O que é uma integradora de SMS e por que usar

O SMS corporativo é cada vez mais explorado pelas empresas, tanto para atingir os clientes quanto para realizar a comunicação interna. Porém, o envio em massa de mensagens de texto por conta própria pode trazer algumas dificuldades. Caso um grupo de mensagens não seja enviado, por exemplo, há a necessidade de retrabalhos e há a perda de eficiência. Se for alguma informação que tenha a necessidade da ação do destinatário, como confirmações e pagamentos, pode gerar ainda mais problemas entre a empresa e o cliente.

Para evitar esses problemas, é necessário trabalhar como uma empresa que seja uma integradora oficial para envios de SMS. Elas funcionam de maneira altamente estratégica e traz benefícios para empresa, operadora e cliente. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo e veja a seguir a importância de usar uma empresa integradora na comunicação do seu negócio com os seus clientes!

O que é uma integradora de SMS?

Uma integradora de SMS é um negócio voltado para empreendimentos que desejam enviar mensagens de texto em massa para seus contatos. Trata-se da melhor escolha para garantir o máximo de retorno em relação às comunicações entre empresas e clientes.

Essa empresa é ligada diretamente às operadoras e é responsável por realizar a intermediação entre o remetente do SMS e a operadora.

Como ela funciona?

Fazendo o meio de campo entre empresa, operadora e cliente, a integradora de SMS garante que a mensagem chegue em segurança e em apenas alguns segundos até a operadora do contato, que da mesma forma encaminhará imediatamente ao destinatário.

Tudo isso é feito de maneira inteligente e automática, tratando as informações das empresas para as operadoras e vice-versa.

Funciona assim: dentro de uma plataforma amigável, ou seja, de simples manuseio, a empresa escreve a mensagem desejada e seleciona os contatos que irão recebê-la. A empresa integradora recebe esse envio em massa e avalia rapidamente links ou expressões que são proibidas pela Anatel, como por exemplo palavras vulgares. Isso é extremamente importante para que o seu cliente tenha a certeza do seu cuidado com a sua comunicação e marca, sabendo que se você enviar um link na mensagem, ele poderá clicar sem a dúvida de ser um vírus. Assim, essa mensagem é direcionada para a operadora do seu cliente, que finaliza o envio da mensagem. Na sequência, a operadora devolve o status de entrega para a integradora, que repassa como um relatório de fácil compreensão para a empresa que enviou os SMS.

Isso quer dizer que, a ferramenta não apenas realiza a entrega adequada das mensagens, como ainda é capaz de entregar relatórios, como os que indicam se houve ou não falhas de entrega e os motivos das ocorrências.

Quais as vantagens de contar com uma integradora de SMS?

Contratar os serviços de uma integradora é capaz de aumentar os resultados da sua campanha de SMS, seja de marketing ou mensagens corporativas. Em primeiro lugar, ela traz simplicidade para todo o processo, pois não é necessário recorrer a diversas ferramentas.

Por meio de uma só plataforma você tem relatórios importantes sobre a taxa de sucesso de envio, de modo a conseguir basear suas análises de maneira mais eficaz.

O uso dessa ferramenta também aumenta as chances da entrega da mensagem em poucos segundos, sendo a taxa de entrega de uma empresa oficial é de 98%. Isso tem a ver com as vantagens trazidas da relação direta com as operadoras, que conseguem realizar uma comunicação com mais qualidade ao tratar os dados de envio.

Quem sai ganhando é o seu negócio, que consegue comunicar de forma barata e eficiente, com a certeza da satisfação dos seus clientes ao receber suas mensagens. Além disso, para fazer cálculos de investimento e retorno, você precisará dos relatórios que essas empresas são capazes de entregar.

Trabalhar com integradoras é também uma forma fácil de gerenciar uma grande quantidade de envios. Como o envio em massa pode, facilmente, se tornar de gestão complexa, essa plataforma garante que a empresa não precise se preocupar com pormenores.

Tudo isso traz eficiência para a campanha de envio e ainda melhora a comunicação com o consumidor, que não precisa esperar horas por uma mensagem solicitada ou que recebe uma oferta via SMS no momento mais adequado para sua conversão.

No caso de comunicação interna, há mais dinamismo na transmissão de informações e mais engajamento por parte dos funcionários.

Uma integradora de SMS funciona como uma intermediadora entre empresas que enviam as mensagens e operadoras. Além de melhorar a qualidade da sua comunicação — e, portanto, da comunicação —, também torna toda a gestão mais simplificada e muito mais eficiente.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia