blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
pesquisa-de-satisfacao-de-clientes-4-dicas-praticas-para-a-sua-empresa.jpg

Pesquisa de satisfação de clientes: 4 dicas práticas para a sua empresa

Conhecer o seu público-alvo e adequar seus produtos ou serviços para atender melhor às expectativas, demandas, anseios e necessidades dos clientes, é fundamental para ter sucesso nos mais variados segmentos do mercado.

Por isso, é indispensável fazer uma boa pesquisa de satisfação de clientes. Mas, nem sempre é fácil escolher as perguntas adequadas ou montar um questionário eficiente para obter as respostas que você precisa.

Confira este conteúdo e veja algumas dicas práticas para a sua empresa realizar uma boa pesquisa de satisfação. Confira:

1. Faça as perguntas adequadas

O primeiro passo para fazer uma boa pesquisa de satisfação de clientes é, logicamente, fazer as perguntas certas no questionário.

Afinal, pouco adianta colher dados que não serão úteis para a administração e evolução do negócio. Além disso, você ainda corre o risco de fazer uma análise muito desconexa, desencorajando as pessoas a responder tudo até o final.

Assim, foque em informações que vão contribuir para solucionar os problemas do seu negócio e melhorar a experiência dos consumidores com a marca. Indague sobre os produtos ou serviços preferidos, sobre a origem do contato, os pontos fortes e fracos e sempre deixe sempre um espaço aberto para sugestões e críticas espontâneas.

2. Controle o número de perguntas

Além de seguir uma ordem lógica em sua pesquisa de satisfação, também é indispensável controlar o número de perguntas. Muitas pessoas sequer começam a responder um questionário se percebem que ele está demasiadamente extenso ou que pode tomar muito tempo do seu dia.

Apostar na objetividade aqui, portanto, é fundamental. As perguntas e respostas devem focar exatamente naquilo que a sua empresa busca. Para alcançar esse objetivo, questões simplificadas costumam ser mais eficientes, pois tendem a fornecer retornos mais interessantes e recomendações elucidativas.

Avaliando bem o perfil do seu negócio, você também pode dividir sua base de clientes para ter amostras de repostas para as perguntas. Assim, você terá todas as respostas que precisa, mas sem criar um extenso questionário.

Outra estratégia interessante é avaliar momentos diferentes para abordar o mesmo cliente. Dessa forma, você consegue colher mais informações ao longo do relacionamento dele com a sua empresa.

3. Utilize a tecnologia ao seu favor

Outra forma de conseguir uma boa pesquisa é utilizar a tecnologia a seu favor. É fundamental, para as empresas, compreender que o mundo mudou e as pessoas esperam maneiras mais dinâmicas e efetivas de se relacionarem com as empresas e suas marcas favoritas.

Uma vez que todos usam smartphones diariamente, ele pode ser uma peça fundamental para colher as informações desejadas do seu público. O SMS, por exemplo, é uma alternativa completa, com excelente custo-benefício e que permite respostas e interações em tempo real.

4. Bonifique quem responder a pesquisa

Por fim, bonificar quem responder a pesquisa pode ser uma estratégia interessante — especialmente para quem está ansioso por um número elevado de participantes no questionário.

Em todos os segmentos do mercado, saber agradar é uma das chaves para o sucesso — inclusive quando você precisa obter informações dos consumidores.

Existem diversas maneiras de fazer isso, como proporcionar um cupom de desconto, abatimentos em produtos específicos ou brindes para as pessoas que gastaram parte de seu tempo auxiliando a empresa a crescer.

Lembre-se: o sentimento de valorização também aproxima as pessoas da marca.  

E agora? Pronto para fazer uma pesquisa de satisfação de clientes?

Leia também o artigo Avaliação de atendimento ao cliente: saiba como fazer.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action