blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
Sem título.jpg

Por que é importante deixar seu cliente por dentro dos status da análise de crédito dele?

Um pedido de análise de crédito é mais complexo do que parece. Ele exige segurança e  discrição, além de passar por diferentes fases até chegar na resposta final.
 Ao contatar uma empresa para saber qual é a melhor solução de crédito para cada necessidade, o solicitante precisa estar ciente de que o processo é feito com muito planejamento para que traga bons resultados tanto para a companhia, quanto para o consumidor.

 Mas é claro que enquanto a decisão não é finalizada, o cliente necessita saber como está o seu status de crédito, desde o cadastro até a solicitação. Atualmente as empresas não costumam deixar os consumidores atualizados, mas na verdade a ação é de extrema importância para a reputação das vendas e, consequentemente, da companhia.

- A importância de cada etapa
 Um pedido de
análise de crédito começa pela etapa da solicitação, quando o cliente entra em contato com a empresa fazendo o pedido. Também pode acontecer escolhendo os consumidores através de uma lista de nomes aprovados previamente pela instituição financeira.
A partir de então, todo o histórico do cliente é levado em conta, como média salarial, possível inadimplência e documentos que comprovem posse, como IPVA e IPTU;

 Com o pedido aprovado, a instituição precisa
definir o valor de crédito a ser fornecido ao cliente com base nas informações citadas acima. Para cada caso, um valor diferente para evitar inadimplências e a instabilidade financeira de cada um. A notificação, seja positiva ou negativa, deve ser discreta e sigilosa;

O
status de crédito do cliente, durante e depois do processo de solicitação, precisa ser mantido estável. Para isso, é importante sempre manter o consumidor informado sobre prazos e penalidades (como juros, correções e cadastro em órgãos de proteção ao crédito) através das cobranças.

- Ofertas
Uma vez cliente, a instituição financeira pode aproveitar a conexão entre consumidor e empresa para ofertar também outros produtos bancários. Com a melhor escolha entre as opções de automação, mais tempo a sua empresa ganha desenvolvendo estratégias de vendas e menos tempo perde buscando soluções para problemas operacionais, fazendo com que a abordagem seja mais efetiva.

New Call-to-action
 - Escolhendo um canal de comunicação
A qualidade dos serviços ofertados é crucial para a fidelização de um cliente e para atrair novos interessados, por isso é preciso escolher um canal de comunicação que consiga conversar com os consumidores cadastrados e, ao mesmo tempo, trazer a garantia de um retorno adequado.
 A comunicação é tudo para um relacionamento sadio entre a empresa e seus clientes, mas nem sempre as conversas em locais físicos são vantajosos para ambos os lados, portanto a tecnologia que está ao nosso alcance deve ser aproveitada ao máximo e com qualidade satisfatória, seja para qual for o serviço.

- O SMS como a melhor solução
 Atualmente, a sua e diversas outras empresas e instituições financeiras se comunicam com o cliente usando todas as plataformas disponíveis:

* Telefone
* SMS
* Chat online
* Email
* Redes sociais


 Mas como escolher a melhor solução para oferecer informações sobre o status da análise de crédito do seu cliente? Primeiramente, é preciso considerar uma interação que seja imediata, mas que também permita com que o cliente possa optar em entrar em contato ou não, seja qual for o momento. Com isso, a opção de ligação acaba sendo descartada, pois exige uma resposta imediata.

 O cliente também pode se sentir incomodado com as tentativas de contato, além do fato de que a prática de atender um número desconhecido vem sendo a cada vez mais descontinuada.
Entre emails, redes sociais e SMS, a terceira opção sai em vantagem. As mensagens de texto, ao contrário de email e redes sociais, não exigem o uso ou a instalação de um aplicativo e conexão à internet.

 Ao receber um SMS sobre o status da sua análise de crédito, o consumidor não perde tempo com bate-papos e interações que poderiam ser resolvidas apenas com uma mensagem.

- Fechando negócio através do SMS
 Agora que você já sabe da necessidade de manter o consumidor informado sobre seus produtos bancários ou situação do status da análise de crédito, chegou a hora de colocar em prática. A Zenvia é especialista na tecnologia de envio de SMS’s corporativos e garante a melhor solução para a sua empresa.

Consulte também nosso e-book “SMS Corporativo para Bancos” para mais informações.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action