[Partners] Provedor de WhatsApp: o que é e por que contar com um

Contar com a parceria de um provedor de WhatsApp traz ainda mais segurança e qualidade aos projetos. Entenda!

O WhatsApp Business ganha cada vez mais destaque em um contexto em que cada vez mais pessoas usam o aplicativo para se comunicar. Para oferecer melhor atendimento, as empresas também têm usado esse canal para se aproximarem do seu público.

Para isso, elas comumente recorrem a agências e profissionais da área de TI. No entanto, para esse mercado, antes de pôr a mão na massa e de fato elaborar projetos para clientes, é fundamental escolher o provedor de WhatsApp Business que auxiliará na criação e gerenciamento da conta.

Somente com um parceiro como esse será possível ter acesso à API oficial do WhatsApp Business e oferecer segurança e serviço de qualidade à carteira de clientes. Leia este conteúdo para entender mais sobre o que é a API do WhatsApp e saber o que considerar ao escolher um provedor de WhatsApp.

API oficial do WhatsApp Business: o que é e como funciona

O WhatsApp convencional é bastante conhecido pelo público para troca de mensagens pessoais ou em grupo. Além dele, existem ainda outros dois tipos de conta: Business e Business API. 

A primeira tem funcionalidades semelhantes às do WhatsApp convencional, e é voltada para empresas que têm relativamente baixo volume de tráfego de mensagens. Como adicionais, conta com a possibilidade de uso de etiquetas que possibilitam fila de espera, por exemplo, e configuração de respostas automáticas, como as de horário de funcionamento.

A segunda, por sua vez, dá ainda mais possibilidades como utilizar atendentes múltiplos, automatizar o atendimento e obter relatórios ainda mais completos. Tudo isso com integração por API oficial do WhatsApp Business, garantindo a segurança da conta.

Com a API em mãos, é possível fazer integração com softwares como CRMs e ERPs, com webchat, entre outros. Quando falamos em segurança, isso diz respeito aos dados, sistema e confiabilidade da conta. É necessário se certificar de que está tudo dentro dos padrões e critérios do Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp. Caso contrário, é possível ter a conta excluída.

Justamente por esse motivo, como mencionamos, antes mesmo de assumir projetos de comunicação por WhatsApp, é importante buscar uma empresa parceira que seja um provedor de WhatsApp, certificada pelo próprio Facebook. Entenda a seguir o que isso significa.

Provedor de WhatsApp: conceito e importância

Também chamado de Business Solution Provider (BSP), provedores de WhatsApp são empresas provedoras de soluções terceirizadas que estão aptas e autorizadas pelo Facebook a ajudarem empresas com suas contas de WhatsApp Business API.

Em outras palavras, tratam-se de empresas parceiras oficiais do WhatsApp que, como a Zenvia, têm acesso à API do aplicativo. Elas são capazes de configurar, solicitar a criação da conta, interceder na solicitação e aprovação de notificações pelo WhatsApp em contas corporativas, além de auxiliarem na obtenção do selo oficial de conta verificada.

O requerimento de aprovação de notificações que serão enviadas pelas empresas é feito pelo provedor de WhatsApp e é necessário devido às regras e diretrizes que o Facebook estabelece para a comunicação por meio do canal. 

Entre algumas dessas normas está a proibição de envio de mensagens para usuários que não forneceram o opt-in para esse contato, ou seja, não autorizaram o recebimento de mensagens. Além disso, alguns casos de uso são proibidos, como a venda de armas, comercialização de medicamentos e de drogas ilícitas. 

Usos da API oficial do WhatsApp Business em projetos

A busca de empresas por um serviço de integração, de criação e de gerenciamento de contas de WhatsApp Business API muitas vezes está vinculada à necessidade de otimizar o atendimento ao cliente

Dessa maneira, mais do que apenas otimizar o atendimento, conhecer os casos de uso do WhatsApp auxiliam a guiar e construir projetos cada vez mais complexos e completos, extrapolando as necessidades dos clientes e surpreendendo positivamente. Veja abaixo algumas dessas possibilidades.

Seguro automotivo

O atendimento ao cliente de empresas de seguros automotivos tende a ter alto volume de demandas. Por isso, implementar o WhatsApp Business API nesse contexto é uma maneira de não só dar vazão a essa necessidade, como também oferecer melhor experiência ao cliente. Além da possibilidade de automatizar o atendimento, é possível ter múltiplos atendentes.

Serviços com agendamento

Clínicas médicas e centros de estética podem fazer uso do WhatsApp Business API para automatizar agendamentos, fazer solicitações de confirmação, possibilitar alterações de horários, entre outras funcionalidades. A integração com um banco de dados permite até mesmo o envio automático de segunda via de exames, mediante pedido.

Instituições de ensino

Com a API oficial do WhatsApp Business, instituições de ensino se mantêm próximas dos estudantes ao estar presente em um canal com tamanha abrangência. Ainda, possibilita que os alunos façam solicitações e conferências diversas, seja de segunda via de boleto de pagamento, seja consulta de grade de horários de disciplinas, entre outros.

Rastreamento de pedidos

Varejos e e-commerces têm uma necessidade latente voltada para o envio de status de pedido para seus clientes. O WhatsApp Business API se tornou um grande aliado dessas empresas ao permitir que o acompanhamento seja feito por meio do próprio aplicativo, informando ao consumidor sobre todas as etapas de aquisição e de recebimento da compra de produtos e serviços.

Pesquisa de satisfação

Entender o nível de satisfação dos clientes é uma maneira de obter insumos e informações sobre possíveis melhorias nas empresas e no atendimento. O WhatsApp também é um ótimo meio para isso, já que projetos simples permitem que a pesquisa seja feita em tempo real, de forma simplificada e acessível.

Como escolher o provedor de WhatsApp como parceiro

Quando o assunto é escolher a empresa parceira e provedora oficial de WhatsApp, é fundamental ter por perto aquela que oferecerá o suporte adequado para as suas necessidades e as de seus clientes.

A Zenvia, por exemplo, é provedora de WhatsApp e conta com um programa de parcerias estruturado para auxiliar na solicitação, configuração e integração de contas de WhatsApp Business API: o Zenvia Partners. Com ele, é possível obter condições exclusivas, capacitação e certificação, além de atendimento personalizado.

O programa não tem custos e permite o uso das nossas APIs para a elaboração de projetos para clientes ou, ainda, integração em software próprio do parceiro, a depender do tipo de parceria.

Acesse nossa página de parcerias e entenda como podemos ajudar você!

Categorias:
Escrito por

Zenvia