blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

4 dicas de como investir em marketing em tempos de crise

Em tempos de crise, o primeiro ato de muitos empresários é cortar custos, principalmente o que eles consideram como gastos supérfluos. E um dos setores que mais sofre com esse problema de redução de despesas é o departamento de marketing. Gerenciar o setor de marketing em tempos de crise é, de fato, um grande desafio para qualquer profissional da área.

Ótimo custo-benefício

Este é um pensamento imaturo e pouco planejado, pois justamente no momento mais delicado da economia, a empresa deve se esconder de potenciais clientes? Nesse artigo discutimos como continuar investindo em marketing, mesmo quando o humor do mercado não está dos melhores, e como é possível fazer isso sem aumentar os seus custos. Confira!

Tenha foco nos clientes


No momento de incerteza financeira, não é uma boa ideia sair atirando para todo lado: investir em divulgação sem foco é jogar dinheiro fora.
Para não cair nessa, procure conhecer com mais profundidade com qual público sua empresa se relaciona, quais são seus os hábitos de consumo e as suas expectativas em relação ao seus produtos, serviços e preços. Só assim você será capaz de iniciar ou manter campanhas de marketing bem direcionadas e, portanto, mais efetivas.

New Call-to-action

Trabalhe com profissionais competentes


Um erro bastante comum em momentos de crise é apostar em improvisos e tentar utilizar o famoso jeitinho brasileiro. Daí surgem aquelas ideias que tem tudo para dar errado, como por exemplo, por que não contar com aquele sobrinho que fica o dia inteiro no computador para cuidar das redes sociais da empresa? E outra, e se a gente pedir para aquele amigo que conhece de photoshop para criar umas peças, na camaradagem?
Não é preciso ser gênio para saber que esse tipo de solução é o famoso barato que sai caro. Comunicação é assunto sério e existem profissionais que se dedicam a encontrar as melhores soluções em marketing para sua empresa de maneira sólida. O gasto com esse tipo de profissional, portanto, é muito mais seguro e tem muito mais chance de prover um retorno adequado.

Aposte em novas alternativas


Tempos de crise são, também, tempos de oportunidades. Nesse momento, em que se tem menos dinheiro para investir e mais necessidade de retorno, convém colocar a cabeça fora da caixa e pensar em alternativas de promoção além da mídia tradicional.
Spots em rádios, propagandas em TV são ótimos, mas são incrivelmente caros. Por isso, testar novas soluções de marketing em tempos de crise pode ser uma boa saída. Uma dessas ferramentas, por exemplo, é o SMS. Além de ser muito mais barato que fazer e-mail marketing, ele é uma estratégia muito eficiente, pois o número de pessoas que lê SMS chega a 99%, enquanto em campanhas de e-mail marketing a taxa de visualização chega a 60%. Ou seja, com a estratégia certa para o uso do SMS é possível atingir muito mais clientes, divulgando a sua marca, oferecendo novos produtos e serviços e aproximando os seus clientes da sua empresa com muito mais precisão. 

Reavalie fornecedores


Durante a crise, é fundamental analisar o contrato com fornecedores e detectar custos que podem ser diminuídos ou mesmo cortados. Também é o momento certo para encontrar, no próprio mercado, parceiros e fornecedores que ofereçam serviços de qualidade com preços mais competitivos.
Mas cuidado! Não caia na tentação de trocar o seu parceiro de confiança por um desconhecido só porque ele cobra a metade do preço, já que o serviço prestado pode não ser da mesma qualidade e uma nova relação de confiança entre as partes terá que ser construída.
Quando as dificuldades e desafios aparecem é fundamental que a sua marca não desapareça da cabeça da sua audiência. Por isso, é importante que você trace uma boa estratégia de marketing em tempos de crise que não seja extremamente onerosa e, ao mesmo tempo, seja eficiente.

Está passando por um momento de crise e não sabe como fortalecer a sua marca? Compartilhe as suas dúvidas com a gente e aproveite para conhecer sobre SMS para promoções em datas comemorativas, será que é uma boa estratégia?

ebook_datas_comemorativas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action