Planejamento Black Friday: como elaborar uma estratégia?

Veja estratégias de planejamento para saltar na frente dos concorrentes nessa Black Friday. Se preparar é a chave para vender mais. Confira!

Com a Black Friday, vem também uma alta demanda por produtos em oferta, superlotando lojas e sites, certo? Em 2021, a data promete dar uma aquecida nas vendas. Apesar da queda de 62% nas vendas de itens de vestuário em 2020, 32% pretendem aumentar esse consumo neste ano.

Para aproveitar todo o potencial da data é necessário fazer um planejamento Black Friday com antecedência e, assim, não deixar seus clientes na mão no dia tão esperado. 

Confira este artigo e saiba como fazer um planejamento estratégico para aproveitar todas as oportunidades que Black Friday 2021 deve oferecer. Continue a leitura deste conteúdo e prepare-se para vender mais!

O que é o planejamento estratégico?  

O planejamento estratégico é uma ferramenta que envolve a organização e o estabelecimento de estratégias para o alcance de objetivos determinados. Abrange desde a definição de metas até a tomada de decisões e colocar em prática ações que visam atingir o que foi proposto. 

Na  Black Friday, ter uma boa estratégia é essencial! Por isso, o planejamento estratégico ajudará a empresa a determinar metas claras e traçar estratégias eficientes, com um passo a passo a ser seguido para alcançá-las com sucesso.

Como elaborar um planejamento para a Black Friday? 

Para planejar uma estratégia de sucesso para a Black Friday, definimos um passo a passo que pode ser bastante útil.

  1. Conheça sua empresa – faça uma análise a fundo de quais são os pontos fracos e fortes da empresa e determine também a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
  2. Conheça seu público – determinando a persona de seu negócio, ficará mais fácil planejar ações estratégicas focadas nela, atingindo de forma mais certeira o seu público-alvo.
  3. Defina objetivos – determine quais são os resultados que você espera alcançar na data e, com base nesse objetivo, trace metas para atingi-lo.
  4. Crie um plano de ação – por fim, agora que a empresa já tem uma melhor visão de seus processos e do seu público, é hora de partir para a ação, estabelecendo cronogramas, designando a equipe responsável e segmentando as ações a serem tomadas.

O marketing de relacionamento pode ser de grande utilidade na etapa de planejamento por permitir que a empresa tenha mais contato e conheça melhor o seu cliente. 

É importante ressaltar que o planejamento para Black Friday implica tempo e paciência e, portanto, deve ser feito com bastante antecedência para que seja efetivo. 

Além disso, fazendo um preparo meses antes, você terá tempo para testar estratégias e fazer as mudanças necessárias para que tudo ocorra da melhor forma possível na data.

Dicas para fazer um bom planejamento de Black Friday

Conheça agora alguns exemplos de estratégias para usar a criatividade para conquistar novos clientes. 

Prepare-se para o aumento de demanda  

Esteja preparado física e/ou virtualmente para o aumento exponencial do número de vendas. Não deixe que seus clientes sofram com lojas ou sites lotados, produtos esgotados e demora na assistência e na entrega. 

Mostre o planejamento da empresa mantendo a qualidade no atendimento ao cliente e a agilidade nas vendas. 

Pode parecer um desafio, mas adaptar-se à alta demanda pode ser feito facilmente com a adoção de APIs como o de SMS e WhatsApp, que possibilitam assistência através de múltiplos atendentes, envio de tracking de pedidos, pesquisa de satisfação e campanhas promocionais. 

Prepare-se para imprevistos 

Pode parecer contraditório falar em imprevistos em um artigo sobre planejamento, mas acredite: mesmo com todo o planejamento do mundo, algo pode sair fora do esperado. 

Portanto, preparar a sua equipe para situações desafiadoras é ideal, deixando sempre alguns colaboradores a postos para solucioná-las e treinando todos para terem calma e saberem manter uma boa comunicação com os clientes. 

Além disso, se o seu negócio é on-line, faça testes e garanta que a plataforma do seu site esteja preparada para receber inúmeros visitantes ao mesmo tempo, evitando que fique fora do ar e prejudique as vendas.

Analise os resultados passados 

Nada melhor do que aprender com a experiência. Portanto, mapeie as estratégias utilizadas em Black Fridays passadas e compare os resultados de cada ano. Assim, a empresa terá uma boa visão do que está funcionando e pode ser usado para embasar ações de marketing futuras. 

Além disso, você também pode analisar as campanhas dos concorrentes para gerar novos insights.

Divulgue o quanto antes  

Uma semana antes da Black Friday, consumidores são bombardeados constantemente com anúncios de ofertas especiais. Não seja apenas mais um anúncio lotando a caixa de e-mail do consumidor. 

Comece sua campanha com antecedência e vá criando um relacionamento. Assim, a sua base de clientes lembrará da sua marca na hora de pesquisar produtos e serviços. 

Aposte nas ferramentas adequadas

Como dissemos, a demanda é alta na Black Friday e, por isso, contar com a tecnologia pode ser um ótimo meio de atender bem todos os clientes, além de melhorar os resultados nas vendas.

Dessa maneira, considere usar não apenas os canais mais adequados para o seu público, como também automatizar o atendimento e disparar mensagens informando-lhes sobre as ofertas de Black Friday. Assim, além de entregar uma melhor experiência, será possível ainda otimizar os processos internos da empresa nessa época do ano.

Por falar em ferramentas adequadas, aproveite para conhecer a plataforma e os canais da Zenvia para ajudar seu planejamento para Black Friday!

Escrito por

Zenvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.