RCS vs SMS: descubra as diferenças entre as duas tecnologias

Saiba as principais diferenças entre RCS vs SMS e entenda como essas tecnologias podem impulsionar a comunicação na sua empresa.

O RCS (Rich Communication Services) é uma tecnologia sucessora do SMS e conta com algumas funcionalidades extras que são bastante úteis para as empresas e também para os usuários. Assim como o SMS, ele é eficiente para disparos em massa e tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das organizações.

Mas ao comparar RCS vs SMS, quais são as possibilidades, vantagens e diferenças entre cada uma das tecnologias? Como as companhias podem fazer um melhor uso dessas ferramentas? Leia este post e entenda!

O que é o SMS

O famoso SMS foi criado no início da década de 1990 e possibilita até hoje comunicações rápidas entre usuários e também entre empresas e consumidores. As mensagens têm cobrança praticada a cada 160 caracteres.

Elas são escritas e podem ser enviadas e recebidas por qualquer aparelho celular. Existem ainda, plataformas que permitem o disparo em massa desse tipo de comunicação, sendo essa uma solução bastante utilizada pelas empresas para escalar seu alcance.

O que é RCS

Como mencionamos, o RCS é uma tecnologia que traz algumas possibilidades complementares ao SMS. Ele é recebido pelos usuários no mesmo aplicativo de mensagens nativo de smartphones que operam pelo sistema Android.

Além de mensagens escritas, a ferramenta possibilita o compartilhamento de áudios, vídeos e até mesmo GIFs. Com o RCS é possível inserir uma identificação com o nome e logo das empresas, que podem até mesmo inserir chatbots interativos. 

Entretanto, diferentemente do que se pode imaginar, não é necessário que o destinatário tenha uma conexão de internet para que receba a comunicação. Também é possível fazer disparos de RCS em massa, assim como é o caso dos SMS.

RCS vs SMS: principais diferenças e qual escolher

Bom, as principais diferenças entre RCS vs SMS estão relacionadas aos tipos de mensagens que podem ser enviadas. Ou seja, com a possibilidade de inserção de imagens, áudios, vídeos e GIFs, os RCS tendem a tornar as comunicações ainda mais interativas e atraentes.

banner logotipo black friday zenvia

Além disso, enquanto o SMS é compatível com qualquer aparelho celular, no momento, o RCS funciona apenas para aparelhos com sistema Android, conforme falamos anteriormente.

Em termos de análise das métricas, o SMS permite a identificação da taxa de entrega das mensagens. O RCS também permite ao remetente saber qual foi essa taxa, somando-se a isso números como quantas foram de fato entregues como RCS (ou seja, para aparelhos Android) e ainda obter um recibo das leituras.

É importante ressaltar que, nos casos em que não haja compatibilidade de sistema para recebimento do RCS, os usuários recebem um SMS. No que tange à quantidade de caracteres, como mencionado, o SMS tem limite de 160, enquanto para o envio de RCS não há limitações.

Por fim, a decisão quanto à escolha entre as duas ferramentas, RCS vs SMS, está ligada principalmente ao objetivo da comunicação. Ambas podem ser usadas para diversos e, algumas vezes, casos coincidentes. 

No entanto, sugere-se que comunicações mais simples, por exemplo, possam ser bem-atendidas pelo SMS. No caso das comunicações mais elaboradas e com necessidade de mais recursos, é importante considerar o uso do RCS.

Exemplos de uso do SMS:

  • Rastreamento da entrega de pedidos;
  • Envio de cupons promocionais;
  • Cobranças;
  • Lembretes e notificações;
  • Pesquisas de satisfação.

Exemplos de uso do RCS:

  • Rastreamento da entrega de pedidos;
  • Envio de cupons promocionais;
  • Cobranças;
  • Lembretes e notificações;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Envio de passagens aéreas;
  • Envio de boletos e faturas.

Como obter o RCS

Para obter o RCS, é necessário contar com uma empresa especializada em comunicação para empresas e capaz de fazer os disparos da solução. A ZENVIA conta com essa tecnologia e pode ajudar sua companhia a otimizar a comunicação e melhorar a experiência dos seus prospects e clientes.

Quer conhecer ainda mais o RCS e suas possibilidades? Baixe nosso material Tudo o que você precisa saber sobre RCS!

Categorias:
Escrito por

Marcela Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.