Planejamento Black Friday: como elaborar uma estratégia?

Veja estratégias de planejamento para saltar na frente dos concorrentes nessa Black Friday 2023. Se preparar é a chave para vender mais. Confira!

Quanto antes se elabora um planejamento Black Friday, melhores são as chances de resultados! Por isso, não perca as dicas desse artigo. Vamos lá!

Com a Black Friday, vem também uma alta demanda por produtos em oferta, superlotando lojas e sites, certo? Em 2023, a data promete dar uma aquecida nas vendas.

Para aproveitar todo o potencial da data é necessário fazer um planejamento Black Friday com antecedência e, assim, não deixar seus clientes na mão no dia tão esperado. 

Confira este artigo e saiba como fazer um planejamento estratégico para aproveitar todas as oportunidades que Black Friday 2023 deve oferecer. Continue a leitura deste conteúdo e prepare-se para vender mais!

O que é o planejamento estratégico?  

O planejamento estratégico é uma ferramenta que envolve a organização e o estabelecimento de estratégias para o alcance de objetivos determinados. Abrange desde a definição de metas até a tomada de decisões e colocar em prática ações que visam atingir o que foi proposto. 

Na  Black Friday, ter uma boa estratégia é essencial! Por isso, o planejamento estratégico ajudará a empresa a determinar metas claras e traçar estratégias eficientes, com um passo a passo a ser seguido para alcançá-las com sucesso.

Planejamento Black Friday: como elaborar o seu? 

Para planejar uma estratégia de sucesso para a Black Friday, definimos um passo a passo que pode ser bastante útil.

  1. Conheça sua empresa – faça uma análise a fundo de quais são os pontos fracos e fortes da empresa e determine também a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
  2. Conheça seu público – determinando a persona de seu negócio, ficará mais fácil planejar ações estratégicas focadas nela, atingindo de forma mais certeira o seu público-alvo.
  3. Defina objetivos – determine quais são os resultados que você espera alcançar na data e, com base nesse objetivo, trace metas para atingi-lo.
  4. Crie um plano de ação – por fim, agora que a empresa já tem uma melhor visão de seus processos e do seu público, é hora de partir para a ação, estabelecendo cronogramas, designando a equipe responsável e segmentando as ações a serem tomadas.

O marketing de relacionamento pode ser de grande utilidade na etapa de planejamento por permitir que a empresa tenha mais contato e conheça melhor o seu cliente. 

É importante ressaltar que o planejamento para Black Friday implica tempo e paciência e, portanto, deve ser feito com bastante antecedência para que seja efetivo. 

Além disso, fazendo um preparo meses antes, você terá tempo para testar estratégias e fazer as mudanças necessárias para que tudo ocorra da melhor forma possível na data.

Dicas para fazer um bom planejamento de Black Friday

Conheça agora alguns exemplos de estratégias para incluir no planejamento Black Friday e usar a criatividade para conquistar novos clientes. 

Prepare-se para o aumento de demanda  

Esteja preparado física e/ou virtualmente para o aumento exponencial do número de vendas. Não deixe que seus clientes sofram com lojas ou sites lotados, produtos esgotados e demora na assistência e na entrega. 

Mostre o planejamento da empresa mantendo a qualidade no atendimento ao cliente e a agilidade nas vendas. 

Pode parecer um desafio, mas adaptar-se à alta demanda pode ser feito facilmente com a adoção de APIs como o de SMS e WhatsApp, que possibilitam assistência através de múltiplos atendentes, envio de tracking de pedidos, pesquisa de satisfação e campanhas promocionais. 

Prepare-se para imprevistos 

Pode parecer contraditório falar em imprevistos em um artigo sobre planejamento, mas acredite: mesmo com todo o planejamento do mundo, algo pode sair fora do esperado. 

Portanto, preparar a sua equipe para situações desafiadoras é ideal, deixando sempre alguns colaboradores a postos para solucioná-las e treinando todos para terem calma e saberem manter uma boa comunicação com os clientes. 

Além disso, se o seu negócio é on-line, faça testes e garanta que a plataforma do seu site esteja preparada para receber inúmeros visitantes ao mesmo tempo, evitando que fique fora do ar e prejudique as vendas.

Analise os resultados passados 

Nada melhor do que aprender com a experiência. Portanto, mapeie as estratégias utilizadas em Black Fridays passadas e compare os resultados de cada ano. Assim, a empresa terá uma boa visão do que está funcionando e pode ser usado para embasar ações de marketing futuras. 

Além disso, você também pode analisar as campanhas dos concorrentes para gerar novos insights.

Divulgue o quanto antes  

Uma semana antes da Black Friday, consumidores são bombardeados constantemente com anúncios de ofertas especiais. Não seja apenas mais um anúncio lotando a caixa de e-mail do consumidor. 

Comece sua campanha com antecedência e vá criando um relacionamento. Assim, a sua base de clientes lembrará da sua marca na hora de pesquisar produtos e serviços. 

Aposte nas ferramentas adequadas

Como dissemos, a demanda é alta na Black Friday 2023 e, por isso, contar com a tecnologia pode ser um ótimo meio de atender bem todos os clientes, além de melhorar os resultados nas vendas.

Dessa maneira, considere usar não apenas os canais mais adequados para o seu público, como também automatizar o atendimento e disparar mensagens informando-lhes sobre as ofertas de Black Friday. Assim, além de entregar uma melhor experiência, será possível ainda otimizar os processos internos da empresa nessa época do ano.

Otimize suas campanhas com a plataforma Zenvia Attraction!

O Zenvia Attraction é uma plataforma que contém vários canais interconectados. Nela, é possível criar e gerenciar suas campanhas de marketing, seus contatos e automatizar o envio de mensagens em diversos canais, de forma fácil e rápida. Com ele, por exemplo, você pode elaborar uma campanha com envio de mensagens de Black Friday por SMS, WhatsApp e e-mail e impactar o seu público em diferentes frentes.

A plataforma possibilita a criação de diversas campanhas, tanto por datas comemorativas como para casos específicos de engajamento com clientes. Suas principais funcionalidades são:

  • Régua de comunicação automatizada: Ative suas réguas de comunicação em poucos minutos;
  • Segmentação de contatos: Crie listas personalizadas de acordo com os campos importados (campanhas por estado, cidade, região, sexto e etc..);
  • Templates pré-prontos: Crie templates de mensagens e reutilize em diferentes campanhas;
  • Dashboard e relatórios: Acompanhe facilmente os resultados de suas campanhas;
  • Integração via API com CRM e outros softwares: Integre seu CRM com o Zenvia Attraction para criar comunicações em tempo real.

Solicite uma demonstração do Zenvia Attraction e veja como é fácil criar suas próprias campanhas!

Leia Também:

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.