Entenda Para Que Serve Whatsapp Business

Você conhece o WhatsApp Business e o potencial de sua API? Clique aqui e saiba quais vantagens você pode ter usando a API do WhatsApp!

Você conhece o potencial do WhatsApp Business API oficial? Neste artigo, mostramos quais vantagens é possível obter usando a API do WhatsApp.

API oficial de Whatsapp

WhatsApp Business API oficial: o que é

A API oficial do WhatsApp Business é uma das ferramentas mais úteis na integração de suas comunicações. A interface de programação de aplicativos (API, na sigla em inglês) permitirá que você integre o WhatsApp com outras ferramentas ou execute processos para automatizar suas comunicações.

Em suma, a API do WhatsApp Business é uma série de regras que os desenvolvedores usam para realizar a integração com outros aplicativos. Portanto, se você conectar um aplicativo que não está integrado à API oficial, isso poderia lhe custar o bloqueio de sua conta do WhatsApp.

Você pode encontrar informações detalhadas sobre a documentação da API do WhatsApp Business na página do Facebook para desenvolvedores.

Agora que você sabe o que é a API, você provavelmente quer saber em quais outras ferramentas ela pode ser integrada e por que seria útil a você integrá-la ao WhatsApp.

Para que serve o WhatsApp Business API oficial? 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, o uso de mensagens para contatar empresas tem crescido exponencialmente, especialmente em mercados emergentes.

Na pesquisa, 76% dos entrevistados no Brasil relataram que a comunicação via mensagens ajuda a se sentir mais confiança em uma marca. Além disso, uma em cada duas pessoas entrevistadas considera que enviar mensagens seja uma maneira moderna de se comunicar com as empresas.

Esse processo, que já foi estabelecido há alguns anos, se acelerou rapidamente durante 2020. Isso fez com que o uso do WhatsApp por parte das empresas se tornasse um canal necessário para estar em contato com os consumidores e realizar vendas. A API do WhatsApp permitirá ampliar os recursos do WhatsApp, mas também adicionar novos que só estão disponíveis para a versão oficial:

Integração com outras ferramentas 

À medida que o volume de clientes aumenta em qualquer empresa, o uso de softwares se faz necessário para ajudar a organizar as informações recebidas. Seja para gerenciar leads, atender novos clientes ou dar vasão às solicitações de clientes habituais. Mas eles também são implementados para organizar todos os canais de comunicação que uma empresa pode ter: Messenger, Instagram, o site e, como você já adivinhou, o WhatsApp.

Com a implantação da API oficial, você poderá contar com a permissão necessária para que as informações recebidas através do WhatsApp sejam gerenciadas pelo seu CRM ou que seus funcionários de relacionamento com o cliente possam responder a várias consultas usando a mesma conta. 

Distribuição de informações 

A possibilidade de mensagens de saída é uma das grandes vantagens oferecidas pela API oficial. Graças a essa funcionalidade, você poderá criar grupos de transmissão para que seus clientes estejam por dentro das últimas novidades de sua empresa.

Você poderá gerar uma newsletter, relatar mudanças, novos produtos ou serviços, enviar catálogos, alertar sob plantões, enviar pesquisas, entre outras coisas.

Ela permite que você se posicione em um lugar mais ativo nas comunicações e não depender simplesmente da chegada de uma consulta para enviar informações. Ao estar mais presente na vida dos clientes, você vai melhorar o engajamento, bem como o reconhecimento da marca. 

Automação de mensagens 

Uma das questões de maior interesse no momento de implementar melhorias na área de comunicação com o cliente é poder responder a todas as consultas.

Dado que os seres humanos têm um limite de contato ou que a própria equipe tem, naturalmente, um limite de pessoas, trabalhando em um horário específico, é impossível responder a todas as perguntas no mesmo instante em que surgem. 

No entanto, graças à automação, você pode configurar mensagens de boas-vindas e de escalonamento. Ou, se você quiser ir ainda mais longe, até mesmo implementar um chatbot que esteja disponível para responder o tempo todo (o desenvolvimento do chatbot é por conta de cada empresa). 

Com esses recursos, você poderá digitalizar sua empresa e se colocar onde os usuários se encontram. Começar a aproveitar os benefícios dessa interface é tão simples quanto contratar um provedor de soluções. 

Obter a API do WhatsApp Business

Para entender de perto o que é e para que serve WhatsApp Business API oficial, você precisa contratar um provedor aprovado pela plataforma de mensagens. O Zenvia Conversion, graças à sua fusão com a ZENVIA, está dentro da lista de provedores oficiais.

 Como ativar a API do WhatsApp

Zenvia Conversion é responsável por gerenciar os processos necessários para ativar a conta do Facebook Business e verificar a conta do WhatsApp. Então você só precisa se preocupar em começar a usar a nova plataforma onde seus canais de comunicação e processos de trabalho serão unificados.

Quais são outros benefícios podem ser obtidos com a contratação do serviço de Zenvia Conversion?

Zenvia APIs 

Nossos bots exclusivos permitirão que você agende mensagens automatizadas, transfira a conversa para um assessor de comunicação ativo, arquive as conversas. Eles não exigem conhecimento de programação para serem criados, você só tem que pensar quais respostas quer oferecer aos clientes e poderá começar a usá-los.

Além disso, ao implementar a API, as mensagens recebidas dos clientes custarão menos do que o habitual.

Mensagens de saída

Para usar a função de mensagens de saída, as empresas devem criar modelos que devem ser aprovados pelo WhatsApp. Zenvia Conversion cuida de automatizar o processo e também oferece modelos prontos para editar ou enviar.

Botões personalizáveis

Adicione botões personalizados em seus sites para que seus clientes possam entrar em contato com apenas um clique. Essa funcionalidade deixa para trás o uso de formulários de contato, tornando a tarefa mais direta e ágil.

Caixa de entrada compartilhada e exclusiva

Com Zenvia Conversion você pode usar uma caixa de entrada exclusiva para consultores que possam ter clientes já em portfólio. Além de uma caixa de entrada colaborativa, útil para equipes que precisem fazer consultas uns com os outros ou consultar dados para resolver solicitações.

Quer saber mais sobre o processo de implantação da API e do WhatsApp Business? Entre em contato conosco e leve sua empresa a outro patamar.

 

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez