O SMS para atrair clientes nas compras de final do ano

O fim do ano está chegando e todos aqueles que querem ser bem-sucedidos no principal calendário de vendas do comércio, que é o período do Natal, devem estar preparados desde já! Planejamento e organização são as palavras de ordem para que possamos espantar a crise de vez. E, neste contexto, uma ótima alternativa é investir no uso do SMS para atrair clientes às compras!

Confira no nosso artigo o que torna essa ferramenta indispensável e como poderá utilizá-la na sua estratégia de vendas. Continue a leitura e descubra.

Vantagens de campanhas de marketing com o uso do SMS

Tem enorme potencial de retorno, visto que hoje a maioria das pessoas possui algum tipo de celular, sendo que a mensagem por SMS consegue ser recebida até mesmo pelos modelos mais simples. Para termos uma ideia, o número de aparelhos habilitados ultrapassa a quantidade de habitantes do país, conforme dados do IBGE.

Boa parte dos aparelhos sinalizam as mensagens e despertam a curiosidade do usuário, ou seja, é quase certa a leitura da propaganda pelo cliente. A taxa de abertura do SMS é de 98%.

Se você não utilizar o SMS para atrair clientes, certamente o seu concorrente o fará e assim vai largar na frente na corrida por vendas melhores nesse período.

Mas, então, como utilizar corretamente essa ferramenta tão poderosa? Como usar o SMS para atrair clientes e bons lucros com as vendas de fim de ano?

Envio de promoções

Já está provado que algumas palavras têm o poder de atrair a atenção dos clientes, tais como: desconto, ofertas e promoções. E, no mundo do SMS, essa lógica, tão tradicional e consolidada no mercado, não poderia ficar de fora! Planeje como será a sua estratégia de promoções para o fim do ano e envie as mensagens com certa antecedência.

Veja alguns exemplos:

[Loja] Já imaginou ter até 20% de desconto nas suas compras de Natal? Então, não perca tempo. Nossa promoção começa hoje! Esperamos você.

[E-commerce] Queremos que o seu Natal seja fantástico, por isso preparamos um cupom exclusivo p/ você presentear quem ama. Acesse nosso site e use já NATAL16.

Disparo de campanhas personalizadas

De fato, não é uma tarefa fácil planejar como será uma campanha de sucesso de fim de ano, pois sabemos que isso envolve inúmeros fatores! É algo que exige da equipe muita disciplina e esforço para conseguir identificar os comportamentos para criar uma segmentação com mais performance e engajamento.

Procure planejar as campanhas de fim de ano tendo sempre em mente:

– As mensagens são curtas, por isso avalie o conteúdo para que ele seja atraente.

– Devem ser claras, para que o cliente entenda de imediato a promoção.

– Podem e devem ter sua redação voltada para o público da campanha, sendo assim mais direcionada. Exemplo: se a campanha é sobre artigos esportivos com enfoque em futebol, seria bem interessante uma mensagem contendo algum bordão do meio futebolístico.

Lembrete de descontos

É interessante pensar que o seu consumidor em potencial também está sendo impactado pelas campanhas dos seus concorrentes.

Portanto, para não deixar esse cliente simplesmente escapar das suas mãos, existe um recurso chamado “lembrete de descontos”. Você pode programar datas específicas para não deixar o seu futuro comprador se esquecer das promoções que lançou.

Você pode, por exemplo, ter feito disparos de campanhas por e-mail ou nas redes sociais. Aproveite a taxa de abertura de 98% do SMS para enviar um lembrete no dia seguinte.

Divulgação de eventos por SMS

Uma maneira muito interessante de não apenas atrair clientes, mas também fidelizá-los, é pela divulgação com antecedência dos eventos planejados por sua equipe de trabalho. Pois, se o cliente encontra motivação e tempo para ir ao seu evento, é porque tem interesse real naquilo que você vende ou faz e, dessa forma, se ele for devidamente motivado nesse dia, também lerá todas as outras mensagens que enviar no futuro, ou seja, terá uma das clientelas mais desejadas pelos comerciantes de uma maneira geral.

[Loja] Carina, vc é nossa convidada p/ o lançamento da coleção Verão/17. Venha conhecer as novidades, apresente esta msg e ganhe 10% na compra de qq item.

Como ter sucesso no envio de SMS?

O marketing feito a partir das mensagens por SMS é uma ferramenta muito poderosa devido à quantidade de pessoas que podem ter acesso a ela. A título de informação, somente em 2014 foram vendidos mais de 104 smartphones por minuto no país!

No entanto, uma medida importante a ser tomada antes de enviar as mensagens por SMS é checar junto ao cadastro da empresa os clientes que optaram por não receber esse tipo de propaganda em seus aparelhos, pois há o risco de incorrer em spam, o que pode ser desvantajoso para a imagem do seu negócio.

Além disso, as mensagens devem ter no máximo 160 caracteres, e neste “espaço” o redator precisa conseguir passar a informação de forma clara, objetiva e atraente!

Case de sucesso em campanhas de SMS Marketing

Para melhor compreensão de como a utilização das mensagens de texto pode afetar de maneira positiva o relacionamento com seus clientes e garantir boas vendas, separamos o case da Centauro, que conseguiu um retorno de 500% em apenas uma ação. Confira:

A Centauro é a maior varejista multicanal de artigos esportivos da América Latina. Seu desafio era conseguir aumentar as vendas em feriados, pois havia uma queda significativa, visto que as pessoas costumam aproveitar esses momentos para viajar. Na véspera do feriado do dia trabalhador, enviou para diversos clientes SMS com um código promocional que concedia 20% de desconto em todo o site. O retorno foi surpreendente, gerando mais de 40 mil acessos apenas através do link da mensagem e um ROI incrível de R$ 5,00 para cada R$ 1,00 investido.
A equipe que conseguir reunir todos os requisitos apresentados terá grandes chances de alcançar bons resultados na sua estratégia de uso do SMS para atrair clientes, maximizando os lucros nas vendas de fim de ano.

Aproveite para continuar aprendendo sobre como incluir mensagens de texto na estratégia da sua empresa. 

Escrito por

Zenvia