blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
formas-de-ser-criativo-e-driblar-a-crise-nas-datas-comemorativas.jpg

Vendas em datas comemorativas: dicas para driblar a crise

Ser gerente de marketing em um Brasil devastado pela maior crise econômica das últimas 3 décadas, definitivamente, não é tarefa simples. Desemprego subindo para 11,3% no 2º trimestre de 2016, atividade industrial em queda livre, alta inflacionária incessante e, para piorar, vendas no comércio varejistas à beira da extrema unção (até julho deste ano, a queda registrada era de 7,6%!).

Diante de um cenário de terra arrasada como esse, como desenvolver estratégias que estimulem o consumo dos produtos ou serviços de sua empresa? Datas comemorativas como Natal, Dia da Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa e até mesmo a recém importada Black Friday (criada nos Estados Unidos para abrir o apetite do consumo até as compras natalinas) vão muito além da troca de presentinhos.

Muitas destas datas se tornaram a tábua de salvação das empresas, que enxergam nesses períodos uma oportunidade dos céus de cobrir prejuízos e de se manter de portas abertas. Mas é preciso ser criativo e saber driblar a crise com inovações e criatividade. Você sabe? Vamos descobrir isso juntos a partir de agora!

1. Diversifique sua atuação em datas comemorativas

Um case interessante: uma das maiores operadoras de turismo do Brasil criou, em plena crise econômica, um novo produto, o de viagens de intercâmbio para estudantes (pensando, sobretudo, nos presentes oferecidos em datas comemorativas por familiares). A questão é que este segmento é muito menos rentável do que seu core business “turismo de lazer” (enquanto as viagens estudantis movimentam R$ 1,2, bilhão por ano no país, o último ultrapassa a casa dos R$ 33 bilhões).

Com esses dados, por que a empresa investiu tanto neste novo perfil? A palavra é “diversificação”. Com esse novo produto, a companhia atrai um público mais jovem, que se torna instrumento de captação de outros clientes (familiares e amigos, por exemplo) para compra de seus pacotes de lazer. É o tiro indireto que acerta o alvo em cheio!

2. Mapeie as necessidades de seus clientes nas mídias sociais

O consumidor de hoje é exigente, tem acesso a um universo de informações e decide suas compras por meio de inúmeros canais simultâneos. As empresas que despertam os interesses desse cliente “omnichannel” são aquelas interessadas em encontrar soluções para seus problemas reais. Esse aprofundamento na psicologia do consumidor ajuda a empresa a se moldar ao que o mercado necessita.

As redes sociais são campo fértil para monitorar os desejos de seu target. Likes e postagens são ricas fontes de conhecimento do consumidor, ajudam a desenvolver produtos ou adaptar serviços ao que as pessoas estão clamando na rede, especialmente em datas comemorativas, quando os assuntos ligados às festividades entram em pauta.

New Call-to-action

3. Pense em ciclos de vida mais longos em suas vendas

O novo processo de vendas é mais interativo e focado em parcerias de longo prazo. Ciclos de vida mais longo no comércio também ajudam as empresas a conhecerem melhor sua clientela e a oferecerem soluções mais personalizadas. Crie programas de assinaturas de produtos, que ofereçam meses grátis ou outros incentivos capazes de manter seus consumidores comprando com certa regularidade.

Se você acha que o modelo de assinaturas é coisa apenas do varejo online, engana-se. Existem atualmente clubes de compras de vinhos, roupas e até mesmo acessórios para pets. Que tal um clube de compras de perfumes no Dia dos Namorados? Ou de eletroeletrônicos na Black Friday?

4. Aposte em Big Data para reduzir as taxas de churn e trazer de volta antigos clientes

Algumas multinacionais do segmento alimentício utilizam soluções de Big Data integradas ao seu site, a fim de registrar todos os dados de compra de cada consumidor logado. Com isso, é possível criar perfis distintos e altamente personalizados, imersos em um imenso banco de dados.

Assim, conseguimos compreender melhor os usuários e apresentar ofertas mais interessantes ao momento em que ele está vivendo. Como, seguindo no mesmo exemplo apresentado de uma empresa do ramo alimentício, é possível entender quando o usuário está fazendo algum tipo de dieta ou até mesmo quando a família ganhou um bebê.

Em um momento de crise, como o que vivemos atualmente, o sistema busca periodicamente as preferências dos consumidores e dispara, automaticamente, SMS com cupons de descontos exclusivos.

5. SMS Marketing na divulgação de produtos ou serviços

Um estudo realizado pela Telefônica, em 2015, indicou que o uso do SMS tende a continuar crescendo, sobretudo na área empresarial, com o SMS Marketing sendo utilizado na divulgação de produtos ou serviços. Segundo o estudo, estima-se o envio de incríveis 8,3 trilhões de mensagens nesse formato, somente em 2016.

O ponto central nessa questão é que nem todos os brasileiros possuem smartphones, mas a maioria dispõe de um celular apto para receber SMS. Estimuladas pela cultura do consumo, as datas comemorativas são vistas pelas pessoas como bons momentos para sair da rotina e ir às compras. O SMS Marketing entra no impulso a este estímulo, à medida que pode ser a plataforma de divulgação de promoções especiais em datas festivas.

O interessante é que as mensagens curtas podem ser segmentadas: ou seja, você programa o disparo automático de promoções diferentes, a cada perfil de consumidor. Vale destacar que o SMS Marketing pode ser usado não somente para remessa de cupons de desconto, mas também para divulgar promoções, anunciar lançamentos de novos produtos ou serviços, informar o cliente sobre horários de funcionamento da loja, convidá-los para eventos especiais e até mesmo, parabenizá-los, aproximando empresa e consumidor por meio de um contato mais pessoal.

Esperamos ter dado uma luz para suas próximas estratégias de aumento de vendas em datas comemorativas! A propósito, que tal continuar recebendo dicas dos melhores especialistas do mercado sobre marketing, gestão, mobilidade e comunicação? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e boas vendas!

ebook_datas_comemorativas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS