Dario Franz: Facebook e WhatsApp apresentam problemas no Brasil e no Mundo

WhatsApp, Facebook e Instagram – três das principais redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo – sofreram com instabilidade e os usuários não demoraram a perceber. Durante um período do dia 13 de março de 2019, a hashtag #facebookdown ficou como um dos trending topics do Twitter.

Vários usuários reportaram que o Instagram e Facebook não estavam aceitando novas publicações e envio de mídias (imagens, vídeos e áudios).

Estes problemas ainda geraram impactos em conversas por WhatsApp e Facebook Messenger, principalmente com o envio de imagens e áudios. Além do Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha estão entre os países mais atingidos pelo problema, segundo o site Down Detector.

Como é possível ver nas imagens acima, o site apresenta os períodos de instabilidades nos três serviços, começando por volta das 13 horas (de Brasília). Também no Down Detector, usuários reportam problemas no acesso e conexão as versões do aplicativos Android e iOS, bem como acesso Web a estas redes sociais.

Durante o dia, realizamos testes na Plataforma de Comunicação Zenvia e notamos que conversas continuaram funcionando no Facebook Messenger e WhatsApp. Já recursos como imagens e alguns botões de interação (no caso do Facebook Messenger) não estavam sendo apresentados, o que poderia impactar na experiência dos usuários. As Notificações no WhatsApp apresentaram funcionamento normal, apenas lentidão para serem apresentadas nos smartphones, em alguns casos.

O que aconteceu? Se o Facebook caiu, o que será da minha empresa?

O Facebook, responsável também pelo WhatsApp e pelo Instagram, foi rápido em negar que a instabilidade não foi provocada por um DDoS Attack (ataque de negação de serviço, em português, entenda mais aqui).

Somente um dia depois, na tarde de 14 de março, a empresa informou que o problema se deve a uma “mudança na configuração do servidor”:

Com quase 5 bilhões de usuários mensais acumulados, o Facebook e seus serviços certamente precisam de uma infraestrutura gigantesca, que se concentra em várias partes do mundo, num dos data centers mais eficientes do mundo.

Mesmo assim, a empresa enfrenta instabilidades constantes. Antes dessa ocorrência, em janeiro o WhatsApp parou de funcionar por alguns minutos e em fevereiro foi a vez do Instagram apresentar erro no carregamento do feed, para ficar apenas em exemplos recentes.

Isso traz a tona a importância de se preocupar e gerenciar com atenção à infraestrutura de tecnologia da sua empresa.

Mas o que é essa tal de infraestrutura?

Desde o site até um simples sistema de conferência de estoque é armazenado em algum lugar, em algum computador. Exatamente quando você instala aquele aplicativo no seu notebook ou celular.

Escrito por

Zenvia