Pirataria de SMS

 Especial Teletime

A revista Teletime do mês de abril publicou um especial sobre SMS Pirata, a matéria ficou tão explicativa sobre como acontece essa prática no mercado que queremos compartilhar com você.  Para você que ainda não conhece o tema, SMS Pirata é o nome chamado para toda a questão da exploração indevida de rotas internacionais e de chipeiras para envio de SMS a preços abaixo do mercado, um serviço sem garantia de qualidade e que serve como uma porta aberta para spams e fraudes.

A matéria aborda que faltam números confiáveis para dimensionar com precisão o problema, mas as variadas projeções indicam que o volume de SMS corporativo trafegado no Brasil por canais não certificados seria quase tão grande quanto aquele enviado por meios homologados (ou seja, por empresas autorizadas pelas operadoras para realizar o envio – como a nossa empresa), algo na ordem de 150 milhões de mensagens mês.

Já exemplificamos os diferentes tipos de SMS Pirata por aqui, mas vale sempre relembrar. A matéria, que está na íntegra abaixo, explica muito bem quais são as rotas de envio de SMS Pirata, como o envio é feito e quais as consequências para empresas e o usuário final. Uma das principais consequências para quem contrata um serviço de SMS Pirata é a não garantia de entrega das mensagens. De acordo com a matéria, há quem estime que apenas 30% a 40% delas efetivamente alcancem o seu destino. Algumas fontes afirmam ter testado prestadores piratas e constatado que eles mentem em seus relatórios, dizendo que certas mensagens foram entregues e na verdade não o foram.

O prejuízo também acontece para todas as operadoras nacionais, que além de não gerarem receita com o SMS Pirata, ainda sofrem diversos efeitos colaterais, que vão desde o congestionamento de suas redes e o aumento das reclamações em seus call centers.

Essa é uma de muitas das matérias que estão sendo publicadas sobre o tema em diferentes mídias nacionais. Todos nós, empresas homologadas do setor e MEF, estamos nos preocupando em manter vocês atualizados sobre esse assunto.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia