O que é um cliente em potencial e como gerenciá-lo?

Existem muitas dúvidas sobre o que é um cliente em potencial. Neste post nós explicamos tudo e ainda damos dicas para convertê-lo!

Imagine que você está no seu salão de vendas onde estão expostos todos os produtos que você comercializa.

Uma grande quantidade de pessoas observa, decide e analisa o produto que gostariam de adquirir.

Neste pequeno lapso de tempo surgem dúvidas, questionamentos e é por isso que você se aproxima de algumas pessoas, para orientá-las em sua escolha. Mas também existe uma grande caixa de correio onde deixam suas inquietudes para que você possa responder posteriormente a cada interrogador.

Você deixaria de responder alguma das perguntas deixadas pelos interessados? Definitivamente não.

Se você ainda não sabe o que é um cliente em potencial, com certeza você já está se dando conta de que se trata daqueles a quem você já respondeu consultas e que deixaram seus dados contigo.

Seria impensável que tendo a possibilidade de entrar em contato com todos esses clientes em potencial, você não o tenha feito.

Então o que acontece com um cliente que vem de algum canal online?

Sabemos que, hoje em dia, um salão de exposição real se converte em uma galeria virtual onde os produtos e suas características estão ao alcance da mão, com variáveis e comparativas para que se possa escolher com segurança.

As visitas de possíveis consumidores se multiplicam mil vezes e, portanto, suas probabilidades de converter contatos em vendas aumentam.

Estes são os leads!

Aqueles dados que você vai obtendo com as visitas recebidas no seu site e nas redes sociais são leads.

Porém, se não sabemos gerencia-los corretamente, eles permanecem sendo apenas isso: um grupo de dados que não se tornam relevantes para seu crescimento comercial. ]

É isso que você quer? Então siga essas recomendações para converter esse potencial em uma realidade:

Agradeça

Um agradecimento não custa nada: mostra que você aprecia o interesse do cliente e serve como forma de confirmação também. É possível que o cliente tenha completado um formulário com todos os seus dados em uma landing page. Mas, e depois disso?

Se você não tem uma página de agradecimento, aonde vai parar esse cliente em potencial? O que isso diz sobre como você trata seus clientes? Um simples “obrigado” demonstra ao lead que você o valoriza.

Responda o mais rápido possível

O que acontece se você responde rápido demais? Não existe “demais”. De fato, já se sabe que quanto mais rápido se responde, maiores são suas chances de concretizar uma venda. Não deixe que o lead esfrie.

Leia Também:

Escrito por

Nahuel Gomez