Google Messages RCS: você sabe por que deve investir nesse canal?

Nos últimos anos, diversas soluções tecnológicas surgiram para facilitar a comunicação entre pessoas e empresas. Chats, e-mails, redes sociais, centrais de atendimento online e canais de conversas como WhatsApp e Telegram já se tornaram parte integrante do nosso dia a dia.

Contudo, em meio a essas opções já consolidadas, emerge um novo protagonista: o Google Messages RCS. Este canal de comunicação é conhecido como o “novo SMS” e neste artigo, exploraremos as razões por trás desse título e como ele pode ser útil no contexto de comunicação e atendimento corporativo. Discutiremos suas principais funcionalidades e potenciais estratégicos de uso.

O que é o RCS?

Vamos começar pelo básico: RCS é sigla para Rich Communication Services ou, em tradução livre, Serviços de Comunicação Rica. Trata-se de um formato de código aberto desenvolvido em conjunto por várias empresas — a Google é a grande incentivadora das pesquisas sobre o novo padrão.

Assim como no WhatsApp, será possível enviar mensagens de texto, áudios, vídeos e fotos, além de criar grupos e receber notificações de recebimento de mensagens. A diferença é que o RCS vai permitir a transmissão de mensagens multimídia entre celulares, mesmo que eles não estejam conectados à internet. 

Quais são as possibilidades do RCS?

O padrão RCS trouxe uma evolução notável no cenário da comunicação móvel, oferecendo uma gama de recursos que ultrapassam as capacidades tradicionais das mensagens de texto e por isso, é considerado como o “novo SMS”.

Quer conhecer alguns benefícios que sua empresa pode encontrar na tecnologia? Então continue acompanhando!

Alto alcance

O impacto do Google Messages RCS é significativo e não deve ser subestimado. Ao contrário do WhatsApp, que demanda o download por parte de cada usuário, o RCS resolve esse problema ao oferecer integração nativa nos smartphones, sendo um recurso padrão em diversos dispositivos Android.

Além disso, a perspectiva de integração nativa com dispositivos iOS foi anunciada pela Apple e o lançamento está previsto para o final de 2024, o que tornará o RCS praticamente universal. Essa expansão esperada para o ecossistema iOS ampliará ainda mais a acessibilidade do canal, consolidando sua importância no cenário global de mensageria.

Conteúdo multimídia

Embora seja uma ferramenta poderosa, mensagens de texto podem não ser suficientes para atrair a atenção de um grande número de pessoas ou não ser ideal para determinados tipos de ação. Por isso, o Google Messages RCS oferece uma experiência muito mais rica e envolvente para os usuários, já que permite o envio de mensagens com conteúdo multimídia.

Com o “novo SMS” é possível enviar imagens, vídeos, gifs, documentos, áudios, carrosséis e muito mais! Essa diversidade de elementos multimídia permite, por exemplo, avisar aos clientes sobre o lançamento de um novo produto, fazer ofertas já com as imagens do item e também enviar conteúdo não restrito ao marketing, como confirmações de reserva ou mesmo passagens de avião diretamente nos disparos de mensagens.

Mais interatividade

O RCS também se destaca pela interatividade proporcionada pelos botões de resposta rápida e ações customizadas. Com eles, é possível que os usuários respondam com apenas um clique, o que melhora os resultados das campanhas já que reduz barreiras para interação.

Os botões podem ser utilizados para informar o endereço de um estabelecimento físico, iniciar uma ligação, realizar pesquisas de opinião ou confirmar um pedido. Essa versatilidade amplia e facilita a interação por parte do usuário e torna a comunicação mais fluida.

Relatórios com métricas de marketing

Diferente de outros canais, o RCS oferece relatórios com métricas de marketing, que desempenham um papel essencial na avaliação do sucesso de suas campanhas.

Através destes relatórios, é possível obter dados detalhados como taxa de envio, entrega, leitura e outros, possibilitando uma análise precisa e orientada para aprimorar a eficácia de suas campanhas de comunicação.

Com recursos aprimorados como conteúdo multimídia e botões interativos, relatórios de desempenho e uma maior interoperabilidade que o RCS promete com a adesão da Apple ao padrão de mensagens em 2024, o canal representa uma evolução significativa na comunicação móvel, proporcionando uma experiência em mensageria mais rica, envolvente e com muito mais resultado.

Escrito por

Zenvia