

Escrito por

Zenvia