O que fazer para diminuir a falta em consultas médicas

Aprenda como lembretes de consultas podem reduzir a falta de comparecimento dos pacientes em clínicas médicas

Lembretes de consultas: Envie mensagens lembrando seus pacientes sobre a data e horário de suas consultas, para evitar faltas e atrasos

Quantas vezes você esqueceu de um compromisso que estava agendado? É raro mas acontece sempre! 😀

Com a correria do dia a dia e diversos outros compromissos na semana, alguns acabam passando despercebidos, muitas vezes esquecemos da consulta médica que agendamos. 

Isso é normal, mas pode ser evitado! Basta a clínica enviar uma mensagem ao paciente um dia antes para confirmar a sua presença. Você, como paciente, já deve ter recebido lembretes como esse em seu celular, não é mesmo?

Para evitar faltas e atrasos nas consultas, é muito importante o envio dessas mensagens lembrando os pacientes da data e horário marcado.

Essa prática é ideal para evitar esquecimentos e possíveis remarcações, seja por esquecimento ou por eventualidades.

3 Dicas úteis para o envio de lembretes:

1. Envie no mínimo 24 horas antes da consulta

 2. Informe a data e se possível o horário da consulta 

3. Disponibilize o contato da clínica para eventuais dúvidas

Para isso, a clínica precisa ter uma lista com o cadastro de todos os pacientes, com informações como nome, e-mail e telefone. Assim fica mais fácil agendar as mensagens de lembretes no momento certo.

A lista pode ser atualizada cada vez que o paciente visitar a clínica, assim é possível garantir que os dados estão sempre corretos.

5 dicas de como pedir confirmação de consultas

  1. Personalize a mensagem com o nome do paciente
  2. Confirme se o paciente recebeu o lembrete anterior
  3. Inclua informações importantes sobre a consulta, como documentos ou preparação necessária
  4. Ofereça a opção de cancelamento ou reagendamento
  5. Lembre-se de respeitar a privacidade do paciente e não divulgar suas informações para terceiros (lei LGPD).

O envio de comunicação em massa é uma ótima prática que pode trazer diversos benefícios para a clínica, como redução de faltas, agilidade no atendimento e maior satisfação dos pacientes.

Com o uso do canal certo no momento certo, a sua clínica pode disparar mensagens em massa para a lista de pacientes e diminuir a taxa de não comparecimento nas consultas.

Como confirmar consulta pelo WhatsApp ou SMS

Entenda qual canal o seu paciente costuma utilizar, qual ele prefere receber mensagens, você pode fazer essa pergunta na própria ficha de cadastro ao perguntar qual canal ele prefere receber lembretes e informações, WhatsApp ou SMS.

Os canais mais utilizados para este tipo de lembrete é SMS ou WhatsApp, por ser aplicativos baixados no celular, fica mais fácil o paciente receber e ler a mensagem.

Com a solução Zenvia Attraction, sua clínica pode agendar o disparo de mensagens nesses canais, segmentando por listas. 

Veja como: 

  • Importe a lista com o nome e telefone dos pacientes
  • Selecione o canal 
  • Escreva o template de mensagem
  • Agende o dia e horário do disparo. Prontinho!

Exemplo: Lista com os pacientes do dia 10/01

Mensagem no SMS:

Mensagem no WhatsApp

Já no WhatsApp não tem limite de caracteres e você pode, além de colocar links, colocar um botão para facilitar a confirmação da presença.

Como abordar os pacientes que faltam as consultas?

Mesmo que você tenha enviado o lembrete, o paciente pode acabar não comparecendo a consulta marcada, nesses casos, você pode enviar uma mensagem para que isso não aconteça novamente na próxima consulta.

Alguns exemplos de mensagem que você pode enviar:

  • Olá [nome do paciente], notamos que você não compareceu à consulta marcada conosco. Gostaríamos de lembrá-lo da importância de comparecer nas consultas, para que possamos cuidar da sua saúde da melhor maneira possível. Por favor, confirme o recebimento deste mensagem.
  • [Nome do paciente], sentimos sua falta na consulta marcada conosco. Lembre-se de que é importante comparecer, a fim de acompanhar a evolução do tratamento e garantir sua saúde. Caso tenha algum imprevisto, por favor, nos informe com antecedência para podermos reagendar sua consulta.

Outras dicas:

  • Estabeleça uma política clara de cancelamentos
  • Se possível, trabalhe com pagamentos antecipados
  • Utilize tecnologias para uma boa gestão de agenda
  • Se o paciente faltar mais de uma vez, ofereça ajuda para reagendar ou até mesmo para entender os motivos das faltas frequentes. Isso pode ajudá-lo a entender as possíveis barreiras que impedem o comparecimento às consultas.
  • Por fim, lembre-se de sempre ser educado e solícito ao abordar os pacientes

Agende o disparo de lembretes no Zenvia Attraction 

Invista no disparo de lembretes automáticos, utilize o Zenvia Attraction, para disparar mensagens em massa e diminuir a taxa de no-show nas consultas. 

O uso de tecnologia de automação de mensagens pode facilitar o processo, garantindo que os lembretes sejam enviados no horário programado.

Além disso, também é possível otimizar o tempo das recepcionistas e liberá-las para outras tarefas importantes. A implementação de lembretes de consulta é uma solução simples e eficaz para reduzir a taxa de faltas e garantir uma boa experiência nas clínicas médicas.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.